Conheça 5 alimentos que diminuem a retenção de líquidos
Menu & Busca
Conheça 5 alimentos que diminuem a retenção de líquidos

Conheça 5 alimentos que diminuem a retenção de líquidos

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça 5 alimentos que diminuem a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, ou edemas, são os acúmulos de fluídos entre os tecidos e cavidades do corpo humano, principalmente nas pernas, tornozelos, pés, mãos e abdômen.

Esses edemas contribuem com uns quilos a mais na balança, podem causar desconforto intestinal, dores corporais, estresse e agravamento das celulite, quando associado a alterações hormonais. Além de que a retenção também pode ser sintoma de doenças como diabetes, pressão alta, insuficiência hepática, doenças nos  rins e doenças cardíacas.

Conheça alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos.
Conheça alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos. | Foto: Montagem/Freepik.

Os alimentos diuréticos são peça chave no combate a retenção de líquidos, são aqueles que contribuem para hidratação e redução do inchaço, isso porque possuem alto teor de água e são também ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Uma das principais causas do problema é a má alimentação, uma alimentação rica em sal e pobre em ingestão de água aumenta muito a retenção de líquidos. Para combater é importante praticar exercícios físicos regularmente e beber cerca de 2 litros de água por dia, além de apostar em uma alimentação saudável, com um maior consumo de alimentos diuréticos e menor consumo de ultraprocessados, embutidos ou enlatados.

5 alimentos para acabar com a retenção de líquidos

1. Pepino

Pepinos ajudam com os edemas causados pelo excesso de água.
Pepinos ajudam com os edemas causados pelo excesso de água. | Foto: Freepik.

O pepino é extremamente diurético, contém poucas calorias e um alto teor de água. Além de ajudar a eliminar o excesso de líquidos no corpo, também ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo.

2. Cenoura

As cenouras estão entre os principais alimentos que combatem a retenção de líquidos.
As cenouras estão entre os principais alimentos que combatem a retenção de líquidos. | Foto: Freepik.

O vegetal é diurético, ajuda no processo digestivo, pois estimula o metabolismo com a ação dos minerais, silício e potássio e é uma excelente fonte de vitamina A, contribuindo com a desintoxicação do organismo.

3. Berinjela

A berinjela ajuda a diminuir o inchaço corporal e com a retenção de líquidos.
A berinjela ajuda a diminuir o inchaço corporal. | Foto: Freepik.

A berinjela é um vegetal que auxilia muito no combate a retenção, pois ele é capaz de diminuir o inchaço, estimular a queima calórica, a eliminação de toxinas, ou seja, estimular a produção de urina, além de ajudar o organismo a absorver menos gordura e melhorar o funcionamento intestinal.

4. Maçã

Assim como outras frutas, a maçã combate a retenção de líquidos. | Foto: Freepik.

Possui alto teor de potássio e vitamina B6, nutrientes que a tornam a fruta um diurético natural, ela atua sobre os rins, eliminando os líquidos nos edemas. Como também possui pectina em sua composição, nutriente que auxilia no bom funcionamento digestivo e na redução do colesterol.

5. Melancia

A melancia é rica em fibras e água, o que ajuda com a retenção de líquidos.
A melancia é rica em fibras e água. | Foto: Freepik.

Umas das melhores frutas para consumir se você deseja diminuir a retenção de líquidos, pois é composta por 90% de água e é rica em antioxidantes e minerais. Ela também aumenta a hidratação da pele rapidamente e acelera a queima de gorduras.

_________________________________________________

Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

Tags mais acessadas