Rotina de estudos: saiba como organizar a sua vida universitária
Menu & Busca
Rotina de estudos: aprenda a montar e manter a sua

Rotina de estudos: aprenda a montar e manter a sua

Home > Universidades > Rotina de estudos: aprenda a montar e manter a sua

Já pensou em montar uma rotina de estudos só sua? Veja aqui a importância de ter uma e dicas para montar e manter a sua!

Rotina de estudos
Rotina de estudos. | Foto: Unsplash/Matt Ragland.

O que é uma rotina de estudos?

A rotina de estudos age como um mapa para os estudantes, sendo um guia que indica o que deve ser feito e que se baseia no conteúdo a ser estudado. Não existe uma rotina de estudos certa, ela é “maleável” e deve se adaptar ao perfil do estudante, utilizando as mais variadas ferramentas e técnicas que se adequem a quem vai usar.

Qual a importância da rotina de estudos?

Antes de qualquer coisa, o principal objetivo de uma rotina de estudos é auxiliar na organização da vida do estudante, não só acadêmica, mas de modo geral.

Cada pessoa é única, e o que é feito com facilidade para uma, pode ser algo muito complexo para outra. Isso também se aplica na hora de criar hábitos, como o uso da rotina de estudos.

Criar um hábito é algo que varia de uma pessoa para outra. Cada um leva seu tempo para conseguir adotar uma rotina nova, esse tempo é em média de 20 a 90 dias. Dependendo da complexidade da tarefa, ela é incorporada mais rapidamente em nosso dia a dia. É muito mais fácil se acostumar a beber um copo de água toda manhã do que a correr 40 minutos todos os dias. 

Então, não pense que a rotina de estudos é algo que foge da regra. Isso significa que, quanto antes você começar a seguir uma rotina de estudos, mais fácil e natural isso vai ser no futuro, melhorando seu hábito de aprendizagem e otimizando seu tempo.

Por isso, é necessário criar uma rotina de estudos o mais cedo possível, para que com o passar do tempo ela se torne algo mais natural e leve dentro da sua vida.

Veja também dicas para organizar a rotina pessoal neste link.

organizar rotina
Como organizar rotina de estudos. | Foto: Unsplash/kazuend.

Dicas para ter sua rotina de estudos

Às vezes, não temos o resultado esperado em alguma avaliação ou temos uma meta acadêmica que parece estar muito longe e difícil de ser cumprida. Nesses e em outros casos, podemos contar com uma rotina de estudos. Mas nem sempre conseguimos pegar uma rotina de estudos pronta. Então, o que fazer nessa situação? Fazer nossa própria rotina de estudos! 

Sendo assim, veja abaixo algumas dicas de como criar uma rotina de estudos:

1. Pense no seu dia

Esse é um passo essencial e também o primeiro a ser dado na hora de fazer sua rotina de estudos. Pense bem em sua rotina. Onde você estuda? Estuda por conta própria? Já trabalha? Faz alguma outra atividade, como aulas de reforço, esportes ou cursos? Crie uma rotina baseada nisso.

2. Tenha local para estudar

Agora que você já tem uma noção dos seus horários, é importante pensar no local perfeito para os estudos. Ele deve ser aconchegante, silencioso e com todos os materiais que você pode precisar. Se a sua casa não é o local mais adequado para isso, procure usar uma biblioteca da sua cidade ou da sua escola/ cursinho/ universidade. Não se esqueça de incluir o tempo de locomoção na sua rotina de estudos!

3. Organize suas disciplinas

Sempre inclua na sua rotina de estudos tudo o que precisa ser estudado e quando precisa ser estudado. Ao ter tarefas claras, você consegue focar mais facilmente no que deve ser feito e direcionar sua energia para as tarefas certas.

Desse jeito, fica mais fácil focar no que deve ser estudado naquele dia e também de separar as matérias de outros dias.

4. Estabeleça um horário

Quando organizar sua rotina de estudos, sempre inclua o horário que as tarefas serão feitas. Assim, você vai se acostumar a sempre fazer “tal” coisa em “tal” horário, isso deve te dar mais motivação e te fazer procrastinar menos na hora dos estudos.

5. Organize seus materiais

Se você organizar seus materiais com antecedência, será muito mais fácil se concentrar nos estudos. Deixe também ao seu alcance tudo o que pode precisar, como uma caneta extra, um livro de referências e até mesmo água, evitando que você fique levantando várias vezes.

6. Evite distrações

Busque estudar em um lugar que não tenha muitas distrações. Se você não consegue se concentrar em lugares barulhentos, busque bibliotecas e salas de estudo. Caso não use o celular durante os estudos, desligue-o, para evitar que você caia na tentação de olhá-lo a cada notificação que chegar.

7. Faça pausas nos estudos

Inclua na sua rotina de estudos não só os momentos de foco total, mas também os momentos de lazer e pausas. Para manter um bom ritmo de estudos e evitar a fadiga e cansaço mental, é crucial fazer pausas de tempos em tempos.

8. Conheça métodos de estudo

Talvez, o método que você esteja usando não seja o melhor para o seu perfil. No método de estudos Pomodoro, por exemplo, o estudante coloca foco total em uma atividade por 25 minutos e descansa por 5. Depois de quatro repetições, a pausa vai aumentando.

9. Revise seus conteúdos

Coloque em sua rotina de estudos um tempo separado para a revisão de conteúdos. É comum que após 24 horas as pessoas esqueçam cerca de 50% do conteúdo aprendido. Ao revisar a matéria, é possível fixá-la melhor em sua mente.

10. Defina suas metas

A chave para se manter motivado e não abandonar a rotina de estudos é sempre ter metas a serem cumpridas. Quando você sabe que está fazendo algo por um motivo, tende a não procrastinar e se motivar mais.

11. Busque conteúdos complementares

Nem sempre todo o conhecimento pode ser absorvido pelos livros acadêmicos, então coloque um dia em sua rotina de estudos para que você foque em documentários, filmes de época e livros paralelos. Assim você exercita sua curiosidade, imaginação e aprende mais!

12. Use as ferramentas ao seu favor!

Veja o que precisa ser melhorado em sua rotina de estudos e procure ferramentas que possam te ajudar! Precisa melhorar sua concentração? Aplicativos como Study Bunny e Forest podem te ajudar. Quer melhorar o planejamento? Procure planners mensais ou semanais ou agendas na internet!

13. Respeite seus limites

Lembre-se: estudar é importante, mas sua saúde é ainda mais. Nunca coloque mais coisas na sua rotina de estudos do que você pode cumprir e priorize sempre pausas para descanso, bem como lazer durante suas obrigações.

____________________________
Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas