Saiba mais sobre Youssoufa Moukoko e sua ascensão meteórica
Menu & Busca
Saiba mais sobre Youssoufa Moukoko e sua ascensão meteórica

Saiba mais sobre Youssoufa Moukoko e sua ascensão meteórica

Home > Notícias > Esporte > Saiba mais sobre Youssoufa Moukoko e sua ascensão meteórica

Youssoufa Moukoko e sua ascensão meteórica

Com o passar dos anos, jogadores cada vez mais novos vão sendo colocados nos times profissionais, pulando diversas etapas nas categorias de base das equipes. Em outubro de 2018, o talentoso Fernando Ovelar estreou profissionalmente no Campeonato Paraguaio pelo Cerro Porteño, aos 14 anos, e marcou seu primeiro gol 7 dias depois.

Na segunda rodada do Brasileirão, disputada semana passada, os jovens de 16 anos Sávio e Matheus Nascimento ficaram no banco de Atlético Mineiro e Botafogo, respectivamente, pela primeira vez em suas carreiras. Porém, talvez a principal promessa internacional nascida em 2004 seja o atacante Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund.

Youssoufa Moukoko

Nascido em Yaoundé, a capital do Camarões, se mudou para Hamburgo, na Alemanha, aos 10 anos de idade para morar com o seu pai, que vive na cidade desde a década de 90. Youssoufa integrou a base do St. Pauli no time sub-13, ficando 2 anos na equipe e marcando 23 gols em 13 partidas. Em julho de 2016, o jovem se transferiu para o Borussia Dortmund para jogar pela equipe sub-17 com apenas doze anos.

Na temporada 2017/2018, Moukoko marcou incríveis 37 gols na Bundesliga sub-17 e ajudou a equipe de Dortmund a conquistar o torneio. No ano seguinte, a joia foi ainda mais impressionante anotando 45 gols e 8 assistências na mesma competição em somente 25 jogos, chamando atenção do mundo todo.

Na atual temporada que está se encerrando agora, Youssoufa subiu para a equipe sub-19 e estreou na Bundesliga da categoria marcando 6 gols contra o Wuppertaler SV em uma goleada por 9×2. Ao todo, foram 34 gols na competição, um recorde histórico. Youssoufa também jogou a UEFA Youth League, a Liga dos Campeões para jovens jogadores, e foi o atleta mais jovem a atuar na competição, na partida contra o Barcelona, e a marcar um gol, em um jogo contra a Internazionale.

Youssoufa Moukoko na UEFA Youth League
Talentoso Youssoufa Moukoko atuando na UEFA Youth League, a Liga dos Campeões sub-19, e marcando um gol contra a Internazionale, da Itália. | Foto: Twitter/@BVB.

Por conta de todo o seu talento e sua rápida ascensão, Moukoko atraiu os olhares da seleção alemã, que rapidamente buscou naturalizar o jogador e convocá-lo para a equipe sub-16 quando ele tinha apenas 12 anos. Para não atrair muita atenção da mídia e de outros clubes, o Borussia Dortmund e a Federação da Alemanha decidiram não convocar mais o atleta por um tempo.

Características do jogador

Youssoufa é um atacante muito veloz e que possui uma finalização fenomenal com as duas pernas. Seu excelente posicionamento e movimentação sem a bola fazem com que o jovem sempre esteja no lugar certo para marcar gols, decidir muitas partidas pelo Borussia Dortmund e quebrar diversos recordes. Desde muito jovem, a idade da joia foi bastante duvidada, obrigando o clube alemão e o próprio pai do jogador a revelar as certidões de nascimento do garoto, tanto a emitida no Camarões, quanto a da Alemanha.

Patrocinado pela gigante empresa de material esportivo Nike desde 2019, Moukoko foi integrado ao elenco profissional do Borussia Dortmund na pré-temporada para o próximo ano, realizada na Áustria. Graças às mudanças feitas no regulamento pela Federação Alemã de Futebol, o jovem poderá estrear na equipe principal quando completar 16 anos de idade, o que acontecerá no dia 20 de novembro deste ano. Youssoufa ainda disse em uma entrevista ao jornal alemão Bild que pretende atuar pelo sub-19 até essa data e alcançar a marca de 200 gols pela categoria de base do Borussia Dortmund.

Borussia Dortmund
Youssoufa Moukoko treinando na equipe principal do Borussia Dortmund na pré-temporada. | Foto: Alex Gottschalk/DeFodi Images.

Hoje, na Europa, o Borussia Dortmund é talvez o time que mais desenvolve e melhor trabalha com jovens talentos internacionais. O inglês Jadon Sancho, o artilheiro Erling Haaland, o americano Giovanni Reyna e o recém-chegado Jude Bellingham, são só alguns nomes de atletas promissores que são tratados como grandes joias pela equipe.

Após apenas alguns treinos juntos, Haaland já se mostrou impressionado com habilidade de Moukoko e disse em uma entrevista que ele é o melhor jogador de 15 anos que viu na vida. A expectativa é que, após completar a idade permitida, Youssoufa seja uma excelente opção para o treinador suíço Lucien Favre ao longo da temporada e pule mais uma etapa na sua, até aqui, excelente e meteórica jornada.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas