Perigos da rinoplastia: entenda a necessidade de um bom profissional
Menu & Busca
Perigos da rinoplastia: por que é tão importante escolher um bom profissional?

Perigos da rinoplastia: por que é tão importante escolher um bom profissional?

Home > Lifestyle > Saúde > Perigos da rinoplastia: por que é tão importante escolher um bom profissional?

Como qualquer outra cirurgia, a rinoplastia é perigosa. Por isso, é importante estar atento aos perigos da rinoplastia.

A rinoplastia vai remodelar tanto a estrutura óssea, quanto a estrutura cartilaginosa, o que, consequentemente, torna ela uma cirurgia invasiva que mexe com muitos aspectos do rosto. Por esse motivo, rinoplastia é perigoso e é preciso tomar cuidados muito importantes, cuidados esses que não podem ser negligenciados.

O Dr. Renato Bittar, pensando na maior segurança e conforto de seus pacientes, trouxe alertas sobre os perigos da rinoplastia e dicas para ter um procedimento bem-sucedido. Com essas dicas em mente, você aprenderá ainda a importância de escolher o melhor profissional para fazer sua rinoplastia. Confira!

perigos da rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia e, como tal, apresenta riscos. | Foto: Freepik/peoplecreations

Existem riscos na rinoplastia?

A rinoplastia consiste em uma remodelação do nariz que é feita principalmente por motivações estéticas. Essa cirurgia estética é muito comum nos dias de hoje, mas isso não quer dizer que ela não seja perigosa. 

A rinoplastia é uma cirurgia, por isso, como qualquer outra, tem inúmeros riscos. Esses riscos podem variar entre os mais comuns e os mais raros, os mais graves e os mais amenos, mas, o fato é que eles existem.

Algumas reações são normais e podem aparecer por um breve momento pós-cirúrgico, entretanto, é preciso estar atento: se o paciente notar algum sintoma que não foi previsto pelo médico e perceber que ele não está desaparecendo durante o tempo de recuperação, é possível que esse paciente esteja diante de um caso grave de complicação pós-cirúrgica.

rinoplastia perigos
Esteja atento aos riscos da rinoplastia. | Foto: Freepik/wayhomestudio

Quais os riscos da rinoplastia?

Existem diversos riscos na rinoplastia. Mas, alguns deles são mais perigosos, então é necessário estar atento aos sinais que o corpo demonstra no pós-operatório, a fim de que as coisas não se agravem com o tempo. 

O aparecimento de hematomas no rosto é um risco bem comum. Ele ocorre porque a cirurgia gera um trauma no resto da face (perto dos olhos, principalmente) e o acúmulo de sangue forma o hematoma. 

A forma como a cirurgia é realizada ajuda muito na amenização dos hematomas. Além disso, com o avanço da tecnologia, a previsão é que o aparecimento de hematomas seja bem menor. Mas, se eles aparecerem, podem ser tratados com gelo.

O inchaço também é um risco que pode acontecer com maior frequência. O motivo disso também é o fato de a cirurgia ser um processo invasivo que gera trauma na face. Esse inchaço é tecnicamente chamado de edema e pode ser amenizado com drenagem linfática, mas o melhor remédio é o tempo.

Esse inchaço pode ainda, em maior ou menor grau, causar uma sensação de nariz entupido e obstrução nasal no paciente durante o pós-operatório. Isso é normal até certo ponto, mas o indicado é prestar atenção no grau, pois, se for muito forte, pode indicar algum outro problema.

Há também o risco da cirurgia não agradar esteticamente o paciente, nesse caso, refazer a cirurgia pode não ser uma boa opção, já que pode trazer riscos mais graves e será uma cirurgia mais complicada.

Outro risco menos comum e que pode ser mais ou menos grave é o sangramento. O sangramento pode ser normal por alguns dias após a cirurgia, entretanto, é preciso ficar atento à quantidade e ao tempo desse sangramento. Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de cauterização para resolver o problema.

A infecção hospitalar, como em qualquer outra cirurgia, também pode ser um risco. Além da trombose venosa e da embolia pulmonar. Ambos os casos são perigosos e podem exigir tratamentos mais profundos, antibióticos mais fortes e, em casos ainda mais graves, o paciente pode ser internado e ter que realizar outras cirurgias.

Como minimizar os riscos?

O que achou de aprender sobre os riscos da rinoplastia? Eles te preocupam? Pois saiba que rinoplastia é perigoso, mas existem algumas coisas que é possível fazer para minimizar os riscos.

A melhor e mais eficaz forma de minimizar e evitar os riscos da rinoplastia é escolhendo um bom profissional. Essa escolha deve ser feita com muito cuidado e muita orientação, e alguns passos podem ser seguidos na hora dessa decisão.

Um deles é a verificação das certificações do profissional. Para fazer a rinoplastia, o médico deve ser ou um otorrino ou um cirurgião plástico, e em ambos os casos ele precisa ter especializações que o torne apto para fazer a cirurgia de rinoplastia. Por isso, esteja atento ao currículo do profissional escolhido para realizar sua cirurgia. 

Outra ação para minimizar os riscos é seguir com afinco todas as recomendações do pós-operatório. As recomendações médicas vão te ajudar no que fazer após a cirurgia, e, se negligenciadas, os riscos podem ser maiores e mais graves.

É preciso também estar atento ao pré-operatório. Os exames e as consultas são muito importantes para diagnosticar algum problema pré-existente e evitar que os riscos da cirurgia sejam maiores e mais graves, pois se o paciente tiver algum problema, é preciso solucionar antes da rinoplastia.

Escolha um bom profissional

A escolha de um bom profissional é imprescindível, pois ele será o responsável por todo o processo da sua rinoplastia, tanto o pré, quanto durante e o pós. Por isso, esteja atento às certificações do profissional escolhido para a sua rinoplastia. 

rinoplastia riscos
Rinoplastia riscos: é importante escolher um bom profissional para ter o resultado desejado. | Foto: Freepik/valuavitaly

O Dr. Renato Bittar, além de médico formado pela UFJF, é mestre em cirurgia translacional pela UNIFESP, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, bem como membro da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilofacial. 

O Doutor atende em São Paulo e é o médico ideal para sua rinoplastia, pois ele está apto a realizar sua cirurgia de forma que seu nariz fique simétrico e harmonioso com o resto do rosto. Além disso, ele sendo otorrino, tem total propriedade em questões fisiológicas e anatômicas do nariz, o que vai evitar os perigos da rinoplastia.

____________________________
Por Amanda Chaves – Fala! UFG

Tags mais acessadas