Quem é John Williams? Homem que poucos conhecem, mas muitos já ouviram
Menu & Busca
Quem é John Williams? Homem que poucos conhecem, mas muitos já ouviram

Quem é John Williams? Homem que poucos conhecem, mas muitos já ouviram

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quem é John Williams? Homem que poucos conhecem, mas muitos já ouviram

Já sentiu aquele arrepio no corpo enquanto a música da abertura de Star Wars começava? E a tensão quando, com apenas sons de um violino, sabia que a fera se aproximava em Tubarão. Se sim, saiba que o responsável por essas memórias é o americano John Williams, compositor com 50 indicações ao Oscar e vencedor de cinco.

Biografia

Nascido no dia 8 de fevereiro de 1932, John Towner Williams é filho do baterista de Jazz, Johnny Williams, que tocou no quinteto Raymond Scott. Aos 16 anos de idade, mudou com a família para Los Angeles, onde se formou, em 1950, na North Hollywood High School. No mesmo ano, frequentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), e a Los Angeles City College, onde estudou orquestração, lecionado por Robert Van Eps, músico associado da MGM, e pelo compositor Mario Castelnuovo-Tedesco.

No ano seguinte, Williams seria convocado para a Força Aérea Americana, onde tocou pela Banda do ramo. Em 1955, o compositor entrou na Julliard School, de Nova York, sendo ensinado pela pianista Rosina Lhévinne, que o encorajou a compor. Durante esse tempo, John Williams tocou piano em boates de Jazz. 

trilha sonora de star wars
John Williams jovem.| Foto: Reprodução.

Depois de alguns anos, voltou para Los Angeles, onde realizaria o seu sonho de compor para filmes.

Composições para cinema

Como pianista, Williams passou a tocar músicas (especialmente piano) para a trilha sonora de filmes e séries.

Seus primeiros trabalhos foram para o seriado Peter Gunn e filmes, como Ao Sul do Pacífico, Quanto Mais Quente, Melhor e os vencedores do Oscar de ‘Melhor Filme’, Se meu Apartamento Falasse e O Sol é para Todos. Em 1967, recebeu a sua primeira indicação ao Oscar, por Vale das Bonecas.

Oscar: Indicações e prêmios

Depois de Vale das Bonecas, John Williams venceria sua primeira estatueta depois de duas indicações. Na ocasião, foi premiado por seu trabalho em Um Violinista no Telhado, filme de 1971.

Sua segunda estatueta viria cinco anos depois pelo clássico Tubarão, em sua segunda de um total de 28 colaborações com o diretor Steven Spielberg. Venceria o Oscar, ainda, em três outras oportunidades, com os filmes Star Wars (1977), E.T.: O Extraterrestre (1982) e A Lista de Schindler (1993). Nas outras 45 chances, saiu de mãos vazias. 

Além das cinco vitórias no Oscar, Williams conquistou um total de 56 prêmios em sua carreira, incluindo 26 Grammys, quatro Globos de Ouro e três Emmys, entre outros.  

quem é john williams
John Williams com seu Oscar, vencido na cerimônia de 1978, por Star Wars. | Foto: Reprodução.

Trabalhos memoráveis:

Tubarão (1975), ‘Main Title And First Victim’

Por Tubarão, em sua segunda parceria com o diretor Steven Spielberg, John Williams venceu o Oscar de ‘Melhor Trilha Sonora Original’ na cerimônia de 1976.

Star Wars (1977–2019) , ‘Main Title’

Williams foi responsável pela trilha sonora de todos os filmes da franquia Star Wars, trabalhando com diretores como George Lucas, J.J. Abrams e Rian Johnson.

Indiana Jones, ‘Raiders March’ ( Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida)

Em outra colaboração com Spielberg, Williams compôs a ‘Raiders March’, que se transformaria na música-tema dos filmes Indiana Jones.

E.T.: O Extraterrestre (1982), ‘E.T. The Extra-Terrestrial’

Nesse clássico filme que fez parte da infância de muitos, John Williams participou novamente de uma produção de Spielberg em E.T.

A Lista de Schindler (1993), ‘Theme from Schindler’s List’ 

Nesse drama emocionante, John Williams fez um ótimo trabalho, ampliando os efeitos do filme com a sua música.

Jurassic Park (1993) – ‘Theme from Jurassic Park’

No clássico Jurassic Park, John Williams compôs a música-tema, que arrepia os espectadores até hoje quando os dinossauros são vistos pelos personagens pela primeira vez.

______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas