Após o alerta de sua equipe médica, a Rainha Elizabeth II veio a óbito nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. A família britânica foi quem anunciou a morte em seus canais oficiais.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
Os familiares da monarca já haviam se reunido na residência onde ela passava o verão desde 21 de julho após seus médicos demonstrarem preocupação com seu estado de saúde.
Rainha Elizabeth II já estava com a saúde debilitada
Já havia um tempo que a rainha vinha sofrendo com problemas de mobilidade. Questões essas que se agravaram ainda mais após sua infecção por covid-19 no início deste ano.
Desde março, a rainha utilizava um carrinho de golfe para auxiliá-la em sua movimentação. Ela negou a cadeira de rodas por conta de uma superstição pela morte de sua irmã, a princesa Margaret, que morreu pouco tempo depois de aparecer em público utilizando uma.
A monarca já vinha mostrando sinais de que sua saúde estava frágil nos últimos meses. Nesta terça-feira (6), a rainha nomeou Liz Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido e ontem (7) cancelou uma reunião após ser aconselhada a descansar pelos seus médicos.
O que acontece agora?
Com a morte da Rainha Elizabeth II, um plano conhecido como “London Bridge” (Ponte de Londres) é colocado em prática. Um protocolo de 10 dias deverá ser seguido e, segundo o plano, três dias serão destinados a visitas ao caixão.
No plano, o dia da morte é representado como o dia “D”, sendo os seguintes descritos como “D+1”, “D+2” e assim por diante. Veja o que acontece assim que a rainha vem à óbito:
- O primeiro-ministro é alertado com a frase: “A Ponte de Londres está inoperante”, significa que a rainha morreu;
- Após isso, é colocado um aviso nos portões da residência oficial da rainha, o Palácio de Buckingham, e logo o mesmo texto é publicado no perfil oficial da família real nas redes sociais, assim como aconteceu.
Após isso, é seguido o plano de 10 dias, que envolve o funeral da rainha, compromissos do rei Charles, o sucessor do trono, e a proclamação do Dia de Luto Nacional, no D+10.
Hoje, um arco-íris duplo foi visto no céu de Londres em meio à despedida da rainha Elizabeth II. Desde cedo, uma multidão de pessoas rodeavam o Palácio de Buckingham, levando flores, presentes e homenagens à monarca.
_______________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!