Tiro com Arco: conheça como surgiu a categoria olímpica
Menu & Busca
Tiro com Arco: conheça como surgiu a categoria olímpica

Tiro com Arco: conheça como surgiu a categoria olímpica

Home > Notícias > Esporte > Tiro com Arco: conheça como surgiu a categoria olímpica

A modalidade tiro com arco é considerada uma das mais antigas já disputadas. O tiro com arco, por mais que seja algo muito antigo e característico, foi inserido como modalidade olímpica no ano de 1900 e não teve uma grande notoriedade. 

O arco e flecha era usado de maneira demasiada para a caça no início do tempo Mesolítico. Por ser uma das – senão a única – arma, o arco juntamente com a flecha eram usados para a caça de animais para a alimentação dos seres humanos na época. 

Adicionalmente, o arco e flecha se tornou um indício de competição, visto que era usado para uma das maiores preocupações do ser humano: a busca de alimento. Portanto, foi iniciada uma certa disputa em lugares específicos, contribuindo ainda mais para que, futuramente, se tornasse o que é conhecido hoje como tiro com arco. O esporte é uma modalidade que requer precisão e atenção, além de ser algo que necessita de concentração total no objeto à frente, para acertar de maneira correta.

Tiro com Arco
Conheça como surgiu a categoria olímpica. | Foto: Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte.

Surgimento do tiro com arco

A história do tiro com arco foi se moldando ao redor da história, e foram encontrados diversos crânios na região do Quênia que continham pedras, nos mais diversos esqueletos. Então, eram usadas pedras no início, pois a tecnologia ainda estava se desenvolvendo para transformar o arco no que conhecemos hoje, algo incrivelmente tecnológico e, ao mesmo tempo, antigo. 

Portanto, agora, sendo disputado nas Olimpíadas, ainda é um esporte com certo desfalque em comparação com o resto dos esportes com mais movimentos, como o vôlei, por exemplo. Porém, está em crescimento e em desenvolvimento em muitos países. 

A Coreia do Sul foi a grande revelação do tiro com arco, com três atletas avançando de maneira rápida até a final. O Brasil, apesar de não ter ganhado nenhuma medalha, também se tornou um dos favoritos para os assíduos telespectadores da modalidade. Assim, é um esporte com grande prospecção e muito antigo, criando esse paradoxo perfeito para essa modalidade crescer cada vez mais.

______________________
Por Giovanna Rodrigues de Melo Aguiar – Fala! Fecap

Tags mais acessadas