Qual a importância de dormir bem para a saúde mental?
Menu & Busca
Qual a importância de dormir bem para a saúde mental?

Qual a importância de dormir bem para a saúde mental?

Home > Lifestyle > Saúde > Qual a importância de dormir bem para a saúde mental?

Todos nós sabemos da importância de um sono reparador para a saúde mental das pessoas. O sono ajuda a estabilizar o humor e melhorar a ansiedade, sendo um dos momentos mais importantes do dia. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Essa relação entre saúde mental e sono vem sendo estudada há anos, por muitos pesquisadores.

Um sono regulado pode ser a chave para uma saúde mental estável.
Um sono regulado pode ser a chave para uma saúde mental estável. | Foto: Freepik.

Mas qual a relação do sono com a saúde mental?

O sono mais profundo, ou sono REM, quando sonhamos, existe uma melhora no aprendizado e na memória. São efeitos regenerativos que contribuem para o funcionamento do cérebro quando estamos acordados. As interrupções no sono podem afetar os níveis de transmissores e hormônios do estresse, o que pode prejudicar o pensamento e a regulação emocional.

A qualidade do sono, ou seja, um sono reparador, em que você acorda revigorado e sem cansaço é mais importante que a quantidade de horas dormidas. 

Ou seja, uma pessoa que dorme 12 horas, não necessariamente vai ter um sono melhor que alguém que dormiu menos de oito. A qualidade do sono é significativamente mais importante para gerar sentimentos positivos e reduzir sintomas depressivos do que a quantidade de horas dormidas.

Problemas causados pela falta de sono

Quem não dorme bem tem a tendência a acordar cansado e ficar sonolento ao longo do dia. Além disso, pode prejudicar o sistema cognitivo, o raciocínio e a memória e com isso apresentar dificuldades para memorizar informações e um sentimento de mal-estar emocional, com pensamentos negativos repetitivos

Dicas para dormir melhor

​Aqui vão algumas dicas para melhorar o seu sono e ter uma noite revigorada e sem cansaço:

  • Adotar horários regulares de sono, ou seja, procure acordar e dormir sempre no mesmo horário, criar uma rotina auxilia uma boa noite de sono;
  • Evitar cochilos muito longos durante o dia, eles podem interferir no sono da noite;
  • Bebidas com cafeína à noite e alimentos estimulantes, também devem ser evitadas, pois eles podem prejudicar o sono;
  • Atividades estimulantes perto do horário de dormir devem ser evitadas, como exercícios intensos, e ficar conectado à televisão ou ao celular.

Se você seguir essas dicas a chance de você ter um sono restaurador é bem maior e como consequência, sua saúde mental também melhorará.

____________________________________________________

Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

Tags mais acessadas