sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCulturaQual a importância do esporte para a cultura norte-americana?

Qual a importância do esporte para a cultura norte-americana?

Como já é sabido por algumas pessoas, o esporte é levado muito a sério nos Estados Unidos e é incentivado desde que são pequenos e intensificado durante o ensino médio (High School, para eles). Mas por quê? É uma resposta bem simples de início: uma questão de saúde pública.

Importância do esporte para os EUA

Assim, os norte-americanos passam a levar bem a sério seus longos treinos dos times da escola, até porque muitos deles podem tornar esse talento uma carreira ou usá-lo como meio de conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade. Dessa forma, é possível perceber que eles são estimulados a praticar e assistir aos mais variados esportes, sendo os principais o basebol, o futebol americano, o basquete e o hóquei no gelo.

Mesmo quem escolhe a bolsa de estudos para seguir carreira pode acabar mudando de ideia, até porque alguns dos esportes, como o basquete, por exemplo, possuem um recrutamento de possíveis futuros jogadores da liga, chamado NBA Draft

NBA Draft
Candidatos ao NBA Draft. | Foto: Reprodução/NBA.

Diferentemente do que acontece no Brasil, é possível perceber também que, mesmo quem escolhe o esporte como carreira desde o ensino médio, tem que levar os estudos a sério, já que um dos requisitos para se manter no time é ter boas notas.

esporte eua
A bolsa esportiva exige que o candidato mantenha boas notas na escola. | Foto: Reprodução.

Ademais, o esporte nos Estados Unidos recebe muitos incentivos fiscais do governo, tendo, assim, maior investimento para crescer, treinar os atletas e transmitir as informações não só dos jogos, mas também de acompanhamento dos treinos e possíveis lesões.

Além disso, o esporte também ganha enormes transações financeiras do público e de patrocinadores, fazendo com que o consumo seja mais acessível e para o maior número de pessoas e, dessa forma, seja inserido tão intensamente na cultura norte-americana.

________________________________
Por Ana Beatriz Sanas Zamboni Fala! Universidade Federal do Pampa – RS