Cinema: confira cinco filmes inspirados em peças teatrais
Menu & Busca
Cinema: confira cinco filmes inspirados em peças teatrais

Cinema: confira cinco filmes inspirados em peças teatrais

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Cinema: confira cinco filmes inspirados em peças teatrais

Os roteiros das encenações de peças teatrais ganharam adaptações no decorrer do tempo. Além do novo espaço e proposições das apresentações, começaram a ganhar mais atenção e, por isso, muitas narrativas ficaram famosas e até mesmo inspiraram enredos de filmes.

Na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C., a população louvava Dionísio (deus mitológico relacionado ao vinho, à fertilidade e à diversão) por meio de peças teatrais. Diferente de hoje, os espetáculos aconteciam em locais abertos e, para que a comemoração à divindade fizesse sentido, havia rituais e festas tradicionais da cultura grega. Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, as peças teatrais começaram a ocupar lugares fechados, as atuações se tornaram mais complexas e os espetáculos passaram a abordar sobre uma variedade de temas.

Confira 5 peças teatrais que inspiraram filmes

The Rocky Horror Picture Show (1975), de Jim Sharman

filmes
The Rocky Horror Picture Show (1975). | Foto: Reprodução.

O musical, baseado na peça de Richard O’Brien, conta a história de um casal, Brad Majors (Barry Bostwick) e Janet Weiss (Susan Sarandon), que descobre, em meio a uma tempestade, a mansão do cientista louco Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry). No interior do local, pessoas convivem num clima de Rock ‘n’ Roll e se tornam cada vez mais transparentes em relação aos seus planos: a criação de um homem forte chamado Rocky (Peter Hinwood).

Minha Mãe é uma Peça (2013), de André Pellenz

Minha Mãe é uma Peça
Minha Mãe é uma Peça. | Foto: Reprodução.

A obra, baseada na peça de Paulo Gustavo, mostra a vida de Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mãe divorciada, aposentada e superprotetora. Após conflitos com os filhos Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier), ela precisa lidar com o fato de que eles já não são mais crianças e que precisam de privacidade.

Fences (2016), de Denzel Washington – um dos filmes inspirados pelo teatro

filmes inspirados pelo teatro
Fences, longa inspirado na peça. | Foto: Reprodução.

O longa, inspirado na peça de August Wilson, retrata a vida de Troy Maxson (Denzel Washington), que mora com a esposa Rose (Viola Davis) e seu filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Aos 53 anos, ele sustenta sua família coletando lixo das ruas, luta para conseguir o posto de motorista de caminhão na empresa em que trabalha e ainda enfrenta conflitos com seu filho.

Moonlight (2016), de Barry Jankins

moonlight
Moonlight. | Foto: Reprodução.

O filme inspirado na peça In Moonlight Black Boys Look Blue, de Tarell Alvin McCraney, acompanha a vida turbulenta de Chiron desde a infância até sua vida adulta. O jovem afro-americano, desde pequeno, vive em um bairro violento de Miami e, enquanto isso, tenta encontrar seu lugar no mundo.

Prom (2020), de Ryan Murphy

melhores filmes
Prom. | Foto: Reprodução.

O longa, adaptação do musical de Chad Beguelin e Bob Martin, conta a história de Emma (Jo Ellen Pellman), uma adolescente que mora em uma cidade conservadora em Indiana, nos Estados Unidos, e está no último ano do ensino médio. Ela decide, então, levar sua namorada como acompanhante ao baile de formatura, mas sua escola não permite um casal de meninas no evento e, por isso, considera cancelar a festa. Mas, após um grupo de atores da Broadway ter acesso ao acontecimento pela internet, Emma consegue ajuda.

_____________________
Por Giovana Pavan – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas