Ilha de Lesbos: Tudo o que você precisa saber sobre o local
Menu & Busca
Ilha de Lesbos: Tudo o que você precisa saber sobre o local

Ilha de Lesbos: Tudo o que você precisa saber sobre o local

Home > Entretenimento > Cultura > Ilha de Lesbos: Tudo o que você precisa saber sobre o local

A Ilha de Lesbos é uma ilha grega, muito ligada à sua história e com costumes únicos. Além disso, o local possui forte influência em nosso mundo, mesmo que muitos de nós não saibamos. Dito isso, a seguir, confira a história e as principais curiosidades sobre a Ilha de Lesbos.

Curiosidades sobre a Ilha de Lesbos

O local deu origem ao termo lésbica

É por causa dela que usamos a expressão lésbica, que originalmente refere-se a “alguém de Lesbos”.

Localização geográfica

A ilha de Lesbos é um território grego.
A ilha é um território grego. | Foto: Reprodução.

Situada próximo ao Mar Egeu, na Grécia, a Ilha de Lesbos é a terceira maior ilha grega e a sétima maior de todo o Mediterrâneo.

História

Lesbos foi colonizada pelos Eólios, um dos quatro grandes grupos das tribos gregas descendentes de Eólio, filho de Heleno e neto de Deucalião. O primeiro rei da ilha foi Lesbo, filho de Lapita (rei da Tessália) e neto de Eólio. Lesbo, por ordem de um oráculo, exilou-se na Ilha de Lesbos, onde casou com Methyman, filha de Macaréu, o rei local. A partir de então, a ilha foi chamada de Lesbos em sua honra.

Ilha da poeta Safo

Uma das poetizas mais famosas da Grécia Antiga é Safo.
Uma das poetizas mais famosas da Grécia Antiga é Safo. | Foto: Reprodução.

Safo viveu no século 6 a.C, na ilha grega de Lesbos, é uma das poucas poetas citadas até hoje, conhecida por escrever sobre o desejo por mulheres e homens, também popularizou a ideia do sofrimento, amor romântico e erotismo. Ela revolucionou a visão grega do comportamento feminino, dando origem aos termos lesbianismo e safismo.

Fundadora da primeira academia de mulheres, lá ela ensinava música, dança e poesia. Foi um marco na sociedade grega como uma luta pelos direitos das mulheres contra o machismo.

Sociedade liberal

Por incrível que pareça, há mais de 2.000 anos atrás, a homossexualidade já era vista com naturalidade pela sociedade da ilha.

Berço de personalidades

Foi o berço de várias personalidades importantes da cultura helenística, entre eles os poetas e cantores Arion e Terpandro, o filósofo Teofrasto e o poeta Alceu, cujas obras estão ligadas aos primórdios do lirismo grego.

________________________________________________________

Por Kauane dos Santos Rezende – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas