Na última sexta-feira (25), o apresentador da Rede TV!, Sikêra Júnior, se envolveu em uma polêmica após uma declaração homofóbica. Sikêra chamou a comunidade LGBTQIA + de “raça desgraçada”.
“Vocês vão pagar com a justiça divina. Vocês não têm filhos. Vocês não reproduzem. Eu cheguei à seguinte conclusão: Vocês, da comunidade LGBT, precisam de tratamento. A gente está só engolindo essa raça desgraçada […] Vocês estão querendo acabar com a minha família e a família dos brasileiros”, afirmou o jornalista durante a exibição do Alerta Nacional.
A declaração de Sikêra Júnior estava relacionada à campanha do Burger King sobre a diversidade sexual, que se tornou alvo de críticas na web.
Repercussão da fala homofóbica de Sikêra Júnior
Após a fala homofóbica, Sikêra Júnior perdeu o patrocínio de empresas. Magazine Luiza, MRV Engenharia, TIM, Nivea e Ford foram algumas que manifestaram seu repúdio ao ato homofóbico.
“O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa Alerta Nacional, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”, publicou o Magazine Luiza.
A HapVida, maior operadora de planos de saúde do país, também anunciou o fim do patrocínio. “Não aceitamos qualquer forma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual.”
A Delinea Corpus se manifestou por meio de uma nota oficial no Instagram. “Reforçamos o nosso respeito à comunidade LGBTQI+, a Delinea Corpus apoia todo e qualquer tipo de afeto e amor. Retiramos todos os nossos anúncios vinculados a ele e ao programa.”
Nas redes sociais, diversos internautas levantaram a hashtag #DesmonetizaSikera. A mobilização exigia que o apresentador fosse culpado pelo crime que cometeu no programa e para que marcas parassem de anunciar o jornalista.
Na exibição do Brasil Urgente RN, Jacson Damasceno criticou os ataques de Sikêra Júnior à comunidade LGBTQIA +. Segundo o apresentador:
Quero deixar um recado ao Sikêra Júnior: O senhor é apresentador e eu também. O senhor pode ser milionário, mas nós temos responsabilidades iguais. […] Quem é você comparado a Paulo Gustavo? Quem é você comparado a Cássia Eller? Quem é você comparado a Clodovil? Quem é você comparado a Renato Russo? Quem é você comparado a Cazuza? E a tantos outros gays e lésbicas que orgulham e honram esse país. A sexualidade de uma pessoa não a diminui em nada. Quem é você, Sikêra Júnior?
O Ministério Público Federal pediu que Sikêra Júnior e Rede TV! sejam condenados por uma multa de R$ 10 milhões, uma indenização por danos morais coletivos em razão da fala homofóbica.
_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!