Qual a importância da leitura para a saúde mental?
Menu & Busca
Qual a importância da leitura para a saúde mental?

Qual a importância da leitura para a saúde mental?

Home > Lifestyle > Saúde > Qual a importância da leitura para a saúde mental?

Não restam dúvidas de que adquirir o hábito de leitura pode trazer diversos benefícios à quem lê. Além de aumentar o vocabulário e proporcionar conhecimentos variados, os livros são a chave fundamental para estimular tanto o senso crítico quanto o exercício da empatia. Ao adentrar em diversas realidades através do único ato de ler, os leitores conseguem, mais do que ninguém, encontrar um novo significado para suas vidas.

A leitura influência diretamente a saúde mental das pessoas.
A leitura influência diretamente a saúde mental das pessoas. | Foto: Unsplash.

A demanda por livros e a preocupação com a saúde mental aumentaram significativamente durante esse período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Seja como uma alternativa de entretenimento ou mesmo de refúgio desse período repleto de incertezas, a leitura se mostra muito benéfica para a saúde mental. A partir dessa matéria, você será capaz de entender melhor essa relação e como ela influencia na capacidade cognitiva mais do que se imagina.

Entenda como a leitura influência em sua saúde mental

Ler possui diversos benefícios para mente.
Ler possui diversos benefícios para mente. | Foto: Reprodução/Instagram.

Como qualquer outro processo de comunicação, a literatura nada mais é do que decodificar a mensagem transmitida pelo autor através dos capítulos redigidos. O desígnio está localizado justamente na autoconsciência do leitor que, por intermédio de seus valores e crenças, consegue interpretar e consequentemente carregar o que foi aprendido para a sua vida. Apesar de qualquer pessoa conseguir viver apenas uma vida de cada vez, os leitores são capazes de viverem várias pela diversidade de obras que permeiam seus repertórios.

Embora o ato de ler funcione como um exercício de estímulo ao cérebro, a leitura também pode ser encarada como uma atividade relaxante. Independente do livro, a ação de separar parte do dia para ler algumas páginas é um belo caminho para escapar das preocupações cotidianas e embarcar em uma realidade completamente alternativa. Ademais, a prática deste hábito reduz consideravelmente o risco de desenvolver doenças psicológicas tais como a ansiedade ou a depressão que são primordialmente causadas pelo alto nível de estresse.

O ininterrupto trabalho mental estimulado pela leitura também diminui o surgimento de doenças neurodegenerativas no futuro. Ao desenvolver a atividade mental, os sintomas de doenças como a demência ou o Alzheimer tardam a aparecer. Pessoas que não leem estão mais propensas a adquirirem esse tipo de doenças comparado àquelas que praticam o hábito da leitura diariamente. Logo, os livros são imprescindíveis para o aprimoramento da memória, da saúde e consequentemente o desenvolvimento humano. 

A leitura é uma modalidade terapêutica que prevaleceu na pandemia.
A leitura é uma modalidade terapêutica que prevaleceu na pandemia. | Foto: Pexels. 

Especialmente agora, em tempos de pandemia, a terapia se mostrou mais importante do que nunca. A disponibilidade maior de tempo e a aderência significativa de trabalhos em casa possibilitou maior acolhimento da leitura como um ato terapêutico. A Biblioterapia surge justamente como método de solucionar problemas psicológicos através de uma leitura direcionada ao paciente. Mesmo que seja uma área muito recente no Brasil, a Biblioterapia revela ser bastante eficaz como um tratamento complementar, instruído por terapeutas, para tratar de doenças psíquicas. 

Em certos momentos, a realidade pode parecer insuportável, principalmente com a exaustão causada durante essa quarentena. Conforme a leitura se torna mais rotineira e vívida, boa parte da tensão é liberada e tanto o corpo quanto a mente de quem lê ficam mais saudáveis. À parte de todos os benefícios destacados, essas obras tornam-se muito mais do que simples páginas de papel: elas passam a ser companheiras fiéis no dia a dia daqueles que mais precisam de um ombro amigo para descarregar todos os sentimentos ruins.

O melhor entendimento sobre si mesmo, a paz interior e o equilíbrio emocional são apenas algumas consequências geradas na vida de quem embarca no mundo da leitura. Para aqueles que não praticam esse hábito frequentemente, o incentivo ao entrar em clubes do livro ou mesmo a escolha de um determinado gênero de sua preferência são caminhos para imergir cada dia mais nesse campo da literatura. Após entender a importância da leitura para a saúde mental, que tal separar um tempo do seu dia para ler hoje? 

______________________________________________________

Por Marcela Abreu – Fala! Cásper

Tags mais acessadas