quinta-feira, 2 maio, 24
HomeCulturaRevista do IMS lança nova edição de prêmio para a produção de...

Revista do IMS lança nova edição de prêmio para a produção de ensaios

O concurso, que estará aberto de 1/7 a 1/9, selecionará três textos inéditos de autores iniciantes. Os selecionados receberão prêmios em dinheiro e serão publicados na revista

A partir de 1º de julho (quarta-feira), estão abertas as inscrições para o Prêmio de Ensaísmo serrote, promovido pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. O concurso tem como principal objetivo estimular a produção de ensaios em língua portuguesa. O prazo para as inscrições se encerra no dia 1º de setembro.

Instituto Moreira Salles
Revista serrote, do IMS, lança nova edição de prêmio para a produção de ensaios. | Foto: Reprodução.

Serão selecionados três textos inéditos. O primeiro colocado receberá o valor de R$10 mil, o segundo, de R$7 mil, e o terceiro, de R$4 mil. Os ensaios contemplados também serão publicados na edição da revista que sai em novembro de 2020.

Tendo revelado importantes nomes nas edições de 2011 e 2013, o prêmio é reeditado num momento em que, mais do que nunca, são necessárias ao debate intelectual a ousadia de especulação e a liberdade de reflexão, elementos importantes do ensaio, gênero de não-ficção a que a revista serrote se dedica desde sua criação, em 2009.

Quem pode concorrer ao prêmio?

Estão aptos a concorrer autores de expressão em língua portuguesa, residentes no Brasil ou no exterior, que sejam inéditos em livro ou que tenham, no máximo, uma obra publicada em qualquer gênero. Os textos, de até 30 mil caracteres (contando espaços), devem ser inteiramente inéditos até o anúncio do resultado. A temática é livre.

É vedada a participação de autores que tenham qualquer ligação com as atividades de pesquisa, publicações ou consultorias do Instituto Moreira Salles. Para participar, os candidatos devem enviar seus textos, assinados por pseudônimos, entre 1/7 e 1/9, no site da serrote (www.revistaserrote.com.br). O regulamento completo estará disponível no site a partir de 1/7.

Os ensaios serão apreciados sem que o júri saiba a identidade do autor, que só será revelada aos envolvidos depois de finalizada a seleção. A comissão responsável pela avaliação dos originais será anunciada futuramente no site e nas redes sociais da revista e do IMS.

Nas edições anteriores do prêmio, os vencedores foram: o arquiteto Francesco Perrotta-Bosch (2013), o pesquisador André Antônio Barbosa (2013), a escritora Djaimilia Pereira de Almeida (2013), os filósofos Lucianno Ferreira Gatti (2011), Rodrigo Nunes (2011) e o pesquisador Carlos Alberto Shimote Martins (2011).

Para se inscrever:

Prazo: de 1 de julho a 1 de setembro
As inscrições devem ser feitas, a partir de 1/7, no site da revista (www.revistaserrote.com.br)
O regulamento, com mais informações, também estará disponível no site (ims.com.br).
Redes sociais: twitter.com/imoreirasalles, instagram.com/imoreirasalles, facebook.com/InstitutoMoreiraSalles.