sexta-feira, 19 abril, 24
HomeEsporteSenegal é campeão da Copa Africana de Nações pela primeira vez

Senegal é campeão da Copa Africana de Nações pela primeira vez

A equipe do craque Sadio Mané derrotou o Egito na final nos pênaltis

Jogadores de Senegal comemorando o título da Copa Africana de Nações.
Jogadores de Senegal comemorando o título da Copa Africana de Nações. | Foto: AFP.

No último domingo (6), Senegal se tornou o campeão da Copa Africana de Nações, na final disputada no Estádio Olembe, em Camarões. O título foi decidido nas cobranças de pênaltis após Senegal e Egito empatarem o duelo em 0x0. A próxima edição do torneio acontecerá em 2023 e terá a Costa do Marfim como sede.

A campanha de Senegal na Copa Africana de Nações

A Seleção Senegalesa estava situada no grupo B da Copa Africana de Nações, ao lado de Guiné, Maláui e Zimbábue. Na estreia, os senegaleses venceram apenas por 1×0, em pênalti convertido pelo craque Sadio Mané aos 52 minutos do 2º tempo. Contra Guiné e Malauí, duas partidas complicadas e dois empates por 0x0 colocaram a equipe na liderança do grupo, mesmo com um futebol não tão convincente.

Nas oitavas de final, importante vitória sobre Cabo Verde por 2×0, com gols de Mané e Bamba Dieng. Na fase seguinte, Senegal derrotou a surpreendente Guiné Equatorial pelo placar de 3×1, gols feitos por Famara Diédhiou, Cheikhou Kouyaté e Ismaïla Sarr. Por fim, a classificação para a final veio com uma vitória sobre a boa seleção de Burkina Faso, também por 3×1, com gols marcados por Abdou Diallo, Idrissa Gueye e por Mané.

Escalação titular de Senegal na final.
Escalação titular de Senegal na final. | Foto: Reprodução.

A decisão

A grande final da Copa Africana de Nações começou bastante movimentada, com um pênalti sofrido por Sadio Mané logo aos três minutos de jogo. O craque bateu, mas o goleiro egípcio Gabaski fez uma bela defesa e manteve o zero no placar. A situação não abalou a equipe senegalesa, que continuou pressionando e criando chances no ataque. No final do 1º tempo, Mohamed Salah teve uma boa oportunidade, defendida pelo goleiro Edouard Mendy.

Na etapa final, Senegal voltou a pressionar a defesa egípcia, com uma boa intervenção de Gabaski aos sete minutos. Após o empate permanecer no placar durante os 90 minutos, o duelo foi para a prorrogação. Logo no início, Gabaski fez mais uma boa defesa em chute de Bamba Dieng. Aos nove, outra grande defesa em uma cabeçada e, por fim, parou o chute do ataque senegalês aos 24 minutos.

Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis. Koulibaly converteu o primeiro para Senegal. Zizo empatou para o Egito. Abdou Diallo desempatou. O zagueiro Abdelmonem deslocou Mendy, mas chutou a bola na trave. Gabaski brilhou mais uma vez defendendo o pênalti de Bouna Sarr. Marwan Hamdy empatou novamente para os egípcios. Bamba Dieng colocou os senegaleses à frente. E Mendy defendeu a cobrança batida por Lasheen. Restou a Mané, que perdeu uma penalidade durante a partida, colocar números finais na decisão e sagrar Senegal como campeã da Copa Africana de Nações pela primeira vez na sua história.

*Nós do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS