quarta-feira, 24 abril, 24
HomeCinema e SériesUma websérie em tempos de pandemia do novo coronavírus

Uma websérie em tempos de pandemia do novo coronavírus

Atores de quarentena com o desafio de produzir em casa Confissões Digitais, uma websérie

A cada dia que passava do mês de março, era mais um caso novo de Covid-19, era o processo para nos acostumarmos a algo que só fazíamos fora de nossas casas, eram novas adaptações ao tal “novo normal”. Um processo que ainda está em curso.

Muita coisa mudou, saiu do papel, protestos de máscaras na rua, protestos em panelaços de casa, cancelamentos virtuais, escândalos no governo, artistas provando que dá fazer arte dentro de casa e mostrar mundo afora, uma onda de lives musicais, de empreendedorismo, de culinária… eita! Vamos ter aulas em EAD.

Nessa onda de criação de um novo normal, de nos encontrarmos pelas câmeras, o ator e professor de teatro Rene Ramos Amaral teve a ideia de reunir seus alunos para uma websérie feita de casa, e deu certo. Com seus alunos em São Paulo, ele escreve e dirige a série estando no Paraná. Sendo um experimento totalmente novo e fora do normal, onde o espetáculo aconteceria presencialmente.

O curso de teatro faz parte do CEE (Centro Educacional Emílie), localizado na Vila Santa Catarina, há anos fornece curso gratuito anualmente de teatro para jovens a partir de 15 até 20 anos. O curso tem como objetivo, desenvolver o lado artístico dos alunos interessados, incentivando a participação para uma melhora de disciplina e comprometimento com suas atividades.

O intuito é ocupar a mente dos jovens com uma expressão artística onde ele eleve sua autoestima, se sinta protagonista e pertencente a um grupo onde ele pode se expressar, interagir, criar e despertar seu talento.

Diz o professor Rene Ramos.

Se adaptar as mudanças não é tão fácil, em questão de disponibilidade de horários, organização e até a edição, que podemos dizer que é uma parte um tanto mais trabalhosa da websérie teve que ser bem planejada em várias reuniões, com tudo feito de casa, a edição ficou por conta do ex-aluno e atualmente editor da série Thomaz Ferreira.

Para as alunas, Jeisa Sabrina e Vanessa Lima foi algo desafiador, fora do comum e totalmente diferente do que esperavam, ao mesmo tempo do desafio, todos pareceram animados com a ideia. “A única dificuldade para mim foi estar longe dos colegas de elenco. Mas achamos formas de nos conectarmos com as condições que tínhamos no momento.”, diz Jeisa.

Além de algo totalmente novo, Vanessa Lima destaca a importância do teatro na vida dela, o que é a realidade de muitos, em busca de uma melhoria de convivência e aprimoramento do trabalho em grupo. “Eu era extremamente tímida quando comecei e, graças ao teatro, hoje sou muito mais extrovertida. Também pude aprender mais sobre as questões técnicas, como iluminação e sonoplastia.”, diz Vanessa.

websérie
Atorem em quarentena desenvolvem websérie. | Foto: Reprodução.

Websérie Confissões Digitais

Com 4 capítulos, a série se passa em uma cidade pacata chamada Confiança. Há muito tempo, quando a antiga fábrica da cidade foi fechada, muitos trabalhadores tiveram que sair da cidade para tentar a vida fora. Anos depois, alguns jovens começam a confessar para si mesmos suas inseguranças, medos e até mesmo seus desejos mais profundos. Porém, as coisas começam a ficar bem estranhas quando a fábrica dá sinais de que irá reabrir, mas quem está no comando? E por que nem o próprio prefeito da cidade não sabia disso?

Estando no ramo teatral desde os 13 anos, o aluno Emanuel Meira explica que a série pode ser uma influência, nos levando a questionamentos, como o que queremos e o que precisamos.

Acredito que, na maioria das vezes, aquilo que mais desejamos não influencia só nas nossas vidas, mas afeta todo um coletivo de pessoas. Nem sempre o que achamos que precisamos é realmente o que necessitamos.

Diz Emanuel.

É uma história com mistérios e suspense, com o objetivo de discutir sobre escolhas e ética, só assistindo para entender como esse rebuliço na cidade irá influenciar na vida desses jovens.

A websérie estreou no dia 9 de setembro e já está com seu segundo capítulo no YouTube. Para maiores informações, acesse https://www.facebook.com/centroeducacionalemilie/. Se interessou e quer assistir à série? [youtube.com/watch?v=TovB8XSBCgU].

Confira o teaser:

Ficha técnica

Elenco: Arthur Eneas, Biah Silva, Emanuel Meira, Jeisa Sabrina, Josi Diniz, Juan Sobral, Luz Laís, Pablo Lopes, Roberta de Jesus, Suzana Avlis, Vanessa Cristina e Victor Hugo.
Texto e Direção: Rene Ramos Amaral
Edição: Thomaz Ferreira