Tibia: saiba como surgiu o jogo com mais de 20 anos de história
Menu & Busca
Tibia: saiba como surgiu o jogo com mais de 20 anos de história

Tibia: saiba como surgiu o jogo com mais de 20 anos de história

Home > Entretenimento > Geek > Tibia: saiba como surgiu o jogo com mais de 20 anos de história

Alguns games marcam história, seja porque pavimentaram o caminho para um novo tipo de jogo, seja porque foram tão populares que se tornaram basicamente tudo que os seus jogadores pensavam por um período. Por isso, é importante entender a história deles e relembrar essa importância histórica para o mercado dos jogos. Por exemplo, você sabe como surgiu Tibia?

Se você nasceu na década de 1990, provavelmente já ouviu falar bastante em Tibia. Durante o começo dos anos 2000, ou seja, na sua adolescência, Tibia se tornou um dos games mais populares do mundo e, definitivamente, do Brasil. Bastava ver quantos jovens se reuniam em lan houses para poder se conectar à Internet e jogar o game com seus amigos. Muitos outros, que já tinham a Internet banda larga em casa, ficavam jogando por mais tempo, no PC de casa mesmo.

Mas você sabe como surgiu Tibia? Siga a leitura para saber mais sobre a história desse game!

tibia
Saiba como surgiu o jogo com mais de 20 anos de história. | Foto: Site Oficial Tibia.

Como surgiu Tibia?

Tibia foi um dos primeiros MMORPG com interface gráfica do mundo, lançado em 1997. A sua produção, no entanto, começou em 1995, quando três estudantes de programação decidiram criar um projeto de RPG on-line, usando o potencial da Internet para angariar jogadores. O objetivo deles era criar um RPG com interface gráfica, diferente dos projetos de texto que eram populares na época.

O projeto de desenvolvimento do game começou em 1996, quando foram criadas a programação básica do jogo, a construção gráfica dos itens dele e o protocolo de comunicação entre servidor e game. No mesmo ano, uma versão base em Linux já estava rodando e os programadores já podiam testar a movimentação dos personagens pelos vários níveis do game.

No fim do ano, o jogo já tinha tudo aquilo que era necessário para o lançamento: possibilidade de dar nomes individuais aos personagens, habilidades para pegar, mover e largar itens, possibilidade de conversar, usar itens e gerenciar contas. O lançamento aconteceu logo no dia 7 de janeiro de 1997, com um servidor localizado na Universidade de Ratisbona, na Alemanha.

O primeiro jogador de Tibia, no entanto, só chegou ao game em julho de 1997, 6 meses depois do lançamento. Seu nome era Albe e ele encontrou o game pelos motores de busca da época. O primeiro NPC do jogo, Sam (que existe até hoje na cidade de Thais), foi implementado pouco antes disso, junto dos primeiros monstros (três versões, os trolls, as spiders e os cyclops, todos presentes no jogo ainda).

Aos poucos, o game foi ganhando popularidade e foi crescendo. Conforme novos jogadores chegavam, o código-fonte do jogo foi se tornando mais instável e, em 1998, foi necessário reescrevê-lo do zero, o que levou um ano completo para finalizar.

Além disso, aos poucos, o número de jogadores presentes no game aumentou, o que fez com que sempre houvesse alguém on-line no servidor. Isso passou a exigir servidores melhores, o que fez com que o time precisasse de um novo servidor. Eventualmente, eles conseguiram uma parceria com a Gameloft, que hospedou-o por algum tempo em troca de banners de anúncios no site oficial de Tibia, mas acabaram encerrando a parceria pouco depois.

Qual foi o auge do game?

O game ganhou seu auge de adesões de novos jogadores entre os anos de 2002 e 2005, quando acabou expandindo seus servidores para outros países, incluindo o Brasil. Por aqui, o jogo teve um servidor próprio até 2005, chamado Tenebra (ele foi inaugurado em 2004). 

Essa foi a época de mais jogadores de Tibia aqui, no Brasil, ainda que o game tenha se mantido bem popular depois desse período, quando não tinha mais o servidor nacional.

Ainda existem pessoas que jogam Tibia?

Sim, ainda hoje o game é jogado por bastante gente. Existem pessoas, por exemplo, que compram cartas, itens e contas em sites como o Dragon Fire Gateway, para poder ter algumas vantagens dentro do jogo.

Tibia é gratuito, ainda que tenha a possibilidade de conseguir comprar uma conta Premium e pagar para poder jogar com certas vantagens dentro do jogo. Hoje, a comunidade ainda é muito animada e conta com apoio em fóruns pelo Brasil, comentando sobre os novos lançamentos e apoiando os jogadores novatos que queiram entrar na onda.

Agora que você já sabe como surgiu Tibia, quais foram seus atrativos e se ainda existem pessoas que jogam o game regularmente, já pode decidir se vai querer voltar a jogá-lo um pouquinho, nem que seja para poder matar as saudades com os seus amigos. Além disso, se você nunca jogou, que tal começar agora? É claro que parte da diversão do começo dos anos 2000 nunca voltará, mas ainda há tempo de aproveitar o game.

Gostou do nosso conteúdo? Então, mande este artigo no grupo de amigos no WhatsApp que jogaram Tibia com você na adolescência!

___________________________
Por Diego Andrade – Fala! Senac

Tags mais acessadas