Quarentena: Aprenda como vencer o tédio com a Rapunzel
Menu & Busca
Quarentena: Aprenda como vencer o tédio com a Rapunzel

Quarentena: Aprenda como vencer o tédio com a Rapunzel

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quarentena: Aprenda como vencer o tédio com a Rapunzel

Enrolados, filme lançado pela Disney em 2010, conta a história da princesa Rapunzel e todas as suas aventuras em busca de liberdade. A personagem, em companhia de seu camaleão Pascal e de seus longos cabelos (mágicos, por sinal), passa 18 anos confinada em uma torre e precisa inovar a cada dia para vencer o tédio sem qualquer contato com o mundo exterior.

Hoje, 10 anos depois de seu lançamento, a história de Rapunzel parece superar a condição de conto de fadas e se faz muito útil perante o atual contexto mundial.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, grande parte do país recebeu ordens de permanecer em quarentena até que a situação se normalize, e pudemos perceber que, afinal, ficar em casa não é tão fácil (ou agradável) como parecia.

Publicidade

Desse modo, a substituição de algumas atividades presenciais por modelos on-line deve vir acompanhada de um consciente balanço entre trabalho e tempo para si próprio.

Assim, pode-se fazer um compilado de atividades para tirar o tédio da quarentena, e ninguém melhor para se inspirar do que na própria princesa Rapunzel em seus anos na torre.

Segue aqui uma seleção de algumas de suas atividades favoritas citadas no filme, a partir de trechos da música Quando A Minha Vida Vai Começar?.

Publicidade

1 – “Às sete em ponto devo varrer o chão”

Calma! Não precisa acordar a tempo de varrer a casa pontualmente às 7 da manhã, mas sim, fazer uma boa arrumação é uma ótima maneira de aproveitar o tempo de confinamento.

Organizar aquela gaveta toda bagunçada, tirar o pó dos livros na prateleira, colocar em ordem os materiais da faculdade, separar algumas roupas do armário para doação pós-quarentena. Todas estas pode ser boas iniciativas para ocupar seu corpo e mente, seja para preencher as horas do dia produtivamente ou para fujir um pouco do home office e do EAD.

2 – “Então começo a ler um livro ou dois ou três”

Levar esse trecho ao pé da letra pode com certeza te trazer grandes benefícios. Mesmo que você não seja um grande entusiasta de uma boa leitura, procurar algum exemplar no estilo que você goste, lendo algumas páginas diárias, certamente te trará momentos de tranquilidade e ocupará seu tempo ocioso.

Vale tudo: um artigo atrasado da matéria da faculdade, uma antologia poética, uma ficção científica ou até um bom romance. Para os que estão em busca de um relaxamento em meio as atividades virtuais e estão já sobrecarregados, busque temáticas que realmente te entretenham, para que o momento seja um instante de lazer e não mais uma carga para esse período já complexo.

3 – “A minha galeria eu pinto outra vez”

Não precisa ter um grande acervo de habilidades artísticas ou uma vasta galeria para usufruir dos benefícios que esse tipo de atividade pode trazer, especialmente durante tantos dias de confinamento.

Inúmeros estudos já mostram que aprender a desenhar e pintar, mesmo em suas formas mais rudimentares, exercita a criatividade, o lado emocional e é uma ajuda em potencial para aliviar o estresse.

Sendo já um artista nato ou não, vale considerar a possibilidade de um momento artístico em alguma hora vaga. Rapunzel, no filme, mostra grande apreço pela arte, sendo uma das atividades mais praticadas em seu tempo livre.

4 – “Usar o forno”

Para quem sabe usufruir de seus dotes culinários, separar uma noite para testar uma receita nova com a família, preparar uma sobremesa prática ou montar um cafézinho da tarde pode, certamente, ser de extrema importância para, além de incrementar sua rotina em casa, unir aqueles que estão passando por esse período de funcionamento remoto com você.

Mesmo para os iniciantes, é um bom momento para exercitar novas habilidades e sair da quarentena craque em alguma receita para fazer com os amigos, depois que tudo se estabilizar.

5 – “Alongar”

Rapunzel cita, rapidamente, a atividade em meio à sua cantoria, mas certamente é uma opção mais do que essencial em tempos de confinamento.

Dentro dos limites pessoais e espaciais de cada um, realizar um breve circuito de exercícios, praticar algum treino já conhecido (para os mais experientes) ou simplesmente tirar uns minutos para alongar-se e manter o bom funcionamento da circulação sanguínea já torna sua rotina mais saudável e gera instantes importantíssimos para espairecer a mente da pandemia do Covid-19.

Para quem quiser ainda mais, a meditação pode proporcionar efeitos tão bons quanto e pode ser exercitada diariamente via aplicativos como o Headspace e Meditação Natura ou por vídeos no YouTube

Para mais sugestões divertidas de como lidar com o tédio e o estresse da quarentena, vale conferir a música completa ou, até mesmo, fazer uma sessão cinema com Enrolados e aproveitar seu tempo para uma última dica: assistir um bom filme!

Confira a música completa de Rapunzel:

______________________________________________
Por Isadora Noronha Pereira – Fala! Cásper

Tags mais acessadas