A história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Menu & Busca
A história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Home > Notícias > A história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Ter orgulho de quem você é. Não ter vergonha do que deseja. Não esconda sua forma de amar, mas mostre ao mundo. Essas são afirmações celebradas pela comunidade LGBTQIA + (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, pessoas intersexo, assexuados). No mês de junho, o orgulho LGBTQIA + é comemorado por marcas, instituições, emissoras de TV, clubes esportivos e muito mais. E hoje (28) comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +. Mas você conhece a história desta data? Sabe tudo o que aconteceu para que este dia fosse escolhido?

Dia internacional do Orgulho LGBTQIA+
Em 1969, a Rebelião de Stonewall foi o evento que motivou a criação do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +. | Foto: Montagem/Reprodução.

Sangue e orgulho: conheça a história do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Nas décadas de 50 e 60, a comunidade LGBTQIA + lutava contra um sistema jurídico discriminatório que não classificava as relações homoafetivas como atos de uma “conduta imoral”.

Assim, o bar Stonewall Inn, localizado em Nova York, acolhia gays, lésbicas e transexuais que não podiam estar presentes em outros locais da cidade.

No entanto, constantemente, policiais invadiam o estabelecimento para expulsar todos aqueles que eram considerados “criminosos”. Essa dura repressão policial atingia não só o Stonewall Inn, mas todos os bares que aceitavam a presença de pessoas LGBTQIA +.

dia internacional do orgulho lgbtqia+
O Stonewall Inn foi o local onde ocorreram os protestos a favor da comunidade LGBTQIA + nos Estados Unidos. | Foto: Montagem/Reprodução.

Porém, nas primeiras horas do dia 28 de junho de 1969, uma multidão de gays, lésbicas, travestis e drag queens decidiu reagir aos atos dos oficiais. Todos se reuniram ao lado de fora do Stonewall Inn e iniciaram protestos contra a violência que os frequentadores do bar sofriam e pelo fim da criminalização da diversidade.

Além disso, os manifestantes decidiram enfrentar a polícia de Nova York. Durante seis dias, ocorreu um conflito direto entre membros da comunidade LGBTQIA + e os oficiais da região. O episódio ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall.

O movimento histórico se tornou o “marco zero” da luta pela igualdade de direitos no século XX. Assim, em razão da coragem e da luta de milhares de pessoas, hoje é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +.

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas