Startups, a indústria têxtil e a moda: entenda a ligação
Menu & Busca
Startups, a indústria têxtil e a moda: entenda a ligação

Startups, a indústria têxtil e a moda: entenda a ligação

Home > Notícias > Mercado > Startups, a indústria têxtil e a moda: entenda a ligação

A indústria têxtil acostumou-se por muito tempo a trabalhar de modo analógico. Porém, com as novas tecnologias, o mercado da moda ganhou novas ferramentas e formatos de trabalho, exemplificados pelo movimento no mundo das startups da área têxtil.

indústria têxtil
Startups e indústria têxtil. | Foto: Ian Deng (@iandall).

O mercado convencional tem como tradição histórica fazer os processos de forma manual, modelagens à mão e gestão sem recursos de softwares. Além do desejo em manter as tradições, em alguns momentos o pensamento “sempre foi assim e sempre será” fez com que as empresas continuassem em suas zonas de conforto.

Ser tradicional não significa ser ruim. Ao contrário, manter as tradições na moda proporciona à marca ou à empresa uma identidade única e com valor agregado. Entretanto, atualmente existem formas mais modernas, que oferecem melhor performance e experiência para os usuários e facilitam o trabalho durante a criação de diferentes tipos de coleção de moda. Diante disso, listamos três startups que estão revolucionando o mercado têxtil e chamando a atenção de algumas das principais e mais inovadores marcas do mercado. Confira a seguir:

1 – Molde.Me

A plataforma de moda Molde.Me é especializada em criação de modelagem para a indústria têxtil. O intuito é auxiliar o trabalho de modelistas e confecções na hora de criar moldes e encaixá-los com mais facilidade, precisão e economia. Durante a pandemia, a startup cresceu mais de 500% e captou investimentos com a Rede Anjos do Brasil.

A partir do estúdio de modelagem, a startup desenvolve ferramentas personalizadas e com medidas precisas para facilitar o desenvolvimento de moldes. É possível criar modelos únicos, adicionar margem de costura, inserir pences, calcular bainha e editar o que for necessário. Com poucos cliques na tela é possível fazer todas essas modificações de um modo fácil, prático e intuitivo.

Outras funções são disponibilizadas como: gradação e encaixe automáticos; planejamento de enfestos; digitalização de moldes em papel; aba disponível para desenhar e criar seus próprios moldes. Veja, clicando aqui, como a Molde.Me auxilia no planejamento de enfestos para corte em confecção.

2 – Etiqueta Certa

A startup Etiqueta Certa automatiza o processo de criação de etiquetas para a indústria têxtil, de acordo com o padrão estabelecido pelo InMetro. Sem dúvida, uma das especificações mais importantes para qualquer marca de moda e vestuário, tanto para o quesito de regras normativas do mercado, quanto para a identificação da marca que fez determinada peça.

A plataforma de moda já produziu mais de 20 mil etiquetas, atendeu mais de 45 clientes e tem mais de 35 cursos ministrados. Englobando toda a cadeia produtiva de moda, fiação e vestuário, serve produtores de diferentes portes e empresas nacionais e internacionais.

Criada com o intuito de atender regras contatadas na legislação, apresenta um sistema inteligente que automatiza o desenvolvimento das etiquetas conforme as regras e padrões impostos pelos órgãos reguladores, evitando que sua marca ou empresa seja multada ou advertida por problemas na etiqueta do produto. Clique aqui e veja como a startup funciona no mercado da moda!

3 – U.Mode

A U.Mode é uma plataforma de fashion PLM que digitaliza o ciclo de vida do produto e atualmente atende algumas das principais marcas do mercado da indústria têxtil. Mas afinal, o que significa fashion PLM e qual é a função dessa startup?

Basicamente, a U.Mode é responsável pelo gerenciamento completo de uma coleção de moda, além de ser uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira. Com a sua utilização, é possível aumentar a produtividade e a gestão de uma marca ou empresa em processos como: gestão de marca e coleção; controle de status do produto; ficha técnica on-line e padronizada; gestão de atividades e prazos; busca por novos fornecedores e informações sobre técnicas de moda.

Além disso, o sistema de gerenciamento de coleção de moda da U.Mode apresenta diversas vantagens como: atualização de versão simplificada direto nos servidores na nuvem; performance e escalabilidade dimensionados conforme o volume de dados e clientes; segurança dos dados e controle de acesso de qualquer lugar com conexão com a Internet e custo reduzido, não sendo necessário criar um parque de tecnologia dentro da empresa.

Recentemente, a startup U.Mode realizou uma captação financeira com a Rede Anjos do Brasil, além de outros empreendedores famosos no mercado que criaram e venderam algumas das principais startups do Brasil. Veja, clicando aqui, como a U.Mode pode facilitar o processo criativo de sua marca ou empresa!

_____________________________
Por Louise Diório – Fala! Mack

Tags mais acessadas