Simpsons previram o coronavírus? Entenda a polêmica e veja o episódio
Menu & Busca
Simpsons previram o coronavírus? Entenda a polêmica e veja o episódio

Simpsons previram o coronavírus? Entenda a polêmica e veja o episódio

Home > Cinema e Séries > Simpsons previram o coronavírus? Entenda a polêmica e veja o episódio

O episódio 21 da 4ª temporada de Os Simpsons, intitulado “Marge Vai Para a Cadeia”, mostra uma gripe asiática disseminada em Springfield e muitos internautas associaram o enredo do episódio à pandemia do novo coronavírus. Entenda o motivo e saiba o que é verdade e o que é fake news:

simpsons coronavirus
Simpsons podem ter previsto o novo coronavírus. | Foto: Reprodução.

Simpsons podem ter previsto o novo coronavírus em 1993

Há muito tempo Os Simpsons criaram fama de prever acontecimentos futuros. No Brasil, a animação adulta supostamente teria previsto a greve dos caminhoneiros, o preço alto do combustível, a lesão de Neymar na copa, além da vitória da Alemanha sobre o Brasil na copa de 2014.

As previsões nunca foram perfeitas e, apesar do seriado acertar os países que estariam na final da copa do mundo, errou a pontuação final. No seriado, a Alemanha vencia o Brasil por 2 X 1 e o placar real foi de 7 X 1.

Publicidade

Por conta da fama de previsões certeiras, também são espalhadas fake news sobre previsões feitas pelo programa. Em 1993, o episódio 21 da 4ª temporada de Os Simpsons teria previsto a pandemia do novo coronavírus. Entenda o caso:

Simpsons previram coronavírus? Veja verdades e fake news

O episódio “Marge Vai Para Cadeia”, de fato, mostra uma gripe provinda da Ásia e disseminada em Springfield com um rápido contágio. No entanto, no episódio, a gripe vinha do Japão, e não da China, e se chamava “Gripe de Osaka”.

Apesar de não retratar de fato o novo coronavírus, o episódio apresenta certas semelhanças com a situação em que estamos vivendo. Nele, o magnata Sr. Burns diz que não tem medo da doença pois possui uma câmara antigermes.

Publicidade

O dizer do personagem reflete a realidade da maioria dos membros da classe mais alta poder permanecer em quarentena em suas casas, enquanto muitos trabalhadores precisam continuar exercendo suas funções.

Essa doença não me assusta, eu construí uma câmara antigermes. Nem mesmo um micróbio pode entrar ou sair.

O episódio também mostra a população alarmada pedindo a cura da doença para o médico Julus Hibbert. O profissional da saúde no desenho responde que a única cura é descansar e ficar de cama, recomendação similar a da OMS para o novo coronavírus: aguardar 14 dias e esperar os sintomas passarem. Caso os sintomas persistirem, é importante procurar um médico.

A única cura é descansar e cama. Qualquer coisa que eu desse seria apenas um placebo.

Disse Dr. Julius Hibbert no episódio em questão

Durante o episódio, Ned Flanders também diz que seu filho está delirando de febre, um dos sintomas do novo coronavírus.

Apesar das semelhanças, imagens propagando fake news sobre Os Simpsons terem de fato prevido informações concretas sobre a pandemia como o nome “coronavírus” foram disseminadas na internet.

simpsons coronavírus
Imagem Fake News sobre Os Simpsons terem previsto coronavírus

O criador do episódio, Bill Oakley, repudiou a associação da animação de 1993 com a pandemia, dizendo que a teoria seria preconceituosa.

Eu acho isso nojento. Eu não gosto [que o episódio] seja usado para fins nefários. A ideia de alguém usar isso de maneira imprópria para fazer o coronavírus parecer uma conspiração asiática é terrível.

Disse Bill Oakley, de acordo com a Jovem Pan
Tags mais acessadas