Coronavírus: É necessário limpar as compras ao chegar em casa?
Menu & Busca
Coronavírus: É necessário limpar as compras ao chegar em casa?

Coronavírus: É necessário limpar as compras ao chegar em casa?

Home > Lifestyle > Saúde > Coronavírus: É necessário limpar as compras ao chegar em casa?

Devido à pandemia do novo coronavírus, o recomendável é ficar em casa e sair apenas para atividades essenciais, como fazer compras. Para reduzir o risco de exposição ao vírus, alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de máscara e luvas e a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Mas o que fazer com as compras? É preciso limpá-las ao chegar em casa? E as roupas usadas para ir ao mercado, precisam ser lavadas?

cuidados ao fazer compras no mercado
Confira cuidados ao fazer compras no supermercado durante a quarentena.

Cuidados ao fazer compras no supermercado

Ao fazer compras, o perigo vai além do fato de estar perto de outras pessoas. Os produtos que serão comprados e que estão expostos nas prateleiras, provavelmente, foram manuseados e pessoas podem ter espirrado ou tossido próximo a eles.

Embora muitos supermercados ofereçam a opção de delivery (levar as compras até a sua casa), nem todas as pessoas possuem aplicativos, podem aguardar a hora da entrega ou pagar as taxas incluídas no transporte. E mesmo quem recebe os produtos em casa, precisa tomar alguns cuidados importantes.

Quais perigos existem nas embalagens de produtos?

tem que limpar as compras do mercado
Os produtos do supermercado, provavelmente, foram manuseados e pessoas podem ter espirrado ou tossido próximo a eles.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), além do contato pessoal, é possível pegar o novo coronavírus tocando em superfícies contaminadas e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.

Um estudo recente do New England Journal of Medicine descobriu que o novo coronavírus era detectável em plástico e aço inoxidável por até 72 horas, e em papelão por até 24 horas.

Assim, é importante tomar cuidado ao fazer compras em supermercados. “Toque apenas nos itens que pretende comprar, limpe as alças do carrinho e lave as mãos ou use um desinfetante [álcool gel] para as mãos quando terminar”, orienta a professora de epidemiologia, Charlotte Baker.

Limpando as compras em casa

Independente de qual foi a maneira usada para fazer compras, é importante limpar os produtos e embalagens antes de armazenar. Isso reduzirá as chances de espalhar o vírus para outras pessoas ou superfícies em sua casa.

Elizabeth L. Andress, professora de Nutrição da Universidade da Geórgia, afirmou ao Healthline que é extremamente importante lavar as mãos depois de desembalar as compras. Além disso, as compras também devem ser lavadas e as embalagens descartáveis, jogadas fora.

Algumas pessoas podem optar por limpar ou lavar latas e caixas de comida antes de armazená-las para reduzir o possível conteúdo de vírus.

Explica Andress

Depois de lavar as embalagens com água e sabão, a professora recomenda que mesas, bancadas ou outras superfícies que tenham sido tocadas pelas compras ou sacolas de compras também sejam limpas, e que as mãos de quem as manuseou sejam lavadas novamente.

Se a compra não chegou através do delivery, também é recomendado que as roupas usadas para ir ao supermercado sejam lavadas e os calçados, limpos. O responsável por fazer as compras deve tomar um banho antes de usar itens da casa e antes de interagir com os outros moradores.

__________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas