Quem é Abraham Weintraub, o novo ministro da educação

Na manhã desta segunda-feira (8), o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, anunciou em sua conta do Twitter a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez do Ministério da Educação (MEC). Em seu lugar, o presidente nomeou Abraham Weintraub como novo ministro, membro de sua equipe desde novembro.

Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 8 de abril de 2019

Quem é Abraham Weintraub?

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o economista e, agora, novo ministro da educação, é mestre em finanças pela Faculdade Getúlio Vargas e executivo do mercado financeiro. Weintraub foi precursor do apoio aos planos presidenciais do atual presidente, ainda em 2017, quando Jair Bolsonaro ainda fazia parte do PSC e trabalhava no governo como secretário-executivo da Casa Civil.

Em setembro de 2018, Abraham Weintraub já discutia os planos de governo de Jair Bolsonaro com Luiz Philippe de Orléans e Bragança, eleito em 2018 como deputado federal pelo PSL.

Weintraub esteve com Jair Bolsonaro neste domingo (7) no Palácio da Alvorada. No entanto, seu nome ainda não estava cotado para assumir o novo cargo.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como