Rayan Cherki: Conheça a nova joia francesa
Menu & Busca
Rayan Cherki: Conheça a nova joia francesa

Rayan Cherki: Conheça a nova joia francesa

Home > Notícias > Esporte > Rayan Cherki: Conheça a nova joia francesa

Rayan Cherki, conheça jogador destaque do Lyon

Como acontece anualmente, o famoso jornal inglês The Guardian elegeu, no dia 8 de outubro, os 60 jogadores mais talentosos do mundo nascidos em 2003. Vários nomes que já possuem passagem pelo profissional se destacam, como é o caso do alemão Florian Wirtz, considerado o “novo Kai Havertz”, e do inglês Jamal Musiala, que já marcou gol na Bundesliga na atual temporada, com a camisa do Bayern de Munique.

Como de costume, a lista ainda possui 2 brasileiros: o volante Metinho, nascido no Congo e capitão do time sub-17 do Fluminense, e o ponta Bruno Gonçalves, que fez ótima Copinha esse ano pelo Red Bull Bragantino. Porém, o principal nome dessa geração é, de longe, o meia francês Rayan Cherki, jogador do tradicional Lyon.

Rayan Cherki
O jovem Rayan Cherki em ação pelo Lyon, da França. | Foto: Damien LG/Lyon.

Rayan Cherki

Nascido na própria cidade do seu atual clube, ele começou sua carreira no pequeno Saint-Priest, aos 6 anos de idade. Depois, se juntou a base dos “Les Gones”, onde permaneceu até 2019. Com apenas 15 anos, Rayan disputou 6 partidas e marcou um gol contra o Manchester City na UEFA Youth League, se tornando o jogador mais novo a fazer um gol na história do torneio, recorde esse batido na temporada passada pelo atacante alemão Youssoufa Moukoko, atleta do Borussia Dortmund.

Lyon
Jovem Rayan Cherki na época em que jogava na equipe sub-14 do Lyon. | Foto: Twitter/@EspoirsduFoot.

Cherki, além de atuar na Youth League, também fez parte do elenco do Lyon II, que disputou a 4ª divisão francesa. No ano seguinte, ele assumiu a titularidade da equipe na base, marcando 10 gols em apenas 14 partidas jogadas no total.

Por conta do seu rápido desenvolvimento, o clube francês já buscou subir o jovem para o time principal, onde ele fez a sua estreia na Ligue 1, no dia 19 de outubro de 2019, em um empate por 0x0 com o Dijon. Na Liga dos Campeões, Rayan estreou na fase de grupos contra o Zenit, da Rússia, na derrota do Lyon por 2×0.

Seus melhores desempenhos pela equipe profissional foram jogando a tradicional Copa da França. Na sua estreia, marcou um dos gols da goleada por 7×0 contra o pequeno Bourg-en-Bresse, se tornando o atleta mais jovem a marcar profissionalmente na história do Lyon.

Porém, o seu grande jogo foi na fase seguinte, contra o Nantes no Stade de la Beaujoire. Logo com um minuto de partida, Cherki recebeu na área, driblou o goleiro adversário e abriu o placar. Em seguida, o meia ampliou a vantagem, novamente finalizando dentro da área. A equipe do Nantes diminuiu, mas Rayan deu duas assistências para acabar com o jogo. A primeira foi uma linda enfiada de bola para o atacante Martin Terrier, enquanto a segunda foi um bom passe para o centroavante Moussa Dembélé marcar o 4º gol do Lyon. Uma atuação de gala que só mostrou o quão talentoso esse jovem francês é.

Descendente de argelinos e italianos, por conta das origens dos seus pais, Cherki optou desde cedo em defender a seleção francesa e já foi convocado para a equipe sub-16 em 2018, disputando dois amistosos contra a Dinamarca. Em março do ano que vem, a França irá disputar a classificatória para o Europeu sub-17, em um grupo formado por Andorra, Escócia e País de Gales, e Rayan muito provavelmente será o líder da nova geração em busca dessa vaga.

Características principais

seleção da França
Rayan Cherki quando foi convocado pela seleção da França sub-16. | Foto: Twitter/@EspoirsduFoot.

Cherki é um meia-atacante muito inteligente que tem como uma das suas principais características a excelente leitura do jogo. O jovem sabe muito bem como se posicionar dentro de campo, o que faz com que ele gere mais chances para seus companheiros e apareça na área para finalizar as jogadas com frequência.

Seu grande controle de bola o permite acelerar o jogo da forma que ele quiser e seu repertório variado de dribles faz com que o jogador seja uma grande ameaça a todo momento da partida. Suas maiores fraquezas são a contribuição defensiva e uma dificuldade tática em fechar alguns espaços sem a bola, aspectos comuns em jogadores da sua idade e que podem ser aprimorados com o tempo.

Lyon

Diante de tamanho potencial, o Lyon se movimentou e, em julho, renovou o contrato de Rayan Cherki até 2023. Na atual temporada, o meia participou de todas as 6 rodadas até aqui da Ligue 1, desempenhando algumas boas atuações e já buscando o seu espaço na equipe profissional.

O Lyon é famoso por ser uma das melhores categorias de base da Europa, onde já surgiram nomes como o ganês Michael Essien e os atacantes Karim Benzema e Alexander Lacazette, e agora possuem o melhor jogador sub-17 da atualidade. É necessário que o desenvolvimento de Cherki seja feito de forma excepcional, para que o francês esbanje o seu talento pelo clube, antes de se transferir para um gigante clube europeu.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas