Badminton: saiba mais sobre a categoria dos Jogos Olímpicos
Menu & Busca
Badminton: saiba mais sobre a categoria dos Jogos Olímpicos

Badminton: saiba mais sobre a categoria dos Jogos Olímpicos

Home > Notícias > Esporte > Badminton: saiba mais sobre a categoria dos Jogos Olímpicos

Quem acompanhou os Jogos Olímpicos deve ter se deparado com o Badminton, esporte similar ao tênis por ter presença de uma rede e raquetes, porém, são categorias distintas. Conheça, neste artigo, como surgiu, como se tornou popular e algumas regras do jogo.

O esporte teve origem na Índia, com o nome de “poona”. Os estrangeiros que estavam no país gostaram da dinâmica do esporte e acabaram levando à Inglaterra, posteriormente, se tornaria popular na Europa. Logo, o “poona” passou a ser chamado de Badminton quando em 1870, o esporte foi jogado na propriedade de badminton, pertencente ao Duque de Beautfort’s, em Gloucestershire, na Inglaterra.

Badminton House
Badminton House, na Inglaterra. | Foto: Reprodução/National Badminton Museum.

Consolidação do Badminton

Em 1934, foi fundada a Federação Internacional de Badminton, contando com nove membros, sendo: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Atualmente, o nome do órgão passou a ser The Badminton World Federation (BWF) ou Federação Mundial de Badminton, em tradução livre, contando com mais de 130 países membros da Federação.

A entidade é responsável pela organização de eventos do esporte, com destaque ao Campeonato Mundial de Badminton. Apesar da fundação dos órgãos, o esporte só foi incluído nas modalidades olímpicas no inicio da década de 90, a estreia da modalidade aconteceu nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Posteriormente, no Brasil, foi criada a Confederação Brasileira de Badminton, em 1993, órgão responsável por organizar eventos do esporte em território nacional, porém o esporte ainda é pouco explorado.

Equipamentos e fundamentos do esporte

Conheça, neste tópico, os equipamentos utilizados para jogar a modalidade e os princípios básicos do esporte.
Jogado com raquete e peteca, o badminton é baseado em movimentos de saque e defesa, portanto, os jogadores devem estar atentos e ágeis a todo instante para impedir que a peteca caia no chão, pois isso beneficia o adversário. Uma partida possui três sets com 21 pontos cada, logo, quem fizer dois sets primeiro vence.

olimpíadas
Partida do jogo simples. | Foto: Reprodução/Flickr.

A peteca é feita com penas de ganso e pesa entre 4 a 5 gramas, já a raquete pesa 100 gramas, considerada leve, porém com material resistente. 

O Badminton pode ser praticado entre 2 jogadores adversários (modalidade simples) ou entre 4 jogadores (duplas). Para o início da partida, o juiz lança uma moeda ao ar e através do “cara ou coroa” é indicado quem saca primeiro.
Os saques são sempre na diagonal, então, o jogador que for sacar deve se posicionar dentro da área de serviço no lado direito da quadra, dividida por uma rede que está a cerca de 1,55 metros do solo. Dependendo da modalidade, seja ela simples ou dupla, as medidas de largura da quadra muda.

Partida de Badminton
Quadra dependendo da modalidade. | Foto: Reprodução.

_____________________
Por Isabella Martinez – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas