Desodorante Vegano: Conheça as principais marcas do Brasil
Menu & Busca
Desodorante Vegano: Conheça as principais marcas do Brasil

Desodorante Vegano: Conheça as principais marcas do Brasil

Home > Lifestyle > Desodorante Vegano: Conheça as principais marcas do Brasil

Os produtos veganos estão dominando o mercado e não poderia ser diferente com o desodorante vegano. Isso porque esses cosméticos, além de ajudarem com a preservação do meio ambiente, fazem muito bem para a saúde de suas axilas. Muitos, contudo, não compreendem a diferença entre desodorantes veganos e os normais, além de terem ideias pré-concebidas sobre esses produtos.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos o que é desodorante vegano, as principais diferenças e seus benefícios para a pele de sua axila. Além disso, a Slow Beauty lhe mostrará as melhores marcas veganas do mercado para esse tipo de produto.

Saiba o que é desodorante vegano e quais as principais marcas veganas do mercado.
Saiba o que é desodorante vegano e quais as principais marcas veganas do mercado. | Foto: Pixabay.

O que é desodorante vegano?

O veganismo é uma luta que, a cada dia que passa, cresce em todo o mundo e por conta disso, produtos como desodorante, maquiagem vegana, entre outros, surgiram no mercado. Os cosméticos veganos vieram para atender um público que se recusava a utilizar os produtos convencionais, além de adotarem para si uma causa política. Mas você sabe o porquê disso?

A luta vegana, ou veganismo, é um movimento social e político, que defende que todos os seres vivos têm direito à vida. Quando levantam essa bandeira, contudo, eles estão falando sobre os animais, que são abatidos e maltratados para que possamos consumir alguns tipos de produtos. Eles defendem que todos os animais merecem ter o direito de viver e viver bem, sem serem explorados ou mortos.

Sendo assim, os cosméticos veganos, como o desodorante vegano, é um produto livre de crueldade animal. Isso significa que, em sua formulação, não há ingredientes de origem animal. Entre os tipos de ingredientes que a indústria utiliza normalmente estão o leite, o mel, a geleia real, a cera de abelha, entre outros. As empresas de produtos veganos, por sua vez, utilizam outros tipos de ingredientes em suas fórmulas, que podem ser químicos feitos em laboratório ou à base de plantas e frutas.

Os cosméticos veganos, principalmente os shampoos e condicionadores, além de serem vegan, são do tipo clean beauty. Ou seja, além de não utilizarem produtos de origem animal, eles evitam usar químicos poluentes em suas fórmulas e plástico em suas embalagens.

O que tem no desodorante vegano?

Qualquer produto vegano se caracteriza pela ausência de ingredientes de origem animal em sua fórmula. Sendo assim, um desodorante vegano pode ter qualquer tipo de ingrediente, menos produtos que sejam extraídos de seres vivos. Normalmente, suas formulações possuem plantas, raízes, sementes, frutas, entre outros ingredientes naturais.

Isso porque muitas marcas, além de se comprometerem com a causa vegana, se comprometem com o meio ambiente. Ao usar ingredientes como alumínio e parabenos, eles estão poluindo as águas e desequilibrando o ecossistema. Sendo assim, as marcas veganas dão prioridade a fórmulas limpas, a famosa clean beauty. É preciso lembrar que ao afetar o meio ambiente, estamos afetando de maneira indireta os animais.

Os principais ativos presentes em desodorantes veganos são: óleo de coco, óleo essencial de lavanda, manteiga vegetal, manteiga de karité, óleo de Vitamina E, óleo essencial de cravo, manteiga de cacau, óleo essencial de capim-limão e óleo essencial de melaleuca.

Qual a diferença entre o desodorante vegano, o tradicional e o natural?

Uma das grandes dúvidas sobre o desodorante vegano é o que o diferencia dos demais, principalmente em relação aos desodorantes naturais. Pois bem, um desodorante normal, ou seja, aquele sem nenhum tipo de especificação em sua fórmula, é feito à base de diversos ingredientes. Eles podem ser feitos de produtos animais, como leite, manteiga animal e mel, podem ter químicos, além de ingredientes naturais, como plantas. Em geral, esses produtos fazem um mix de ingredientes.

O desodorante natural, por sua vez, é feito com, no mínimo, 95% de produtos naturais. Além disso, ingredientes químicos que sejam nocivos à natureza não podem ser encontrados em sua formulação. Outro ponto é que os ingredientes naturais podem ser de origem vegetal, animal e mineral, algo que não é permitido em produtos veganos. O desodorante natural pode ser testado em animais, uma vez que as marcas não se comprometem especificamente com a saúde dos bichos.

O desodorante vegano, por sua vez, se compromete com a causa animal. Em sua formulação não há nenhum ingrediente que seja extraído de animais. Além disso, as empresas não testam em animais e exigem que seus fornecedores também não testem. Esses produtos, contudo, não se comprometem com uma formulação limpa ou com ingredientes naturais. Sendo assim, é possível encontrar alumínio, triclosan, propilenoglicol e parabeno, por exemplo, em fórmulas veganas.

Benefícios do desodorante vegano

O desodorante vegano possui diversos benefícios, principalmente para aqueles que defendem a causa animal. Isso porque esse produto não usa ingredientes de origem animal em suas fórmulas, em suas embalagens e em outros itens que envolvem a fabricação e comercialização do produto.

Além disso, o desodorante vegano, em sua maioria, faz muito bem para a pele. É preciso, contudo, que além de vegano, ele seja natural. Pois ingredientes químicos, como perfume ou álcool, podem fazer mal a saúde de suas axilas. Os desodorantes veganos e naturais são feitos de plantas e minérios, que não agridem o meio ambiente e tratam de sua pele, sem reações adversas.

Além disso, esses desodorantes são mais hidratantes, uma vez que as marcas veganas precisam investir em ingredientes que substituam os de origem animal. Na maioria dos casos, eles investem em combinações de óleos e manteigas vegetais para compensar a formulação.

As 5 principais marcas de desodorante vegano no mercado

Agora que você já sabe o que é um desodorante vegano, do que é feito e seus benefícios para, está na hora de conferir as principais marcas veganas e comprar a sua! A Slow Beauty é uma loja de produtos veganos, focada no mercado de cosméticos veganos.

Alva

A Alva é uma marca de desodorante vegano que vem se destacando no mercado nacional e internacional. De origem alemã, a empresa fabrica produtos a base de cristais e minerais, garantindo que a formulação não danifique sua pele e o meio ambiente.

Um dos principais destaques da marca, que está disponível na Slow Beauty, é o Desodorante Stick Cristal Sensitive. Esse é um desodorante vegano em pedra, formulado com minerais que matam as bactérias causadoras do mau odor. Além disso, esse desodorante ajuda a regular a transpiração, evitando as famosas marcas de suor debaixo do braço.

Outro produto que merece destaque, dessa que é uma das marcas veganas de desodorante mais famosa, é o Desodorante Stone Cristal Sensitive. Feito com cristal de alúmen de potássio, ele elimina as bactérias das axilas e equilibra o pH da região.

Lafes

A Lafes é uma das marcas veganas mais reconhecidas do mercado, isso porque seu desodorante vegano é um dos melhores. Além disso, a marca foi uma das primeiras a testar cristais como um método antibactericida em desodorantes e antitranspirantes.

A marca possui um produto em spray, perfeito para quem deseja algo refrescante e prático. O Desodorante Natural Spray Com Aloe Vera é feito com ingredientes 100% naturais, que ajudam com o combate ao mal odor. Em sua fórmula é possível encontrar aloe vera, sais minerais e água. Além disso, é livre de qualquer tipo de químico nocivo ao meio ambiente e à pele humana.

Sua versão mais popular, contudo, é o Desodorante Natural Roll-On Fresh, que combate o mau odor e, além disso, é ideal para carregar na bolsa. Ele possui 72% de ingredientes orgânicos, é livre de ingredientes nocivos e cuida de sua pele e do meio ambiente.

Ares de Mato

A Ares de Mato é uma marca vegana brasileira, que possui uma linha completa de produtos veganos. Eles possuem desde maquiagens até desodorantes corporais, que cuidam de você, dos animais e do meio ambiente. Além de vegana, a empresa investe em produtos 100% naturais e orgânicos.

O desodorante vegano da Ares de Mato é o Desodorante Natural, feito à base de enzimas naturais de leveduras, ésteres de citrato, amido de milho, extrato de bambu e uma combinação de óleos essenciais. Ele combate o mau odor, hidrata a pele e controla a produção de suor.

Além disso, ele possui melaleuca, um óleo que refresca, ajuda a uniformizar o tom da pele e possui ação fungicida, evitando infecções fúngicas na região.

Twoone Onetwo

A Twoone Onetwo é uma marca de produtos veganos e orgânicos, feitos com ingredientes 100% naturais e livres de crueldade animal. A empresa possui uma linha de cosméticos veganos completa, com esmaltes, shampoos, desodorantes e muito mais.

Entre os desodorantes vendidos pela marca e disponíveis na Slow Beauty, o destaque vai para o Desodorante Natural Vegano. Feito com óleo essencial de hortelã pimenta, óleo essencial de capim-limão, melaleuca, óleo essencial de cravo, éster de xilitol, óleo de girassol, glicerina vegetal e óleo de alecrim. O produto oferece secagem rápida, refrescância e a eliminação de odores ruins.

Cativa

A Cativa Natureza é uma marca brasileira de produtos veganos, que possui linhas completas para cuidados com a pele, com o corpo e até mesmo para a mente. Seus produtos são veganos e feitos à base de plantas, garantindo a preservação ambiental e a saúde dos usuários.

Entre os desodorantes veganos mais populares está o Desodorante Spray Salvia, que também possui uma versão em aloe vera. Sua composição é uma mistura de extratos, entre eles sálvia, neen, tea tree, cipreste, patchouli, cravo, alecrim e hamamélis. Ele refresca a pele, elimina os maus odores e possui ação antisséptica.

Para quem gosta de desodorante vegano roll-on, a Cativa possui a opção Desodorante Roll-On Salvia, com formulação idêntica ao spray. Esse produto é perfeito para carregar na bolsa e usar em qualquer lugar.

Agora que já sabe o que é desodorante vegano, quais são seus benefícios e as melhores marcas veganas, corra na Slow Beauty e compre o seu!

_________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas