Confira as 5 peças teatrais mais famosas da história
Menu & Busca
Confira as 5 peças teatrais mais famosas da história

Confira as 5 peças teatrais mais famosas da história

Home > Entretenimento > Cultura > Confira as 5 peças teatrais mais famosas da história

É muito provável que, em algum momento de sua vida, você já tenha se deparado com uma peça de teatro. Da tão conhecida Broadway até os mais simples de rua, passando por peças nas escolas, é quase improvável que em algum momento, não se tenha visto ou ouvido falar sobre elas.

Do século seis antes de Cristo, na Grécia, quando a imitação finalmente se consolidou como teatro até os tempos atuais, diversas peças foram escritas e encenadas. Algumas, dentre as demais, tiveram maior comoção no público e, dessa forma, conseguiram se eternizar e preencheram seu espaço dentro do mundo teatral. Por isso, aqui, estão cinco das peças mais famosas da história:

Peças teatrais mais famosas

1. O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd

O musical conta a história de uma jovem cantora chamada Christine Daaé, que se apresenta em um teatro supostamente assombrado por um misterioso fantasma. Apaixonado pela voz da jovem, o conhecido fantasma da ópera a sequestra e a mantém prisioneira, na tentativa de fazê-la o amar.

2. Romeu e Julieta, de William Shakespeare

Romeu e Julieta conta a trama de dois adolescentes perdidamente apaixonados, vítimas de um amor impossível e proibido pela rivalidade existente entre suas famílias. Condenados a um fim nefasto, o amor trágico entre os jovens marcou e ainda marca os palcos por onde passam e a vida de muitos que assistiram sua história.

3. Hairspray, John Waters

Inspirado no filme, o musical conta sobre uma garota chamada Tracy, que deseja entrar em um programa de TV de dança, The Collins Corny Show. A jovem, que está fora de todos os padrões estéticos impostos pela mídia, não só ingressa no programa como também começa um movimento em prol da inclusão de seus amigos negros no show, onde, até então, só havia brancos.

 4. Hamlet, de William Shakespeare

A peça conta a história de um homem e sua passagem por diversos sentimentos e questões imorais, transitando também pela loucura. A trama é sobre Hamlet, o príncipe da Dinamarca, e sua busca de vingança pela morte de seu pai, assassinado pelo próprio irmão, que se casa com a rainha para tomar o trono.

5. A Importância de Ser Prudente, de Oscar Wilde

Oscar Wilde estreou a peça em 1895, com personagens que usam de nomes inventados para se disfarçar e poder escapar da sociedade da época. A peça é sobre a fuga das aparências que rondam a vivência do século, fazendo uma sátira com o próprio nome da obra, que remete a honestidade – Prudente também é o nome do personagem principal – e o fato de que todos têm algo a se esconder.  

Bônus

Antígona, de Sófocles

Antígona se trata da continuação de Édipo Rei, onde depois dos acontecimentos da primeira peça, a tragédia se estende aos seus filhos. Marco do teatro, a dramática peça grega gira em torno de um eterno conflito entre as questões religiosas tradicionais, consciência individual e o poder do Homem.

______________________________
Por Camila Raad Attala – Fala! Mack

Tags mais acessadas