Criação de sites: 6 motivos para contratar um profissional
Menu & Busca
Conheça motivos e benefícios de contratar um profissional para a criação de sites da sua empresa

Conheça motivos e benefícios de contratar um profissional para a criação de sites da sua empresa

Home > Notícias > Mercado > Conheça motivos e benefícios de contratar um profissional para a criação de sites da sua empresa

Se você quer vender ou divulgar seus serviços online, possuir um site é quase uma exigência do mercado. Quando uma marca não está bem posicionada na internet, é como se ela praticamente não existisse. É por isso que tantas empresas investem em estratégias digitais, como a criação de sites.

No entanto, apenas estar presente no mundo digital com um site não garante o sucesso. É preciso possuir diferenciais. E a melhor forma de fazer isso é com profissionais e especialistas no assunto, que serão capazes de posicionar bem o seu site e atrair o público. 

Por isso, esqueça aqueles templates prontos e impessoais que circulam pela internet. Sua marca precisa ter uma identidade visual, funcionalidades e suportes que sejam únicos e reflitam os valores da empresa.

criar um site gratis
Descubra por que contratar uma empresa para a criação do seu site. | Foto: Freepik.

Para que isso aconteça, você precisa contratar um profissional para criar o seu site. Se você ainda não está convencido disso e acha que pode cuidar da criação de sites sozinho, continue a leitura para entender por que contratar um profissional para cuidar do seu site. 

Quem desenvolve site profissional?

Primeiro, vamos definir quem é o profissional que desenvolve sites profissionais. Afinal, se você está aqui para entender a importância de contratá-lo, precisa saber quem ele é. 

O profissional que desenvolve sites profissionais é o web designer, que pode ter sua formação em nível técnico ou superior. Diferente do programador web, que se preocupa com os códigos da web, o web designer cuida da criação da página, identidade visual do site e suas funcionalidades.

Para criar o site, o web designer analisa as necessidades do cliente, metas do projeto, funcionalidades e muito mais. Sua experiência profissional, senso crítico e todos os conteúdos que ele estudou na graduação e pós permitem que o web designer consiga desenvolver um trabalho mais apropriado a cada um de seus clientes.

6 motivos para contratar um profissional web para criação de sites

Agora que você sabe quem é o profissional responsável por desenvolver páginas na web, vamos aos 6 motivos para você desistir de criar o seu site sozinho e contratar um profissional. Vamos a elas?

1. Identidade visual única

O web designer é um profissional que consegue pensar nas cores, logo e elementos para ajudar o seu site a passar os seus valores e mensagem desejada ao público. Tudo isso é feito de maneira milimetricamente pensada, aumentando as chances de estabelecer uma comunicação visual que atraia o público-alvo. Bem mais personalizado do que aqueles templates de sites que já são muito usados na internet, não acha?

2. Análise de tendências

O web designer é capaz de fazer a criação do site considerando as estratégias e os estilos que estão fazendo sucesso no momento, mas sem abrir mão da personalização da sua marca. 

Além disso, com todo o seu conhecimento, o web designer consegue analisar o cenário no mundo digital e perceber quais as futuras tendências. Com isso, ele já prepara o seu site para atender às próximas necessidades dos clientes. Em resumo, você fica à frente da concorrência.

3. Profissionalismo e praticidade

Para ter um site profissional e com um grande alcance, é preciso entender de técnicas do mundo digital, como CMS (linguagem de programação), além de conhecimento sobre questões práticas. Algumas dessas questões práticas são: registro de domínio, contratação de hospedagem, configuração de contas de e-mails, entre outras questões associadas à criação de sites.

Percebeu o quanto de conhecimento é preciso ter para criar um site efetivo? Se você decidir fazer isso sozinho, deverá investir seu tempo e energia para aprender essas questões. Por outro lado, se você contratar um web designer, poderá concentrar suas energias em outras partes do negócio.

4. Planejamento de site

Outro motivo para contratar um web designer é que a criação de sites é apenas um dos passos necessários para que ele tenha um bom desempenho. Um site também precisa de planejamento de acordo com os planos da empresa, planejamento de conteúdo, testes, acompanhamento da página e adaptações quando necessário.

Para dar conta de todas essas necessidades, é preciso ter um profissional dedicado que saiba analisar o mercado, os dados e ainda acompanhar as necessidades dos usuários do site. Tudo isso para entregar a melhor experiência e serviços aos usuários da plataforma.

5. Suporte

Mesmo sites bem desenvolvidos estão sujeitos a erros e necessidades de adaptação. Vários fatores podem estar por trás disso, como problemas no servidor e mudanças no comportamento do público-alvo. Logo, estar preparado para essas mudanças é essencial para evitar que, por problemas no site, o cliente deixe de consumir seu produto. 

O web designer fará exatamente esse trabalho de estar a posto caso alguma eventualidade ocorra. Assim, o problema é rapidamente resolvido, sem que você precise se estressar e nem perder dinheiro.

6. Custo-benefício

Se você já pesquisou por alguma empresa que desenvolve sites profissionais, você já sabe que para ter um web designer desenvolvendo o seu site é preciso investir um pouco mais do que criando o site sozinho. No entanto, esse valor sai mais barato do que entregar seu site nas mãos de um amador – que trará inúmeros problemas. 

Como já explicamos, os sites de empresas devem ser profissionais, com uma identidade visual própria e atender à demanda dos clientes. Em páginas de criação de sites, contudo, você não consegue cumprir todas essas necessidades, o que resulta em perda de clientes, que, sem encontrar praticidade e profissionalismo no seu site, acabam se voltando para sites da concorrência. Pensando nisso, o investimento mais alto com um web designer vale muito mais a pena do que criar o site você mesmo.

Quanto custa a criação de um site?

Depois de entender a importância de contratar um especialista para o site, você já deve estar ansioso para descobrir o valor de contratar um profissional de criação de sites. Afinal, quanto custa a criação de um site? 

Assim como em outros negócios, o preço da criação de sites vai variar de acordo com o web designer ou empresa de criação de sites que fará o serviço. Assim, o que podemos te passar é o preço médio de criação de um site profissional. Os valores variam entre R$ 2.500 e R$ 15.000. À primeira vista, pode parecer muito dinheiro, mas lembre-se do retorno positivo que você terá com esse investimento.

Como funciona a criação de um site?

A criação de um site por um profissional é feita considerando fatores importantes, tanto para o mundo digital quanto para a sua empresa. Para criar o seu site, o web designer atua da seguinte maneira:

  1. Elabora um briefing do que o site precisa;
  2. Desenvolve o layout do site, considerando o produto que será vendido e valores da empresa;
  3. Cria os menus por onde o cliente irá navegar;
  4. Elabora as páginas;
  5. Escolhe as ferramenta de administração do site;
  6. Escolhe as ferramentas para o relacionamento com cliente e divulgação do produto.

Vale lembrar que todo esse trabalho só é finalizado quando o cliente aprovar as propostas do web designer. Assim, você não precisa se preocupar caso não goste da proposta. 

Como abrir uma empresa de criação de sites?

Percebendo todas as vantagens da criação de sites para a venda do seu produto, você pode já estar pensando em como criar a sua empresa de criação de sites. Nesse caso, vamos te passar algumas das ações que você precisa para ter a sua empresa de criação de sites. Veja algumas das necessidades:

1. Estudar o mercado

O estudo de mercado possibilita descobrir para qual público-alvo você tem mais chances de obter sucesso.

2. Criar um plano de negócio

O plano de negócios é um documento que deve conter todas as informações necessárias da empresa, como nome, estratégias de marketing, público-alvo.

3. Fazer parcerias

Fazer parcerias ajuda a tornar sua empresa mais conhecida.

4. Escolher a natureza jurídica da empresa

Você deve escolher a opção jurídica que seja melhor para o seus planos e, principalmente, para o seu bolso. Assim, você pode decidir entre Sociedade Limitada (S/A), Empresário Individual (EI) e algumas outras.

5. Contratar um contador

O contador terá a importante missão de formalizar a empresa, cuidando da documentação e trâmites jurídicos que são necessários para abrir empresa de criação de sites.

6. Pagar os impostos necessários

Outro passo importante para a abertura de empresa de criação de sites é pagar os impostos necessários. Para isso, você vai precisar escolher um regime de tributação. Para um negócio que está se iniciando, o Simples Nacional é uma boa opção.

Curiosidade: Como descobrir a data de criação de um site?

Pode ser que você seja uma pessoa curiosa e esteja se perguntando “como saber a data de criação de um site?” Simples! Para descobrir a data de criação de sites, você pode fazer uma consulta WHOIS e obter a data de criação do site, o nome da pessoa responsável por criá-lo e até o seu contato. Essa consulta é bem simples e só precisa que você copie o endereço de URL do site que você quer descobrir a data de criação no site de consulta.

Conte com a Noot para desenvolver seu site

Se depois de descobrir tudo o que você precisava sobre criação de sites, você quiser falar com um profissional, fale com a Noot! A Noot é uma empresa de consultoria web, usabilidade, construção de sites e aplicativos. Criada em 2008, ela ajuda empresas e agências de todo o Brasil a profissionalizar seus sites, atraindo mais clientes e aumentando a venda de produtos e serviços. Se depois de ler tudo isso você está convencido de que o seu produto precisa de um site a sua altura, não perca mais tempo e fale com a Noot. Em pouco tempo, você terá a solução que precisa.

__________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas