sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCulturaQual a origem do calendário gregoriano, o mais utilizado no mundo?

Qual a origem do calendário gregoriano, o mais utilizado no mundo?

O calendário, também conhecido por calendário gregoriano, é um dos acessórios mais utilizados no mundo. Isso porque não vivemos sem contar os dias, sem olhar em busca dos feriados ou desejar que a semana acabe mais rápido. Mas qual seria a origem do calendário? Quem o criou e por quais razões?

Dito isso, saiba, a seguir, tudo sobre o calendário gregoriano e sua importância para o Brasil e o mundo.

Calendário gergoriano: O que é e origem

O calendário gregoriano surgiu com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas. Este é o calendário utilizado pela maior parte do mundo, incluindo o Brasil, ele é também chamado de calendário cristão ou ocidental, em que é estabelecido um padrão internacional para representação de datas.

Ele foi criado em Roma, no século VI, por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo. O calendário é conhecido como gregoriano, pois se tornou oficial em 1582 pelo Papa Gregório XIII.

Papa Gregório XIII, responsável por implementar o calendário gregoriano em países cristãos.
Papa Gregório XIII, responsável por implementar o calendário em países cristãos. | Foto: Reprodução.

Anteriormente, era usado o calendário juliano, que estava atrasado, estabelecido por Júlio César nos domínios do Império Romano no ano 46 a.C. O calendário cristão foi implementado em 1582 na Itália, Polônia, Portugal e Espanha. Apesar de terem sido implementadas pelo Papa Gregório XIII, as reformas no calendário foram criadas pelo astrônomo e filósofo italiano Luigi Giglio.

Segundo o calendário cristão, o ano é constituído por 12 meses que podem ter entre 28 e 31 dias. Um ano pode ter 365 ou 366 dias, sendo chamado neste caso de ano bissexto.

Contudo, o calendário gregoriano apresenta algumas irregularidades como defeitos na duração dos meses (entre 28 a 31 dias), a relação entre a data e o dia da semana e a mobilidade de datas cristãs, como a Páscoa.

Curiosidades sobre o calendário gregoriano

Exemplo de calendário gregoriano.
Exemplo de calendário gregoriano. | Foto: Reprodução.

Para ajustar-se às datas das estações, 10 dias do calendário juliano foram excluídos. O dia posterior a 4 de outubro de 1582 passou a ser 15 de outubro, no calendário gregoriano. 

A Turquia foi o último país a oficializar em seu território o calendário cristão. O fato ocorreu em 1º de janeiro de 1927.

O calendário gregoriano também não é perfeito, se comparado com o ano tropical. Por isso, até 4909 nosso calendário estará adiantado em um dia.

_____________________________________________________

Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

ARTIGOS RECOMENDADOS