sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCinema e Séries5 filmes para você assistir e celebrar o Dia dos Pais

5 filmes para você assistir e celebrar o Dia dos Pais

Como já faz parte de uma tradição, em todo segundo domingo do mês de agosto comemora-se mais um Dia dos Pais, com muito amor, alegria e filmes. Assim como é o Dia das Mães, a data dedicada para os pais mantém um costume: presentes, mensagens, almoço em família, passeios, homenagens e o que mais a sua imaginação permitir.

Confira alguns filmes para assistir no Dia dos Pais junto com seu pai.
Confira alguns filmes para assistir no Dia dos Pais junto com seu pai. | Foto: Freepik.

A verdade é que todo pai dentro ou fora do cinema exerce um papel importante na vida dos filhos e nada melhor para comemorar o Dia dos Pais do que ver um filme junto com o seu velho companheiro de cena, não é mesmo? Se você não quiser assistir à programação da TV, uma outra opção é poder escolher entre um imenso catálogo nas plataformas de streaming e vídeo sob demanda que existem hoje. Para te ajudar nessa escolha, separamos 5 filmes que envolvem o relacionamento entre pai e filho para embalar a comemoração do Dia dos Pais.

Filmes para assistir no Dia dos Pais

1 – Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Esse clássico de Tim Burton conta a história de Edward Bloom (Ewan McGregor), um pai que passa toda a vida do seu filho, William (Billy Crudup), lhe contando histórias surpreendentes das quais ele acredita serem todas mentiras.

A descrença do filho torna o relacionamento deles ainda mais conturbado e quando Ed fica doente, já no início do filme, William deseja apenas que seu pai seja verdadeiro ao menos uma vez.

De início, você, assim como eu, pode ficar bastante irritado com o personagem e pensar que o que diz é pura invenção, porém, a cada história contada, o homem por trás delas vai se revelando e em meio aquelas narrações extraordinárias, Ed Bloom vai se tornando real.

Esse filme é mais do que as suas cenas estonteantes mostram, é uma jornada de descobrimento para o filho, William, e para você, telespectador.

2 – Buscando… (2018)

David Kim (John Cho), um pai viúvo, se encontra em uma situação de total desespero quando sua filha Margot (Michelle La) desaparece misteriosamente.

A princípio, o filme pode parecer até um pouco genérico, porém, ele inova por ser gravado da perspectiva da tela do computador em que David usa para procurar a jovem desaparecida.

Assim, por meio desse recurso moderno, a obra traz discussões atuais e antigas como o controle dos filhos, a privacidade na internet e a dificuldade em superar o luto.

Você só não pode pensar que o filme é apenas 1 hora e 42 minutos de reflexões sobre paternidade, estamos falando também de um suspense que prende atenção do início ao fim e que a cada descoberta você criará novas teorias sobre o que pode ter acontecido na história.

3 – De Repente Uma Família (2018)

Está aqui um filme que faz jus a sua bela classificação de comédia-dramática, pois você irá rir e chorar muito vendo ele, às vezes até os dois ao mesmo tempo.

A história acompanha Pete Wagner (Mark Wahlberg) e sua esposa Ellie (Rose Byrne) que serão pais de primeira viagem, não que ela esteja grávida, acontece que os dois decidem adotar de uma vez três irmãos.

Trabalhando a importância de tanto o pai quanto a mãe se ajudarem na tarefa de cuidar dos filhos, a obra torna o casal realista e cativante, criando momentos comoventes de autoidentificação entre eles.

Um fato interessante é que o diretor do filme, Sean Anders, realmente passou pela experiência de adotar três crianças assim como seus personagens, o que faz a história atuar desmistificando vários assuntos relacionados à adoção.

4 – O Paizão (1999)

O Paizão é uma comédia, de 1999, onde Adam Sandler é Sonny Koufax, um homem de 32 anos, formado em direito e que, por preguiça de crescer na carreira, trabalha em uma empresa de pedágio.

Também conhecido por ser bastante imaturo para a idade, não consegue engatar em nenhum relacionamento. É quando, para provar que pode sim ser uma pessoa madura e responsável, ele adota o pequeno Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de apenas cinco anos. Nessa aventura, ele acaba descobrindo que ser pai não é tarefa tão fácil assim.

5 – Capitão Fantástico (2016)

No filme Capitão Fantástico, o personagem de Ben (Viggo Mortensen) vive na floresta com a esposa e os seis filhos, criando-os à sua maneira até que um evento trágico desencadeia uma série de acontecimentos que colocam o seu estilo de vida em contestação.

A trama apresenta discussões sobre a vida em sociedade, até onde um pai pode decidir o que é melhor para os filhos, formas diferentes de criação e entre outros assuntos.

O ponto forte da obra é o equilíbrio em como eles tratam a situação de cada integrante da família, mostrando que até os problemas da criança mais nova merecem tanta atenção quanto os problemas dos adultos.

Outro destaque é a atuação de Viggo Mortensen, que lhe garantiu uma indicação de melhor ator no Oscar.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar elas e aproveitar para conferir algum desses filmes no Dia dos Pais? Tenho certeza que um desses filmes tem a cara do seu pai!

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco