quarta-feira, 24 abril, 24
HomeUniversidadesResultado SISU: Justiça ainda não libera divulgação dos resultados

Resultado SISU: Justiça ainda não libera divulgação dos resultados

A medida provisória que pedia pela suspensão da divulgação do resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada), foi mantida pela justiça. Assim, a lista dos aprovados que deveria sair nessa terça (28), não será divulgada.

resultado sisu 2020 enem
Justiça ainda não libera divulgação dos resultados do SISU 2020. | Foto: Reprodução.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, derrubou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que pedia que os resultados do SISU fossem divulgados.

A presidente explicou que as razões que levaram a suspensão do SISU na primeira instância ainda não foram sanadas. Para Cazerta, a suspensão visa “proteger o direito individual dos candidatos do Enem a obterem, da administração pública, um posicionamento seguro e transparente a respeito da prova que fizeram”.

Problemas no ENEM

As primeiras reclamações sobre o resultado do Enem foram no dia 18 de janeiro, quando estudantes começaram a discutir o assunto nas redes sociais.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Pereira Lopes, confirmaram os erros no Enem e culparam a gráfica responsável pela impressão das provas.

Weintraub e Lopes mobilizaram equipes a fim de consertar os gabaritos, o que não é tão simples, visto que quase 6 mil candidatos foram prejudicados e a correção precisa levar em conta a cor do caderno de prova que o aluno usou e os pesos que cada questão tem.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO COMETE GRAVE ERRO ORTOGRÁFICO E VIRA CHACOTA NA WEB

Estudantes vão à rua protestar

Nesta segunda-feira (27), estudantes de todo o país foram às ruas pedindo para o MEC uma auditoria completa no Enem 2020. A mobilização, chamada pelos manifestantes de #27NASRUAS, pede por mais transparência no resultado do SISU 2020 e teve início nas redes sociais. Ainda não há números oficiais dos participantes.

___________________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!