quarta-feira, 24 abril, 24
HomePolíticaGraduação: conheça a formação acadêmica de alguns políticos

Graduação: conheça a formação acadêmica de alguns políticos

O momento da escolha de um curso de graduação gera muitas dúvidas para o vestibulando, seja porque está perdido (e pode ser que acredite que depois da escolha do curso, estará fadado a seguir apenas tal ramo), ou por desejar especificamente uma profissão que tenha um caminho muito subjetivo, como a área política, que pode ser traçada de várias formas – e cursos. E por esta razão, abaixo, temos uma lista das graduações de alguns políticos.

políticos
Conheça a formação acadêmica de alguns políticos. | Foto: Sérgio Lima/Poder 360.

Formação acadêmica de políticos:

1. Jair Messias Bolsonaro

Bolsonaro, o atual presidente da República, nasceu em Glicério-SP e, alguns meses depois, foi registrado na cidade de Campinas, no estado de São Paulo também. Jair sempre se interessou pelo militarismo, tanto que, aos 17 anos, entrou em uma escola preparatória de cadetes do exército e, em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), além de ter se especializado em Paraquedismo (Brigada de Infantaria Paraquedista), que cursou na Escola de Educação Física do Exército. Em suma, toda a formação do presidente foi militar.

2. Luiz Inácio Lula da Silva

Nascido na cidade Garanhuns, em Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relata um caso atípico no meio político: Lula não fez curso superior. Seu grau de instrução é o Ensino Fundamental Completo, mas, em contraponto, já trabalha desde os 7 anos. Sua experiência é regada de trabalhos como os de ajudante de tinturaria, ambulante e engraxate, além de ter feito curso técnico como torneiro mecânico no Senai, sendo posteriormente empregado por uma metalúrgica, que o faria participar como suplente da diretoria em um sindicato.

3. João Dionisio Filgueira Barreto Amoêdo

O famoso empresário e um dos fundadores do partido NOVO, João Amoêdo possui uma formação um tanto quanto invejável. Nascido no Rio de Janeiro-RJ, João cursou simultaneamente Engenharia Civil (UFRJ – Universidade Federal do RJ) e Administração de Empresas (PUC- Rio), e graduou-se (em ambas) em 1984, quando havia apenas 22 anos.

4. Alexander Boris de Pfeffel Johnson

O atual primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ocupa um dos cargos de maior responsabilidade em um sistema parlamentarista. Sua formação acadêmica inicia-se no internato Eton College para garotos (onde obteve contato com alunos da elite inglesa, como Charles Spencer – irmão da falecida princesa Diana), no internato Alexander também liderou a sociedade de debates e ocupou o cargo de editor do jornal da escola, em seguida, graduou-se estudando os Clássicos da Literatura e da Filosofia (Litrae Humaniores) em Balliol College – Oxford, e participou da edição da revista satírica da universidade sendo posteriormente eleito secretário da União de Oxford.

5. Hillary Diane Rodham Clinton

Nascida em Chicago – Illinois, a primeira candidata mulher à presidência dos Estados Unidos cursou seu Ensino Médio nos colégios do Maine (East e South High School), sendo uma aluna muito ativa, que participou do conselho estudantil e do jornal da escola, além de ser finalista de um programa de mérito nacional. Posteriormente, Hillary concluiu seu Bacharel com honras em Ciências Políticas no Wellesley College, e lá venceu as eleições para  presidente do clube “Wellesley Young  Republicans” e realizou estágio na Conferência Republicana da Câmara. Já em 1969, Rodham ingressou na Escola de Direito de Yale, local onde participou de diversos projetos, conheceu Bill Clinton e reconheceu-se como Democrata. Por fim, Hillary realizou uma pós-graduação na Yale Child Study Center, estudando as crianças e a medicina (área que a interessava desde a faculdade de direito, quando participou de uma organização de direitos infantis).

6. Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron

O atual presidente da França, Macron, considerado como o mais jovem candidato à presidência já eleito do país, nasceu em Amiens – cidade ao Norte da França. Seus estudos tiveram início em escolas de elite, como a Jesuíta de Amiens  e a Lycée Henri-IV (colégio renomado em Paris) e, desde novo, já se destacava em áreas literárias e políticas. A formação superior de Emmanuel foi realizada na Universidade de Paris – Nanterre, local onde cursou Estudos Filosóficos Avançados e, posteriormente, viria a efetivar um mestrado em Relações Públicas na Science Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris). E concluindo sua formação acadêmica, Macron também estudou na École Nationale d’Administration (ENA – Faculdade de Administração), uma instituição de destaque nos setores, sejam públicos ou privados.

Por Aline Carlin Cordaro – Fala! Cásper