Retenção de líquidos: O que fazer para eliminar? Confira cinco dicas!
Menu & Busca
Retenção de líquidos: O que fazer para eliminar?  Confira cinco dicas!

Retenção de líquidos: O que fazer para eliminar? Confira cinco dicas!

Home > Lifestyle > Retenção de líquidos: O que fazer para eliminar? Confira cinco dicas!

A retenção de líquidos consiste no acúmulo excessivo de líquido no organismo. Esse problema pode surgir a partir da falta de exercícios físicos, alterações hormonais ou pelo consumo anormal de sal e produtos industrializados. Dessa forma, a retenção de líquidos provoca sintomas como o inchaço nas pernas, mãos ou barriga ou até mesmo a falta de ar. 

É preciso ter muito cuidado para que seu corpo não seja prejudicado por esse problema. Por isso, selecionamos cinco dicas práticas para que você comece, ainda hoje, a eliminar a retenção de líquidos. 

retenção de líquidos
Exercícios físicos são essenciais para combater a retenção de líquidos. | Foto: Montagem/Reprodução.

Confira cinco dicas para eliminar a retenção de líquidos

1. Pratique exercícios físicos regularmente

Movimentar o seu corpo é fundamental para combater o acúmulo excessivo de líquidos. Os exercícios te ajudarão a desinchar e contribuirão no emagrecimento. A movimentação das pernas, braços e abdômen obriga seu corpo a eliminar esses líquidos na urina. Sendo assim, procure praticar exercícios aeróbicos como bicicleta, corrida, entre outros. Se achar necessário, você também pode optar por entrar na academia e pedir que uma ficha de treino seja montada segundo suas necessidades.

2. Coma frutas com propriedades diuréticas

Algumas frutas auxiliam na eliminação de toxinas, diminuindo a retenção de líquidos. A melancia e o melão, por exemplo, possuem alto teor de água na composição. Por isso, além de serem refrescantes, ajudam seu intestino a ter um bom funcionamento. Dessa forma, coloque no cardápio frutas com propriedades diuréticas para hidratar seu corpo e aumentar a secreção de urina.

3. Mude sua alimentação

Além de ingerir frutas com essas características, faça uma mudança completa na alimentação. Isso porque alimentos embutidos ou que tenham uma grande quantidade de sal podem contribuir para que os líquidos permaneçam no seu corpo. Sendo assim, invista iogurtes naturais, pepino, beringelas, tomates entre outros. 

4. Beba água

O passo mais fundamental, que por vezes, é esquecido. Hidrate seu corpo constantemente. A água ajuda na filtragem do sangue, eliminando o sódio e outras toxinas. Além disso, a desidratação é uma das maiores causas desse problema.

5. Descanse!

Durma bem. Boas noites de sono te ajudarão a regular seu metabolismo e assim você terá mais disposição para fazer outras atividades com seu corpo. Além disso, cuide da sua posição na hora do descanso. Estique sempre as pernas para auxiliar a circulação do sangue pelo seu corpo.

Vale destacar que caso seu corpo apresente sintomas graves de retenção de líquidos, o mais indicado é procurar imediatamente um médico. Desse modo, esse profissional poderá orientar de forma mais adequada o que seu corpo pode fazer para combater o excesso de líquidos. 

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas