Quais são as chances de Democracia em Vertigem levar o Oscar?
Menu & Busca
Quais são as chances de Democracia em Vertigem levar o Oscar?

Quais são as chances de Democracia em Vertigem levar o Oscar?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quais são as chances de Democracia em Vertigem levar o Oscar?

No próximo domingo (9/2), o Brasil poderá ganhar um inédito Oscar com o polêmico documentário Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa. O filme, que narra o processo que culminou com impeachment da presidente Dilma Rousseff, terá como principal concorrente a história de uma criadora de abelhas em conflito com seus vizinhos em um vilarejo da Macedônia.

oscar democracia em vertigem

Para Pedro Butcher, professor de cinema da ESPM Rio, Honeyland, dirigido por Tamara Kotevska, é o concorrente mais forte a levar o Oscar da categoria em 2020.

DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO É PRÉ-INDICADO AO OSCAR 2020

Documentário brasileiro, Democracia em Vertigem, pode ganhar um Oscar

Além de concorrer pela estatueta na categoria de Documentário, Honeyland disputa o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro com o sul-coreano Parasita, aclamado pela crítica e pelo público e único concorrente estrangeiro à principal categoria da noite: Melhor Filme. E aí está o principal trunfo de Honeyland.

Honeyland tem altas probabilidades de perder a premiação de Melhor Filme Estrangeiro para O Parasita, o que aumenta as suas chances na outra categoria em que concorre. Mas é importante dizer que o Melhor Documentário é uma das categorias mais imprevisíveis do Oscar ao longo da história. Tudo pode acontecer.”

diz Butcher

CONFIRA OS INDICADOS AO OSCAR 2020 EM TODAS AS CATEGORIAS E ONDE ASSISTI-LOS

Além de Democracia em Vertigem Honeyland, disputam o prêmio Indústria Americana, produzido pelo ex-casal presidencial Barack e Michelle Obama, For Sama The Cave, filmes sírios que narram o cotidiano de um país arrasado pela guerra – fato que confere a esses filmes um apelo político-sentimental.

ENTENDA PORQUÊ OS DUBLÊS SÃO INJUSTIÇADOS NA PREMIAÇÃO DO OSCAR

Tanto Democracia em Vertigem como Indústria Americana têm um forte componente político. Apesar da Academia ser majoritariamente democrata, costuma não gostar de se posicionar sobre temas políticos polêmicos. (E polêmica é o que não tem faltado no debate sobre a obra de Petra Costa). Os outros três concorrentes seguem a linha do documentário jornalístico.

Onde assistir o documentário?

É possível assistir o documentário Democracia em Vertigem na plataforma de streaming Netflix. Confira o trailer:

Tags mais acessadas