segunda-feira, 16 setembro, 24
HomeLifestyleSaiba por que shampoos veganos são bons para cabelos secos e oleosos

Saiba por que shampoos veganos são bons para cabelos secos e oleosos

Os produtos veganos estão dominando o mercado e não poderia ser diferente com o shampoo vegano. Isso porque esses cosméticos além de ajudarem com a preservação do meio ambiente, fazem muito bem para seu cabelo. Muitos, contudo, não compreendem a diferença entre shampoos veganos e os normais, além de terem ideias pré concebidas sobre esses produtos. Além disso, ainda há uma dúvida que permeia a mente de todos: shampoos veganos funcionam para todos os tipos de cabelo?

Pensando nisso, a seguir, explicaremos o que é shampoo vegano, as principais diferenças e seus benefícios para os cabelos, principalmente para cabelo seco e cabelo oleoso. Além disso, a Slow Beauty lhe mostrará as melhores opções do mercado para esse tipo de produto.

Saiba o que é shampoo vegano e confira alguns shampoos veganos para cabelo oleoso e cabelo seco.
Saiba o que é shampoo vegano e confira alguns shampoos veganos para cabelo oleoso e cabelo seco. | Foto: Pixabay.

O que é shampoo vegano?

O veganismo é uma luta que, a cada dia que passa, cresce em todo o mundo e por conta disso, produtos como shampoo vegano, maquiagem vegana, entre outros, surgiram no mercado. Os cosméticos veganos vieram para atender um público que se recusava a utilizar os produtos convencionais, além de adotarem para si uma causa política. Mas você sabe o porquê disso?

A luta vegana, ou veganismo, é um movimento social e político, que defende que todos os seres vivos têm direito à vida. Quando levantam essa bandeira, contudo, eles estão falando sobre os animais, que são abatidos e maltratados para que possamos consumir alguns tipos de produtos. Eles defendem que todos os animais merecem ter o direito de viver e viver bem, sem serem explorados ou mortos.

Sendo assim, os cosméticos veganos, como o shampoo vegano, é um produto livre de crueldade animal. Isso significa que em sua formulação não há ingredientes de origem animal. Entre os tipos de ingredientes que a indústria utiliza normalmente, mas os produtos veganos não estão o leite, o mel, a geleia real, a cera de abelha, entre outros. As empresas de produtos veganos, por sua vez, utilizam outros tipos de ingredientes em suas fórmulas, que podem ser químicos feitos em laboratório ou à base de plantas e frutas.

Os cosméticos veganos, principalmente os shampoos e condicionadores, além de serem vegan, são do tipo clean beauty. Ou seja, além de não utilizarem produtos de origem animal, eles evitam usar químicos poluentes em suas fórmulas e plástico em suas embalagens.

O que tem no shampoo vegano?

Qualquer produto vegano se caracteriza pela ausência de ingredientes de origem animal em sua fórmula. Sendo assim, um shampoo vegano pode ter qualquer tipo de ingrediente, menos produtos que sejam extraídos de seres vivos. Normalmente, suas formulações possuem plantas, raízes, sementes, frutas, entre outros ingredientes naturais.

Isso porque muitas marcas, além de se comprometerem com a causa vegana, se comprometem com o meio ambiente. Ao usar ingredientes como parabenos, eles estão poluindo as águas e desequilibrando o ecossistema. Sendo assim, as marcas veganas dão prioridade a fórmulas limpas, a famosa clean beauty. É preciso lembrar que ao afetar o meio ambiente, estamos afetando de maneira indireta os animais.

Os principais ativos presentes em shampoos veganos são: tamariliz, Bio Aceto Balsâmico, Defenscalp, melaleuca, chá verde, argan e óleo de linhaça. Além disso, é possível encontrar extrato de bambu e alguns tipos de flores, que agregam perfume às fórmulas.

Qual a diferença entre o shampoo vegano, o tradicional e o natural?

Uma das grandes dúvidas sobre o shampoo vegano é o que o diferencia dos demais, principalmente em relação aos shampoos naturais. Pois bem, um shampoo normal, ou seja, aquele sem nenhum tipo de especificação em sua fórmula, é feito à base de diversos ingredientes. Eles podem ser feitos de produtos animais, como leite e mel, podem ter químicos, além de ingredientes naturais, como plantas. Em geral, esses produtos fazem um mix de ingredientes.

O shampoo natural, por sua vez, é feito com, no mínimo, 95% de produtos naturais. Além disso, ingredientes químicos que sejam nocivos à natureza não podem ser encontrados em sua formulação. Outro ponto é que os ingredientes naturais podem ser de origem vegetal, animal e mineral, algo que não é permitido em produtos veganos. O shampoo natural pode ser testado em animais, uma vez que não se comprometem especificamente com a saúde dos bichos.

O shampoo vegano, por sua vez, se compromete com a causa animal. Em sua formulação não há nenhum ingrediente que seja extraído de animais. Além disso, as empresas não testam em animais e exigem que seus fornecedores também não testem. Esses produtos, contudo, não se comprometem com uma formulação limpa ou com ingredientes naturais. Sendo assim, é possível encontrar sulfato e parabeno, por exemplo, em fórmulas veganas.

Benefícios do shampoo vegano para cabelo seco e cabelo oleoso

Além da dúvida sobre as diferenças, outra questão que permeia nossa mente quando falamos em shampoo vegano é: esse produto funciona para o meu cabelo? Essa questão, no entanto, é ainda mais viva na mente daqueles que possuem cabelo seco ou cabelo oleoso.

Os shampoos veganos, entretanto, possuem ativos que auxiliam na hidratação e remoção da oleosidade. Por serem feitos a base de químicos e produtos naturais, suas formulações, assim como a de cosméticos convencionais, são pensadas para tratar seu cabelo. Um cabelo oleoso, por exemplo, poderá usar um produto a base de argan ou melaleuca, ingredientes que diminuem a oleosidade em seu couro cabeludo. Se o problema, no entanto, são cabelos secos, um shampoo e condicionador à base de manteiga de karité pode ser a solução.

Além disso, cada shampoo vegano funciona para um cabelo distinto, atendendo a todas as suas necessidades. É preciso, contudo, escolher o shampoo certo, assim como seria feito com um shampoo normal.

É possível destacar, no entanto, que um shampoo vegano, na maioria dos casos, fortalece os fios de seu cabelo e traz mais brilho que os convencionais. Além disso, usando esse produto, você está ajudando os animais e, muitas vezes, o próprio meio ambiente.

Shampoo vegano para cabelos secos e cabelos oleosos

Agora que você já sabe o que é um shampoo vegano, do que é feito e seus benefícios para cabelo seco e oleoso, está na hora de conferir alguns para comprar! A Slow Beauty é uma loja de produtos veganos, focada no mercado de cosméticos veganos. Vendendo diversas marcas, eles atendem a todas as suas necessidades, inclusive as de seu cabelo.

Shampoos veganos para cabelos oleosos

O cabelo oleoso possui um aspecto sujo e gorduroso. A raiz, contudo, é a região mais afetada, enquanto as pontas são mais secas. Além disso, possui um aspecto pesado e pode causar coceiras no couro cabeludo, além de descamação. É comum associar cabelos oleosos a caspa e outros tipos de descamação.

Para ajudar a tratar e cuidar de um cabelo oleoso, é preciso escolher o shampoo vegano ideal, assim como seria o caso para a compra de um cosmético convencional. Um dos produtos vendidos pela Slow Beauty e que podem ajudar é o Shampoo de Menta Purificante da marca LCS. Em sua formulação encontra-se óleo de menta, óleo de gengibre, óleo de lemongrass, Panthenol, extrato de chá verde e extrato de alecrim.

Agora, para aqueles que buscam um shampoo vegano para cabelo oleoso para usar no dia a dia, a B.o.b tem a solução. Seu Shampoo Em Barra Purificante, de uso diário, serve para controlar a oleosidade de seus fios. Seus principais ingredientes são argila verde, óleo de palmiste e óleos essenciais de alecrim, menta e capim-limão.O produto é perfeito para limpar e refrescar o couro cabeludo.

Shampoos veganos para cabelos secos

Um cabelo seco é diferente de um cabelo ressecado. Isso porque o cabelo seco é naturalmente seco, com pouca hidratação. Pois as glândulas sebáceas não produzem tanta oleosidade quanto deveria. Eles são caracterizados com cabelos volumosos, com frizz e opacos. O cabelo ressecado, por sua vez, sofreu com algum processo que o danificou.

Para cuidar de um cabelo seco é preciso escolher um shampoo vegano que irá auxiliar com a hidratação constante das madeixas. Um exemplo é o Shampoo Para Seco da Raiz As Ponta, da marca C/ALMA. Ele restaura a fibra dos cabelos e realiza uma hidratação profunda, dando brilho e maciez para os cabelos. O produto é de uso diário.

Além desse, o Shampoo Regenerador Maria da Selva, da marca Cativa, é uma ótima opção para cabelo seco. Isso porque esse shampoo vegano é feito de mulateiro, gerânio, tea tree, coco, jasmim manga, gardênia, damasco, lavanda, maçã baunilha, hibisco, cravo, angélica, laranja doce, gengibre e cardamomo. Todos esses ingredientes, combinados, garantem uma limpeza suave, que nutrem e hidratam os fios das pontas à raiz.

Agora que você já sabe o que shampoo vegano e quais os benefícios para cabelo seco e cabelo oleoso, corra para a Slow Beauty e garanta o melhor para suas madeixas.

_________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS