Veja como ganhar experiência profissional durante a faculdade
Veja como ganhar experiência profissional durante a faculdade

Home > Notícias > Mercado > Veja como ganhar experiência profissional durante a faculdade

A experiência profissional conta muito na hora de conseguir um emprego. Aliás, muitas empresas pedem por experiência prévia para a maioria dos cargos. A questão é: Como conseguir esse período de trabalho durante a faculdade?

Embora pareça absurdo, é, sim, possível conquistar esse feito. Além disso, se você conseguir aproveitar as oportunidades que aparecerem, é provável que saia na frente da maioria de seus colegas de classe.

O estágio é a melhor forma de conseguir trabalhar dentro de sua área. Porém, nem de longe é o único método para se familiarizar com sua atuação. Existem muitas maneiras de conseguir experiência profissional.

Veja algumas delas!

faculdade
Saiba como ganhar experiência profissional na faculdade. | Foto: Reprodução.

Como ganhar experiência profissional durante a faculdade

Aproveite a experiência de uma Iniciação Científica

A Iniciação Científica é valiosa principalmente para quem quer seguir carreira acadêmica. No entanto, ela também garante mão na massa, ou seja, a tão sonhada experiência de trabalho em seu currículo.

Ao realizar uma IC, você coloca seus conhecimentos à prova e acaba evoluindo ainda mais em sua profissão. Aliás, pode ser que você descubra um método novo de solucionar um problema. Já imaginou um prêmio desses em seu perfil do LinkedIn?

Se não aparecerem oportunidades de bolsa, faça sem a remuneração mesmo. É melhor trabalhar de graça e melhorar seu currículo do que ficar parado sem fazer nada.

Na hora de escolher o projeto, aproveite para trabalhar no que pretende seguir carreira. Isso será um baita diferencial no futuro.

Realizar um estágio é o melhor caminho

É no estágio que você vai entender a rotina das empresas, assim como sua profissão funciona de verdade. Na faculdade, há muita teoria e pouca prática. Aliás, são raras as faculdades que preparam o aluno para o mercado de trabalho.

Se você puder fazer um estágio, faça. Não fique preso à questão salarial; é comum ganhar pouco no começo. Esse é o preço a ser pago para ter um salário melhor no futuro.

Fique de olho nas empresas que são referência para sua profissão. Participe de todos os processos seletivos delas. Uma hora ou outra você será chamado, com certeza!

Desenvolva projetos pessoais

Um projeto pessoal é algo de extremo valor no mercado de trabalho. Ele mostra que você quer aprender, tem proatividade e vontade de desenvolver coisas. Resumindo: um projeto pessoal pode fazer uma grande diferença em uma seleção.

Se você estiver para se formar, mas acabou de perceber que não fez nada a faculdade inteira além de estudar, é hora de colocar a mão na massa. Uma ideia é fazer um trabalho no estilo de TCC visando solucionar um problema. Se tiver conhecimentos suficientes, aproveite para escrever um artigo.

Algo que ajuda bastante nesse quesito é cursar TI. É muito fácil desenvolver um projeto pessoal em pouco tempo. Além disso, eles ainda chamam muita atenção dos recrutadores.

Seja lá qual será sua área de atuação, procure solucionar problemas reais com seus projetos.

Fique atento às oportunidades de trabalho na universidade

As universidades sempre precisam de mão de obra. Aliás, universidades renomadas como a USP e Unicamp abrem vagas todos os semestres para seus alunos trabalharem. Em geral, é possível trabalhar em algo relacionado com sua profissão.

Embora não seja um estágio, está bem próximo da experiência de um. Porém, como a remuneração é baixa, não será exigido muito de você — o que é algo ruim, no fim das contas.

Procure absorver o máximo que puder durante o trabalho. Assim, faça contatos, aprenda coisas novas e se dedique com afinco. Pode ser que uma indicação para uma vaga de trabalho parta dali.

A experiência do trabalho voluntário é importante

O trabalho voluntário faz muito sucesso na maioria dos países desenvolvidos. No entanto, aqui, no Brasil, nós deixamos essa atividade de lado. Já é difícil se sustentar com o salário, imagina trabalhar de graça.

Então, pense nas portas que o trabalho voluntário pode abrir para você. Ao trabalhar, você terá a oportunidade de mostrar quem você é, assim como apresentar todo o valor que pode entregar para a empresa. É bastante comum, após um período de trabalho voluntário, ser contratado pela empresa.

Embora a expressão “trabalho voluntário” esteja relacionada a ações sociais, aqui estamos falando de ocupar o cargo de sua profissão sem cobrar nada por isso.

Quer forma melhor do que essa para conseguir experiência profissional?

Trabalhe como freelancer

O conhecimento que traz soluções é bastante valioso. Se você portar algum conhecimento dessa natureza, é possível trabalhar como freelancer. É comum que empresas surjam a partir de trabalhos esporádicos realizados na faculdade.

O mercado precisa de bons profissionais, porém, devido a diversos problemas do próprio mercado, muitas vagas não são supridas. É aí que os freelancers atuam: eles visam ocupar essas vagas, mesmo que só por algum tempo.

Trabalhos relacionados com programação e redação são os mais fáceis para monetizar. Existe um déficit impressionante desses profissionais, o que representa uma grande oportunidade de negócio.

E aí, não parece tão difícil conseguir experiência profissional durante a faculdade, não é mesmo? É só arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Aproveite mais dicas valiosas como essas no Portal Emprega!

Por Diego Andrade – Fala! Senac