quinta-feira, 18 abril, 24
HomeUniversidadesUAB: Você conhece o programa Universidade Aberta do Brasil?

UAB: Você conhece o programa Universidade Aberta do Brasil?

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece cursos gratuitos e a distância (EaD) para todo o país. Saiba mais:

Uab Uniceu
UAB: Conheça o programa Universidade Aberta do Brasil.

UAB: Graduação gratuita na Universidade Aberta do Brasil

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferta graduações gratuitas em diversas instituições públicas de ensino superior na modalidade EaD (Educação a distância). A UAB é uma forma de democratização e universalização do acesso ao Ensino Superior e o programa alcança leva a possibilidade de graduação a locais isolados do Brasil.

O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

Escreveu o MEC em seu site.

Todas as graduações são gratuitas e para ingressar na Universidade Aberta do Brasil é preciso fazer um vestibular. No entanto, não existe um vestibular da própria UAB e o processo seletivo é feito pelas instituições e polos que oferecem os cursos, podendo divergir no modelo de seleção.

Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), existem cerca de 562 polos da Universidade Aberta do Brasil, que estão distribuídos pelos 26 estados mais o Distrito Federal. Para saber mais, clique aqui.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

As Universidades Abertas do Brasil possuem uma gama variada de cursos, incluindo Pedagogia, Computação, Física, Gestão em Saúde, Matemática, Gestão Municipal, Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Educação Musical, Sistemas de Informação, História, Educação Inclusiva, Letras, Química, etc. Para consultar os polos e cursos disponíveis, clique aqui.

O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.

Finalizou o texto escrito pelo MEC.