Stephen King: 5 adaptações do cinema inspiradas em seus livros
Menu & Busca
Stephen King: 5 adaptações do cinema inspiradas em seus livros

Stephen King: 5 adaptações do cinema inspiradas em seus livros

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Stephen King: 5 adaptações do cinema inspiradas em seus livros

Stephen Edwin King nasceu em 1947, é um escritor norte-americano, autor de narrativas de terror, principalmente. Contudo, ele também aborda suspense, ficção científica e fantasia. Já publicou 59 romances, dos quais em 7 deles, adotou o pseudônimo de Richard Bachman.

Tinha apenas dois anos quando foi abandonado pelo pai e passou a viver com a mãe e o irmão mais velho adotivo. Sua infância foi marcada por uma série de dificuldades financeiras e mudanças de casa em diferentes cidades. Há boatos de que a inspiração para suas criações perturbadoras foi um acidente presenciado ainda pequeno, onde um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado, porém o próprio autor nega ser esse o início de suas inspirações macabras. 

Em 1966, ingressou na Universidade do Maine, onde escrevia a coluna King’s Garbage Truck para o jornal estudantil. Também foi ali onde conheceu sua esposa, Tabitha Spruce, e casando em 1971. O período na faculdade inspirou muitas de suas histórias, como The Mangler e Roadwork.

Uma de suas primeiras ideias para um romance era sobre uma jovem com poderes psíquicos, mas King desistiu da ideia. Foi então que sua esposa resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever. Terminou o romance e o intitulou como Carrie, enviando-o para a editora de Doubleday. Ainda admitiu que, na época da morte de sua mãe, pouco antes do lançamento do livro, ele desenvolveu uma grave dependência por álcool durante mais de uma década. Também disse que o personagem Jack Torrance, de O Iluminado, foi baseado nele mesmo.

Alegou ter cortado o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980 e que está sóbrio desde então. Várias de suas histórias se popularizaram com adaptações para o cinema. Sendo assim, prepare a pipoca e acompanhe!

5 filmes que foram inspirados em livros de Stephen King

1. O Iluminado

o iluminado
O Iluminado, de Stephen King. | Foto: Reprodução.

Foi produzido em 1980, dirigido por Stanley Kubrick e coescrito com a romancista Diane Johnson. O filme foi baseado na obra The Shining, de 1977, e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall, Scatman Crothers e Danny Lloyd. O personagem principal é Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que aceita um cargo como cuidador de entressafra do isolado e histórico Overlook Hotel, no Colorado.

Durante o inverno, Jack ficou com sua esposa e seu filho Danny, que possui habilidades psíquicas que lhe permitem ver o passado horrível do hotel. O cozinheiro do hotel também possui essa capacidade e se comunica com Danny telepaticamente. O hotel teve um zelador no passado que enlouqueceu, matando sua família e depois a si mesmo. Após uma tempestade de inverno, a sanidade de Jack se deteriora devido à influência das forças sobrenaturais que habitam o hotel, colocando sua esposa e filho em perigo.

2. It – A Coisa

It – A Coisa
It – A Coisa, de King. | Foto: Reprodução.

O filme estreou em 2017 sob a direção de Andy Muschietti e teve uma continuação lançada no ano de 2019, porém, possui uma primeira versão de 1990, intitulada It – Uma obra-prima do medo. O enredo conta com Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly Marsh, pré-adolescentes, moradores da fictícia cidade de Derry, onde estão de férias e se deparam com um monstruoso ser, que reaparece a cada 27 anos para capturar crianças.

O “Clube dos Perdedores” investiga o passado da cidade e esbarra com a assustadora criatura chamada It, que aparece na forma de um palhaço chamado Pennywise. O grupo, então, faz uma promessa: enfrentar e destruir a coisa, caso um dia ela retorne. Passado mais um período de 27 anos, novamente crianças começam a desaparecer, um sinal que a criatura está de volta e a promessa tem que ser cumprida, fazendo com que o “Clube dos Perdedores” se reúna para destruir o palhaço de uma vez por todas. 

 3. Carrie

Stephen King
Carrie, de Stephen King. | Foto: Reprodução.

Foi lançado em 2013, dirigido por Kimberly Peirce e é a terceira adaptação cinematográfica do romance, anteriormente retratada em 1976 e 2002. Conta a história Carrie White, uma adolescente tímida, problemática e atormentada pelos colegas da escola que nunca compreenderam seu estranho comportamento. Além de sofrer maus-tratos em casa por sua mãe, Margaret White, profundamente religiosa e que a impede de levar uma vida como as garotas de sua idade.

Porém, Carrie guarda um grande segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Durante o baile de formatura, todos irão temer tal poder e ver seu lado demoníaco após uma brincadeira de mau gosto. 

4. O Nevoeiro

Stephen King livros
O Nevoeiro. | Foto: Reprodução.

Estreou em 2007 sob a direção de Frank Darabont. O enredo se passa após uma violenta tempestade, na qual David Drayton, um pintor e designer gráfico do estado de Maine, fica com o seu estúdio destruído por esse temporal. Na manhã seguinte, observa um estranho nevoeiro que vem das montanhas para perto de sua casa, mas não dá importância.

O personagem então decide ir até um mercado, mas o nevoeiro se apodera do local, e uma pessoa sinaliza que este pode ser mais perigoso do que todos pensavam. Os que tentaram sair do mercado foram misteriosamente mortos. Um grupo tentou achar uma saída, mas tentáculos entraram pela porta do armazém, ferindo e levando um dos funcionários.

Ao anoitecer, insetos e pássaros mutantes esbarram contra as janelas do mercado, estilhaçando-as e invadindo o espaço. No entanto, os reféns conseguem dominar as criaturas com fogo. Entre os reféns, está uma fanática religiosa, que acredita ser um canal direto de Deus, e que compara a situação à narração do livro bíblico do apocalipse, afirmando que o nevoeiro e as criaturas são uma manifestação da ira de Deus contra a ação dos humanos.  

5. Cemitério Maldito

Stephen King filmes
Cemitério Maldito. | Foto: Reprodução

A versão mais recente da releitura cinematográfica da obra de King foi lançada no ano de 2019 e dirigida por Dennis Widmyer e Kevin Kölsch. O filme é estrelado por Jason Clarke, Amy Seimetz e John Lithgow, e retrata a família Creed, que descobre um misterioso local na floresta atrás de sua nova casa no interior, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado utilizado para enterrar animais de estimação e no sepultamento de indígenas. Coisas macabras começam a acontecer e transformam o cotidiano dos moradores em um pesadelo.

Depois de conhecer as cinco narrativas de Stephen King que foram adaptadas para o cinema, acompanhe também pelos livros. Apesar de as adaptações fazerem sucesso, vale a pena conferir também na experiência literária essas obras de grande produção do autor.

_________________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas