A competição foi disputada na Praça Duó, na Barra da Tijuca
Nesse último domingo (5), foram disputadas as finais do STU Open Skate Rio, das categorias Street masculino e feminino e Park masculino e feminino, reunindo os melhores skatistas do Brasil. A competição foi disputada em pistas montadas na Praça Duó, localizada na Barra da Tijuca. Confira, a seguir, o que rolou de melhor no torneio.
Confira os melhores momentos do STU Open Skate Rio
Park masculino
Na disputa do park masculino, o paulistano André Vinícius foi o campeão com uma excelente volta de 86.33 pontos. Ele se classificou para a decisão com apenas a 8ª melhor marca e foi a grande surpresa do dia. Com a vitória garantida, André recebeu um abraço de felicidade do seu irmão mais velho Luiz Francisco, skatista que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio e ficou muito perto de conquistar a medalha de bronze. O STU Open Skate Rio foi o primeiro torneio vencido pelo paulistano.
Na 2ª colocação, o catarinense Pedro Barros, prata nas Olimpíadas, obteve a nota 84.33 na primeira volta, bateu a cabeça na pista e não conseguiu continuar na competição, mas manteve a sua posição. O terceiro lugar ficou com o paranaense Augusto Akio, o Japinha, que obteve 82.77 como melhor volta.
Park feminino
Contra sete competidoras brasileiras, a jovem alemã Lilly Stoephasius, de apenas 14 anos, venceu o Park feminino com uma volta de nota 60,33.
Na 2ª colocação, a paulistana Dora Varella teve como melhor nota 56, enquanto a catarinense Yndiara Asp ficou em 3º, com 54,35 pontos. Ambas skatistas estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como a jovem Isadora Pacheco, que terminou em 4º lugar com 53 pontos como melhor volta.
Street masculino
Com grandes esperanças para Paris 2024, o cearense Lucas Rabelo mostrou mais uma vez todo o seu potencial. O jovem liderou a disputa do início ao fim da competição, sendo muito superior aos outros sete competidores. A sua maior nota foi uma manobra espetacular que tirou 9,62 pontos, consolidando mais um título para ele no ano. Além do STU Open Skate Rio, Lucas foi ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior há poucos dias, na Colômbia, além de ter sido vice-campeão mundial. O restante do pódio foi preenchido pelo sul-mato-grossense Eduardo Neves (2º) e pelo gaúcho João Lucas Alves.
Street feminino
Com grande atuação e muito apoio da torcida, Rayssa Leal venceu o STU Open Skate Rio e fechou um ano espetacular em 2021. Além da medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, a maranhense venceu as etapas de Salt Lake City e Lake Havasu do Circuito Mundial de Street, além de ter sido vice-campeã mundial em Jacksonville em novembro e bronze em Roma, na Itália, no primeiro semestre.
A maior competidora de Rayssa foi a paulista Pâmela Rosa, disputando nota a nota até o final da competição. Ao todo, Rayssa somou 16,30 pontos com a sua melhor volta e as melhores manobras, enquanto Pâmela terminou com 15,56 pontos e cometeu muitos erros na tentativa de passar a jovem skatista. Fechando o pódio, a niteroiense Virginia Fortes Águas, de 18 anos, somou 12,53 pontos.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
__________________________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP