Rock in Rio: conheça 5 fatos sobre o festival de música
Menu & Busca
Rock in Rio: conheça 5 fatos sobre o festival de música

Rock in Rio: conheça 5 fatos sobre o festival de música

Home > Entretenimento > Música > Rock in Rio: conheça 5 fatos sobre o festival de música

Há mais de 30 anos, o festival Rock in Rio vem sendo um marco no cenário musical e cultural do Brasil. Ao conquistar diversos fãs ao redor do mundo, ele é um dos responsáveis por colocar nosso País na rota de grandes artistas e shows durante os anos.

Rock in Rio

Quando ouvimos falar sobre Rock in Rio, não é difícil associarmos o nome ao festival em nossa cabeça. Mas, no início, não foi tão fácil assim. Para que a ideia saísse do papel, foi necessário uma coletiva de imprensa entre Roberto Medina e diversos jornalistas influentes dos Estados Unidos. 

Rock in Rio
Rock in Rio. | Foto: Reprodução.

A estreia do festival ocorreu oficialmente no ano de 1985. A edição contou com diversos gêneros musicais e, desde então, já aconteceu em várias cidades além do Rio de Janeiro, como Lisboa, Madrid e Las Vegas. 

Nesse período de tempo, alguns fatos e curiosidades inusitadas vêm rondando o festival e a famosa “Cidade do Rock” – denominação dada aos espaços que sediaram suas edições anteriores. Confira algumas delas:

Curiosidades sobre o festival

5. Ney Matogrosso

O primeiro músico que marcou presença em um dos palcos do Rock in Rio foi Ney Matogrosso. No dia 11 de janeiro de 1985, em um público estimado de 140 mil pessoas, o artista iniciou o show com a música Desperta, América do Sul. Confira a apresentação:

4. 2ª edição do Rock in Rio histórica

A segunda edição do Rock in Rio foi uma das que contou com o menor público na história do evento. Entretanto, os 700 mil espectadores em nove dias de shows também fizeram história, especialmente com a banda norueguesa A-HA, que conseguiu o maior público da edição. Conheça o grupo:

3. Declarações de amor

Além de palco de grandes canções, o Rock in Rio também tem espaço para declarações de amor e pedidos de casamento. Em 2011, por exemplo, um casal contracenou a cena durante o show da banda Red Hot Chili Peppers. Dois anos depois, eles se casaram – também no festival e com a presença de milhares de pessoas. 

casamento no Rock in Rio
Casamento durante edição do festival. | Foto: Reprodução.

2. Ozzy Osbourne

Alguns já sabem, mas um dos primeiros artistas a confirmar presença em um Rock in Rio foi Ozzy Osbourne, conhecido também por seu trabalho na banda Black Sabbath.

O roqueiro havia acabado de sair de uma clínica de reabilitação e se apresentou no dia 16 de janeiro de 1985. Além disso, ele ainda teve que assinar uma declaração afirmando que não comeria morcegos no palco, algo que havia feito em apresentações anteriores.

ozzy osbourne
Ozzy Osbourne na primeira edição do evento (1985). | Foto: Reprodução.

1. Polêmica com nudez

Falando em polêmicas, não devemos deixar de citar a banda Queens of the Stone Age durante a terceira edição do Rock in Rio. Em 2001, Nick Oliveri – baixista do grupo até então, entrou totalmente sem roupas no palco. Acusado de atentado ao pudor, o músico naturalizou a situação: “achei que não teria problema, todo mundo neste país anda pelado”.

Rock in Rio 2021
Nick Oliveri, ex-integrante da banda Queens of the Stone Age, durante apresentação. | Foto: Reprodução.

Extra: um dos shows mais memoráveis do Rock in Rio 

Muitos shows e artistas ficaram marcados na história do festival, mas Queen é uma das bandas essencialmente lembradas por sua apresentação. O show ocorreu nos dias 11 e 18 de janeiro de 1985 e contou com a formação original do grupo:

queen
Queen durante apresentação no festival (1985). | Foto: Reprodução. 

Apesar de possíveis polêmicas envolvendo Freddie Mercury nos bastidores, o público da banda se mostrou consolidado e a acompanhou em cada um dos hits apresentados. Confira a apresentação de Love of my Life

Além dos shows, a presença da banda no Brasil rendeu barulho para a mídia e imprensa brasileira. Confira o vídeo da entrevista que Glória Maria realizou com Freddie Mercury, que também conta com trechos da chegada e dos bastidores de Queen:


E aí, você já conhecia todas essas curiosidades sobre o Rock in Rio? Para ficar ainda mais antenado, você pode ficar de olho nas novidades no site oficial do festival e continuar acompanhando o Fala! Universidades para mais informações! Rock on! 

________________________________
Por Tainara Fantin – Fala! Unioeste

Tags mais acessadas