Maquiagem vegana: Confira as principais marcas do mercado
Menu & Busca
Maquiagem vegana: Confira as principais marcas do mercado

Maquiagem vegana: Confira as principais marcas do mercado

Home > Lifestyle > Maquiagem vegana: Confira as principais marcas do mercado

Nos últimos anos, a busca por maquiagem vegana cresceu. Isso porque as pessoas, a cada dia que passa, se preocupam mais com questões animais e ambientais. Além disso, o cosmético vegano representa menos risco à saúde de nossa pele, a partir do momento que são feitos, em sua maioria, de ingredientes naturais. A grande questão, contudo, é o que são maquiagens veganas e o que as difere dos cosméticos normais?

Pensando nisso, a seguir, explicamos o que é maquiagem vegana, como são feitas e o que as difere das maquiagens normais. Além disso, listamos algumas marcas veganas, que todos que estão se interessando por produtos veganos devem conhecer.

Saiba o que é maquiagem vegana e confira 5 marcas veganas de cosméticos.
Saiba o que é maquiagem vegana e confira 5 marcas veganas de cosméticos. | Foto: Getty Images.

O que é maquiagem vegana?

Se você é uma pessoa ativa na internet, com certeza já ouviu o termo maquiagem vegana. Além dele, outros termos muito comuns entre as blogueiras são cosméticos, marcas veganas e clean beauty. Por mais que muito se fale sobre eles na web, são poucas pessoas que sabem o significado dessas palavras.

Pois bem, antes de compreender o que é maquiagem vegana, é preciso entender o conceito de veganismo. Isso porque esses produtos se originam desse movimento. Sendo assim, o veganismo é um movimento social que tem por objetivo a defesa dos animais, partindo do princípio que todos os seres vivos possuem direito à vida. Desta forma, o movimento vegano é contra a matança e a crueldade animal, defendendo o consumo de produtos livres de animais e ingredientes de origem.

Veganos cortam de sua dieta carnes de animais, independentemente da espécie, além de derivados, como laticínios, ovos, entre outros. Além disso, essas pessoas não consomem produtos que sejam feitos ou tenham em sua composição, qualquer ingrediente de origem animal. Por exemplo, cosméticos, roupas, remédios, móveis, entre outros tipos.

Sendo assim, uma maquiagem vegana é um produto de beleza, podendo ser sombras, batons, entre outros que não possuem ingredientes de origem animal. Esse tipo de cosmético vegano é feito para todos que tenham interesse em consumi-lo, não somente pessoas do movimento vegano. É preciso considerar, no entanto, que esses produtos só surgem pela demanda dessas pessoas.

Além disso, a maquiagem pode ser, além de vegana, cruelty free, quando o produto não é testado em animais. No Brasil, existem marcas que apostam em ambos os tipos de produtos. É preciso frisar, entretanto, que nem todos os produtos cruelty free são veganos, mas todos os produtos veganos são cruelty free.

Do que é feita a maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é feita de ingredientes feitos em laboratório, ou seja, químicos, à base de plantas ou um misto de ambos. O que torna esse cosmético vegano é a falta de produtos de origem animal em sua formulação, sendo assim, qualquer outro ingrediente que os substitua podem constituir sua fórmula.

É preciso se atentar, entretanto, no que está nessa fórmula, uma vez que existem produtos químicos que são nocivos à saúde dos seres humanos. Além disso, alguns podem causar alergias na maioria das pessoas, impossibilitando o uso da maquiagem por muitos. Por isso, além de uma fórmula limpa de produtos animais, deve ser uma fórmula inteligente e feita com ingredientes que não sejam prejudiciais.

Entre os ingredientes mais comuns nas maquiagens veganas estão o óleo de coco, frutas, minérios, sementes como amêndoas e urucum, manteiga de cacau, espirulina e carvão vegetal.

Qual a diferença entre maquiagem normal e maquiagem vegana

Como já foi dito, o que diferencia uma maquiagem vegana de uma normal são os ingredientes de origem animal. A indústria de cosméticos, atualmente, utiliza ingredientes como cera de abelha, mel, colágeno, gordura animal, geleia real, almíscar, esqualeno, entre tantos outros. A lista é enorme e representa riscos à vida animal, ao meio ambiente e, até mesmo, à saúde humana.

Os cosméticos veganos, entretanto, apresentam alternativas para esses produtos, em sua maior parte de origem natural. Por exemplo, em uma maquiagem vegana é possível encontrar ingredientes como algas e proteínas da soja, para substituir o colágeno; manteiga de cacau e manteiga de karité, para substituir a cera de abelha; aloe vera pura, para substituir o mel; óleo de coco, para substituir o esqualeno; entre outros.

Além disso, a maquiagem vegana não utiliza produtos de origem animal, plásticos e materiais não degradáveis em suas embalagens. Nesses casos, as marcas veganas buscam alternativas como plástico biodegradável, papel reciclado, entre outros.

5 marcas de maquiagem vegana disponíveis no mercado

Agora que já sabe o que é maquiagem vegana, quais as diferenças entre elas e as maquiagens normais, além de compreender do que são feitas. Está na hora de conhecer algumas marcas veganas que, nos últimos anos, investem em clean beauty e abandonaram, de vez, o uso de ingredientes de origem animal.

A seguir, serão citadas 5 marcas nacionais e de fora, mas que estão à venda no mercado brasileiro de cosméticos veganos.

BAIMS

A BAIMS é uma marca de maquiagem vegana alemã, mas que possui sede no Brasil, e que produz diversos tipos de produtos. A marca vegana oferece bases, BB cream, rímel, sombras, entre outros tipos de produtos, todos livres de ingredientes de origem animal. Além disso, a empresa investe em embalagens sustentáveis, cooperando com o meio ambiente.

Na Slow Beauty, é possível encontrar os melhores produtos de maquiagem vegana da marca. Entre os destaques está a base Foundation Excellente Skin. De cobertura média, com acabamento luminoso, a base está disponível em 8 tons diferentes, além de ser uma maquiagem vegana e orgânica, feita apenas com ingredientes naturais. Ela possui propriedade anti-inflamatória e é feita com os seguintes ingredientes: amêndoa doce, jojoba e babaçu.

Além dessa base, outro destaque é o rímel All In One Baims. Feito de sálvia e óleo de buriti, a máscara alonga e cuida de seus cílios, além de fortalecê-los. De acordo com a marca, basta apenas uma aplicação para perceber a diferença no tamanho dos cílios.

Bioart

A Bioart é uma marca pioneira e única de maquiagem vegana. A empresa é brasileira e surgiu a partir de três motivações: cuidar de peles sensíveis, cuidar do meio ambiente e cuidar dos animais. Isso porque a fundadora, Soraia Zonta, buscava por produtos que tratassem sua pele, que sofria com dermatites, que fosse ecológica e que não agredisse, de forma alguma, os animais.

Na Slow Beauty, é possível encontrar os melhores produtos da marca e pelo melhor custo. Um dos melhores produtos da marca vegana é sua sombra de olhos. A Sombra Bionutritiva Azul é um produto único, criação de uma das principais marcas veganas no País. Feita com argila, mica mineral e tapioca, a sombra cuida da pele das pálpebras, dando firmeza para elas. Além disso, o produto possui um efeito natural, uma vez que a sombra imita a textura da pele.

Além da sobra, a maquiagem vegana de destaque dessa marca é seu Corretivo Bionutritivo. Com textura aveludada e efeito matte, o corretivo ajuda a preencher linhas finas, nutre a pele, além de ajudar com a prevenção solar. O produto possui argila, Vitamina C, Vitamina E e zemea, ajudando com a hidratação da pele.

Happin Beauty

A Happin Beauty é uma das marcas veganas de maior sucesso do País. A marca possui uma linha completa de maquiagem vegana, desde batons e sombras. Entre os maiores sucessos está o corretivo Glow Effect, disponível em vários tons, ideal para quem deseja cobrir e iluminar a pele. A embalagem é moderna e é perfeita para carregar na bolsa.

Além disso, a marca é conhecida por seus batons, principalmente pelos tons vermelhos. Um exemplo é Red Apple, da linha GOOD2YOU. Com uma textura aveludada, efeito matte e de longa duração, o batom possui ingredientes que ajudam a manter os lábios hidratados e bem cuidados. Ele é feito com óleo de castanhas do Pará, óleo de hortelã pimenta, manteiga de murumuru e Vitamina E.

Care Natural Beauty

A Care Natural Beauty é uma das principais marcas de maquiagem vegana do Brasil. Ela está entre as marcas veganas mais completas, com diversos produtos, em diversos tons e cores. Na Slow Beauty, é possível adquirir os principais produtos da linha, como os batons, os blushes, o iluminador, além de produtos de cuidado com a pele.

A maquiagem vegana da marca que se destaca é o Duo Blush, nas cores Radiant Pink e Sparkeling Peach. Feitos à base de ácido hialurônico vegetal, esqualano de oliva, açaí e pracaxi, ele mantém a pele hidratada, dando brilho e viço ao local de aplicação. Além disso, os tons são naturais e o produto é fácil de aplicar.

Outro produto que se destaca é o Sérum Iluminador, que possui um tom rosado perolado. Ele deixa a pele hidratada e traz brilho para sua maquiagem. Ele é feito de rosa mosqueta, Vitamina E, esqualeno de oliva, ácido hialurônico vegetal, argila rosa e branca, lavanda e alecrim.

KUNST Cosmetics

A KUNST é uma marca de maquiagem vegana e cruelty free certificada que, além disso, investe em produtos livres de parabenos e outros químicos. A marca possui diversos produtos, entre eles sombras para os olhos e rímel. Inclusive, esses são seus principais produtos.

A Sombra em Bastão possui uma fórmula especial, que torna o produto refrescante e de longa duração. Ela serve para iluminar, além de esfumar muito fácil, garantindo um efeito smoky eyes. Além disso, a linha possui cores intensas e vibrantes com partículas de brilho.

Outro produto é a Máscara de Cílios London, que possui longa duração, deixa os cílios longos e encorpados, além de tratá-los. Em sua fórmula estão presentes os seguintes ingredientes: cera de carnaúba, extratos de bambu, pantenol e tocoferol.

Então, agora que você já sabe tudo sobre maquiagem vegana e conferiu as principais marcas de cosmético vegano, corra e garanta os seus produtos!

__________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas