quinta-feira, 28 março, 24
HomeEsporteSenegal: A superação da seleção que chegou a um novo patamar

Senegal: A superação da seleção que chegou a um novo patamar

Se há uma palavra que pode definir a trajetória do Senegal na história da Copa da África, esta se chama superação. Com toques de dramaticidade, a seleção conquistou seu primeiro título após ter amargurado por duas vezes o vice-campeonato, em 2002 e em 2019. A seguir, relembre a campanha do time da competição e toda sua trajetória no futebol.

O Senegal vence a Copa África e evolui como time.
O Senegal vence a Copa África e evolui como time. | Foto: Reprodução.

Senegal se supera e é o grande campeão da Copa Africana de Nações

Em ambas as edições, estava presente o atual treinador da equipe, Aliou Cissé, que na primeira ocasião era jogador e, na segunda, já treinava o time. Em 2022, o ano de sua redenção, foi ele quem gerenciou o grupo que passou por algumas dificuldades antes da tão sonhada conquista. Houve, por exemplo, um surto interno de Covid-19 em que 11 dos 28 jogadores foram detectados com o vírus, algo capaz de abalar qualquer planejamento de uma comissão técnica.

Apesar dos desafios, a seleção senegalesa os superou, classificou-se como primeira do grupo e chegou a mais uma final, após 3 empates e 3 vitórias. No jogo da decisão, um detalhe ocorrido logo nos primeiros minutos de jogo poderia ter feito muita falta: uma cobrança de pênalti desperdiçada por Mané, o craque do time. Contudo, por ironia do destino, a partida terminou empatada, a decisão foi para os pênaltis e quem ficou encarregado de realizar a última cobrança foi justamente ele, Sadio Mané. Dessa vez o camisa 10 não desperdiçou a chance que teve, fez o gol e garantiu a festa nas ruas de Senegal. A euforia foi tanta que, no dia seguinte, foi decretado feriado nacional.

Essa conquista histórica premia uma incrível geração de grandes talentos que vem fazendo história por ultrapassar algumas barreiras. Além de a seleção agora poder dizer que é, enfim, campeã da África, lembremos do grande feito de Édouard Mendy, que no início deste ano se tornou o primeiro goleiro africano a ser eleito melhor do mundo em sua posição. E não para por aí! Para coroar o título e o excelente momento dessa equipe, nada melhor do que a notícia de que o Senegal obteve a sua melhor colocação da história no ranking da FIFA. Nesta quinta-feira (10), foi divulgado que o país está na 18ª colocação.

________________________________________________

Por Leonardo Novaes – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS