Saiba como aplicar o empreendedorismo na sua carreira
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Saiba como aplicar o empreendedorismo na sua carreira

Saiba como aplicar o empreendedorismo na sua carreira

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Você sabe como aplicar o empreendedorismo na sua carreira? Não estamos falando de pedir demissão e ir atrás do seu sonho de abrir um negócio. Na verdade, se é o que você quer, vá em frente! Só desde o início da pandemia, o Brasil ganhou 600 mil empreendedores.

No entanto, não é preciso empreender dessa forma para usar o empreendedorismo na sua vida ou carreira. Pois é, você pode usar os conceitos do empreendedorismo para prosseguir na sua carreira e ser mais feliz profissionalmente.

Mas como aplicar o empreendedorismo na sua carreira? Siga a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto!

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Saiba como aplicar o empreendedorismo na sua carreira. | Foto: Reprodução.

Como aplicar o empreendedorismo na sua carreira: 5 ideias

Aprenda, a seguir, algumas ideias de como aplicar o empreendedorismo na sua carreira e prosseguir com mais destaque profissional!

1. Desenvolva novos produtos e serviços

O primeiro passo para empreender dentro da sua carreira é pensar em desenvolver novos produtos ou serviços para a empresa que você trabalha. Saiba que milhares de excelentes profissionais ganharam destaque dessa forma.

Quer ver um exemplo? Você provavelmente conhece a Nintendo, certo? A empresa japonesa é famosa por fazer videogames e jogos como Super Mario, Donkey Kong ou The Legend of Zelda.

No entanto, em sua origem, a Nintendo não fazia games. Pelo contrário: ela fazia baralhos. Pois é, trata-se de uma história bem pouco conhecida, mas totalmente real.

Entretanto, em algum momento, o lendário Shigeru Miyamoto, criador do Mário, sugeriu que a empresa entrasse para o ramo de videogames e agiu para que isso acontecesse. O resultado é conhecido por todos.

Portanto, use a sua criatividade a seu favor e desenvolva novos produtos ou serviços para a sua empresa. Quem sabe para quais caminhos você pode levá-la?

2. Tenha abordagens práticas

Se você acompanha as vagas de emprego atualmente, deve ter notado que muitas empresas pedem por profissionais “hands on”. Mas o que isso significa? Um profissional hands on é alguém que tem abordagem prática no assunto.

Como o termo em inglês já indica, é alguém que “mete a mão” nos processos e vai trabalhar. Não precisa esperar por ordens ou por qualquer outra coisa. Um profissional do tipo é muito cobiçado por empresas, pois elas sabem do valor que alguém prático e com iniciativa pode ter.

3. Foque em solucionar problemas e otimizar processos

Um empreendedor é, em outras palavras, alguém capaz de solucionar um problema ou otimizar algum processo que ninguém mais conseguiu. Por isso, você não precisa criar uma nova empresa para colocar esse conceito em prática. Pode fazê-lo hoje mesmo, dentro do seu local de trabalho.

Será que não existe algum processo interno da sua empresa que é antiquado e que faz você e seus colegas perderem tempo? Se sim, que tal colocar a mão na massa para otimizá-lo? Ou melhor dizendo, que tal tentar uma abordagem “hands on” no assunto?

Por exemplo, suponha que você trabalhe na área comercial de uma empresa. Que tal usar a plataforma CNPJ.biz para otimizar a prospecção de clientes para o negócio? Esse tipo de ação ajuda a tornar os processos internos da empresa muito mais eficientes e bem resolvidos.

Veja como o seu senso de empreendedorismo pode levar a sua empresa a se tornar mais eficaz e com processos internos melhorados. Não demorará muito para essa proatividade se tornar uma promoção.

4. Coloque ideias em prática

Você provavelmente é uma pessoa imaginativa, com várias ideias sobre as coisas. É claro que nem toda ideia é “boa” ou sem defeitos, mas você tem excelentes pensamentos.

No entanto, saiba que não é o único. Pois é, até mesmo as pessoas que parecem ser mais desinteressadas têm a cabeça cheia de pensamentos e ideias. A diferença entre elas e grandes empreendedores, como Steve Jobs ou Bill Gates, é que esses últimos colocaram as suas ideias em prática.

Portanto, sempre que você tiver uma ideia para resolver algum problema ou melhorar o seu desempenho, coloque-a em prática. Logo, você aprenderá como desenvolver melhor essa habilidade e terá mais recursos pessoais.

5. Não espere por autorização

A burocracia é uma estrutura necessária para muitas coisas. Ela ajuda a garantir um mínimo de segurança e qualidade em várias áreas, além de impedir que alguma pessoa fique sem um direito garantido.

Ela existe tanto em empresas públicas e órgãos do governo, quanto em empresas privadas e cumpre bem o seu papel.

No entanto, a burocracia pode ser um impedimento para o empreendedorismo. Quantas vezes você não teve uma boa ideia, que poderia facilitar o seu trabalho, mas ao perguntar se poderia colocá-la em prática o seu chefe disse que não apenas “porque não”? Provavelmente, muitas.

A verdade é que as pessoas têm medo de mudanças e, portanto, não estão muito abertas a novidades e ideias que podem ou não dar frutos. Por isso, não espere tanto por autorização.

Se você realmente precisar de uma autorização (em caso de saúde ou de colocar alguém em risco, por exemplo), então, faça o máximo possível antes de pedir a autorização. Às vezes, apresentar um projeto meio pronto pode ser o que se precisava para derrubar as barreiras das pessoas.

E aí, aprendeu como o empreendedorismo pode ser utilizado na sua carreira? Siga esse mantra e não demorará muito para você ter mais sucesso na sua profissão!

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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Por Diego Andrade – Fala! Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

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