quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCulturaTurismo em Minas Gerais: conheça os 5 pontos turísticos mais lindos

Turismo em Minas Gerais: conheça os 5 pontos turísticos mais lindos

Minas Gerais é cheia de riquezas naturais, arquitetônicas e históricas, com muita coisa linda para conhecer. Uma viagem pelo estado do queijo é sempre um momento de encontro com a natureza, com a culinária e com a tranquilidade. Viajar por Minas é embarcar em uma grande aventura, para um destino que mostra o que Brasil tem de melhor a oferecer!

Se você quer conhecer os pontos turísticos de Minas Gerais, mas não sabe por onde começar, pensamos em alguns para te ajudar nessa missão. Depois do primeiro passeio, você com certeza vai querer voltar mais vezes!

Minas Gerais
Conheça os 5 pontos turísticos mais lindos da região. | Foto: Divulgação.

Pontos turísticos para conhecer em Minas Gerais

Ouro Preto (antiga capital de Minas Gerais)

Se você gosta de cidades históricas, Ouro Preto precisa ser a sua primeira parada em Minas Gerais. A velha capital esconde muitos segredos vindos direto do século XVIII. Seja para fazer um passeio rápido de um dia, ou se aprofundar na história do colonialismo do país em um período maior, nunca faltarão coisas para fazer em Ouro Preto.

Você poderá visitar uma das centenas de igrejas da cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, além de ver de perto a obra de Aleijadinho, um dos maiores escultores do período barroco brasileiro.

O Museu da Inconfidência, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, fica em Ouro Preto. Ele ajuda a recontar parte da história do movimento da Inconfidência Mineira, que lutou contra a colonização portuguesa. O museu está localizado na antiga cadeia da cidade, onde Tiradentes ficou preso antes de ser morto.

A cidade conta também com antigas minas de ouro desativadas, que foram exploradas no passado. Essas minas podem ser visitadas e o turista pode ver, de perto, como era a vida na época da exploração do ouro.

2. Brumadinho

Mais uma combinação de arrasar, se você gosta de natureza e arte, Brumadinho é uma ótima opção. Isso porque a cidadezinha tem o maior museu a céu aberto da América Latina, o centro de arte contemporânea, Inhotim. Inhotim ocupa uma área de mais de 20 km de matas, jardins e florestas que são interrompidas por variadas instalações artísticas.

Provavelmente, diferente de todos os museus que você já visitou, o Inhotim se parece mais com um enorme jardim botânico que também abriga obras de artistas brasileiros e estrangeiros reconhecidos internacionalmente como, Tunga, Adriana Varejão, Hélio Oiticica, Matthew Barney e Chris Burden.

Dentro de Inhotim, o viajante encontra diversas trilhas, que oferecem um passeio completo pelo melhor que o museu tem a oferecer. Turistas e pessoas com dificuldade de mobilidade podem alugar carrinhos, que fazem o transporte entre um ponto e outro do local.

3. Pocinhos do Rio Verde

Para dias de repouso e tranquilidade, Pocinhos do Rio Verde é o lugar certo. O vilarejo de mil habitantes é uma estância hidromineral pertencente ao município de Caldas. O entorno é agradável, repleto de montanhas, cachoeiras, rios e cascatas de água cristalina, tom de esmeralda, que tem propriedades curativas.

Sem precisar atravessar o Oceano Atlântico, o viajante que vai até Pocinhos do Rio Verde pode curtir as águas termais para recarregar as energias e ajudar na saúde da pele. Além das águas e da natureza exuberante, quem viaja também pode curtir a Capela Santa Terezinha e o Morro do Galo, o ponto mais alto do vilarejo, com mais de 1.000 metros de altura.

Pocinhos do Rio Verde é um dos pontos turísticos de Minas Gerais mais conhecidos pelo ecoturismo, por causa de sua paisagem maravilhosa. É claro que a cidade também não deixa a desejar no quesito culinária, sendo produtora de vinhos, queijos e doces.

4. Monte Verde

Quase na fronteira entre Minas e São Paulo, Monte Verde lembra muito cidadezinhas europeias. Não só por causa do clima frio, que no inverno pode chegar a -10ºC, mas também por causa da arquitetura em madeira, com telhados pontudos e largas calçadas arborizadas.

Em meio a paisagens verdes compostas por araucárias, pinheiros, eucaliptos e cachoeiras, Monte Verde tem tudo a ver com viagens a dois. Monte Verde é conhecida por oferecer aos viajantes uma abundância de malhas e roupas de frio de alta qualidade, que podem ser adquiridas por valores que são bastante convidativos a todos.

Além de experimentar o friozinho na frente de uma lareira, Monte Verde convida a experimentar de tudo com uma culinária muito misturada entre Minas e a Europa. São chocolates, chás, doce de leite, pão de queijo, salsichas alemãs, cachaça e geleia.

5. Capitólio

Capitólio é conhecida como o mar de Minas, por conta de suas muitas águas e lagos. O Lago de Furnas é uma das principais atrações da região, que possui ainda muitos atrativos naturais. A cidade fica localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. Vale muito a pena conhecer o lugar.

Gostou de conhecer mais sobre esses pontos turísticos de Minas Gerais? Está esperando o que para arrumar as malas e conhecer todos eles?

_______________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife