terça-feira, 16 abril, 24
HomeUniversidadesSaiba 5 formas de conseguir uma bolsa de estudos na faculdade

Saiba 5 formas de conseguir uma bolsa de estudos na faculdade

Se você quer fazer um curso de graduação e realizar seu sonho, mas não conseguiu uma vaga na rede pública de ensino e se viu parado numa barreira chamada mensalidade cara? Neste artigo você vai saber como conseguir uma bolsa de estudos na faculdade e assim dar mais um passo importante na sua vida. Vamos lá?

Bolsa de estudos são uma ótima opção para quem quer cursar uma faculdade.
Bolsa de estudos são uma ótima opção para quem quer cursar uma faculdade. | Foto: Freepik.

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para uma faculdade

O QUE É BOLSA DE ESTUDOS?

É importante lembrar aqui que muitas vezes o que pesa em uma graduação nesse tipo de faculdade não é somente as mensalidades, mas também os altos custos que envolvem as atividades do curso, por exemplo roupa adequada para as aulas práticas.

Existem duas formas para que uma bolsa possa te ajudar a ingressar no ensino superior:

• Bolsas que cobrem os custos da mensalidade: podem ser integrais (100% da mensalidade), ou parciais, que oferecem descontos de até 80% e o estudante só tem que arcar com o restante do valor.
  • Bolsas que pagam uma quantia mensal ao estudante: não pagam a mensalidade, e sim oferecem diretamente ao estudante um pequeno auxílio monetário, para que ele possa custear uma parte de seus gastos durante a época dos estudos.

As bolsas servem, então, para auxiliar aqueles estudantes que não possuem o total ou parte do dinheiro necessário para custear as mensalidades. Bolsas de estudos são por vezes um caminho muito percorrido por quem quer realizar o sonho de se especializar naquilo que gosta.

CONFIRA: 5 FORMAS DE CONSEGUIR UMA BOLSA PARA FACULDADE

Há muitos tipos de se conseguir uma bolsa de estudos. Cada uma delas tem uma especificidade diferente e dependem do contexto do aluno e muitas vezes da área do curso que ele escolheu.

1. Bolsa por Mérito Acadêmico

Este tipo de bolsa é possível através da oferta de bolsas por faculdades privadas para aqueles alunos que se destacaram com boas notas. Por exemplo, caso o candidato acerte 75% das questões do vestibular, ele vai conseguir uma bolsa integral, cobrindo o valor total da mensalidade até o final do curso.

A melhor dica neste caso é ficar atento e pesquisar diretamente na faculdade de seu interesse se existe a oferta de bolsas por mérito acadêmico. Também é importante saber quais as normas específicas para conquistar a vaga. Depois, claro, o negócio é estudar bastante!

2. Bolsa pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é, talvez, o meio mais conhecido de conseguir uma bolsa de estudos no Brasil. O programa é uma ação do governo federal e oferece bolsas integrais e parciais (50% do valor) para graduações EAD ou presenciais em faculdades particulares.

Pode concorrer a uma bolsa do ProUni quem ainda não tem diploma de nível superior, fez a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação e possui renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

3. Bolsa de Fundações Sem Fins Lucrativos

Outra forma de conseguir uma bolsa na faculdade é procurar auxílio de instituições ou fundações sem fins lucrativos. Os descontos nestes casos podem chegar a 100% da mensalidade.

A Educafro, por exemplo, é uma organização não governamental (ONG) que disponibiliza bolsas de estudo a negros e estudantes de baixa renda provenientes da rede pública de educação.

4. Bolsa do Quero Bolsa

No site do Quero Bolsa é possível conseguir bolsas parciais em faculdades particulares. O site tem parcerias com milhares de instituições e cobre mais de 200 cursos em todo o país.

É importante não esquecer que o Quero Bolsa é apenas um auxílio e não significa que a vaga já é sua. Você pode precisar fazer um vestibular ou apresentar uma nota satisfatória no Enem. Os descontos do Quero Bolsa duram até a conclusão do curso.

5. Bolsa do Educa Mais Brasil

Com uma proposta semelhante a do Quero Bolsa, para conseguir uma bolsa de estudos com o Educa Mais Brasil é preciso pesquisar se há vagas para o curso do seu interesse no site do projeto.

Assim como no Quero Bolsa, aqui também é preciso passar pelo processo seletivo da faculdade escolhida. Com duração até o final do curso, os descontos obtidos pelo Educa Mais Brasil podem chegar até a 75% da mensalidade.

Por Maria Fernanda Ribeiro – Fala! UFG