Eliminatórias para a Copa do Mundo: O andamento das classificações
Menu & Busca
Eliminatórias para a Copa do Mundo: O andamento das classificações

Eliminatórias para a Copa do Mundo: O andamento das classificações

Home > Notícias > Esporte > Eliminatórias para a Copa do Mundo: O andamento das classificações

Nesta Data FIFA do mês de novembro, seleções do mundo todo vão se aproximar da classificação para a maior competição do planeta

A logo oficial da Copa do Mundo de 2022 no Catar
A logo oficial da Copa do Mundo de 2022 no Catar. | Foto: Divulgação/FIFA.

Há pouco mais de um ano da Copa do Mundo de 2022, as eliminatórias estão sendo finalizadas por todos os continentes, e diversas seleções se mantêm vivas na luta pelo sonho de jogar essa competição tão grandiosa. Confira o que está em disputa nas partidas marcadas em novembro e que se iniciarão na próxima quinta-feira (11/11).

Saiba tudo sobre as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

Eliminatórias da Europa

Jogadores da Alemanha comemorando uma vitória com a sua torcida
Jogadores da Alemanha comemorando uma vitória com a sua torcida. | Foto: Reprodução/BeIN Sports.

No Velho Continente, duas seleções já se garantiram na Copa do Mundo na última Data FIFA. Alemanha e Dinamarca venceram os seus dois jogos em outubro e garantiram a sua vaga no Catar, liderando os grupos J e F, respectivamente. As partidas em novembro serão as duas últimas da fase de grupos.

No grupo A, Portugal e Sérvia se enfrentarão na última rodada, em Lisboa, no dia 14 de novembro, decidindo a vaga na Copa, enquanto o derrotado irá disputar a repescagem. No grupo B, a Suécia está com dois pontos de vantagem contra a Espanha, que irão duelar no jogo final. Itália e Suíça jogam na próxima sexta-feira (12), uma partida decisiva no C, no Estádio Olímpico de Roma.

No grupo D, a França está muito próxima da classificação, tendo Ucrânia, Finlândia e Bósnia e Herzegovina na luta pela vaga na repescagem. Apenas um empate classifica a Bélgica no E, enquanto País de Gales e República Tcheca disputam a 2ª colocação. Com a Dinamarca garantida no F, Escócia e Israel disputam o seu lugar na repescagem, já que a Áustria deve estar garantida por ter sido líder no seu grupo na Liga das Nações.

Holanda, Noruega e Turquia estão lutando pela classificação no G, enquanto Rússia e Croácia se enfrentam em Split pela liderança do grupo H. A Inglaterra pode se classificar se vencer a Albânia em Wembley no grupo I, e a Polônia torce por um tropeço para se manter vivo na disputa. Por fim, Romênia, Macedônia do Norte e Armênia lutam por apenas uma vaga na repescagem no grupo que a Alemanha já está classificado.

Eliminatórias da América do Sul

A Seleção Brasileira pode garantir a sua vaga para Copa do Mundo de 2022.
A Seleção Brasileira pode garantir a sua vaga para Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução.

Após 12 rodadas disputadas, o Brasil está praticamente garantido na Copa do Mundo de 2022, com 31 pontos conquistados, podendo se classificar se vencer a Colômbia, e o Uruguai tropeçar em seu confronto. A Argentina segue atrás na 2ª colocação, seguido por Equador, Colômbia e Uruguai, todos bem próximos na pontuação. Correndo por fora, Chile, Bolívia e Paraguai buscam se aproximar de, pelo menos, o 5º lugar, que garante uma vaga na repescagem internacional. Nesta Data FIFA, duas partidas serão disputadas, restando ainda mais quatro, que serão realizadas no início do ano que vem.

Eliminatórias da América do Norte e Central

Nas eliminatórias da CONCACAF, o México começou bem a sua campanha, com quatro vitórias e dois empates em seis partidas. Logo atrás, aparecem Estados Unidos e Canadá, este último que tenta voltar a uma Copa do Mundo após 36 anos de jejum. Um pouco atrás, Panamá, Costa Rica, Jamaica e El Salvador tentam se aproximar do pelotão da frente, ou pelo menos se firmar na 4ª colocação, onde a vaga na repescagem internacional está garantida.

Eliminatórias da Ásia

O atacante Mehdi Taremi, uma das armas ofensivas da Seleção do Irã
O atacante Mehdi Taremi, uma das armas ofensivas da Seleção do Irã. | Foto: Reprodução/Tehran Times.

As eliminatórias da Ásia estão na terceira fase, onde 12 seleções são divididas em dois grupos, com os dois primeiros colocados de cada grupo garantindo a sua vaga na Copa do Mundo de 2022, que já possui o Catar como representante do continente. Os terceiros colocados, se enfrentam em um confronto que define quem irá representar a Ásia na repescagem internacional.

No grupo A, o Irã lidera com 10 pontos conquistados, seguido da Coréia do Sul (8) e do Líbano (5). No grupo B, a Arábia Saudita faz uma campanha perfeita, com quatro vitórias em quatro jogos, logo à frente da Austrália (9 pontos), do Japão (6) e do surpreendente Omã (6).

Eliminatórias da África

Jogadores de Senegal comemorando um gol nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
Jogadores de Senegal comemorando um gol nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução/Super Sport.

No continente africano, 40 seleções estão divididas em 10 grupos na atual fase das eliminatórias, onde o líder de cada um se classifica para a próxima fase. Depois, elas irão se enfrentar em duelos de ida e volta, com cinco países se classificando para a Copa do Mundo.

Os atuais líderes dos grupos são, respectivamente, Argélia, Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Egito, África do Sul, Senegal, Marrocos e Tanzânia. Na luta para ultrapassá-los, Burkina Faso (grupo A), Camarões (grupo D), Uganda (grupo E), Gana (grupo G) e Benin (grupo J) estão com uma pontuação muito próxima e prometem jogos emocionantes nas últimas duas rodadas.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas