Quais os benefícios de acordar cedo para a sua rotina
Menu & Busca
Quais os benefícios de acordar cedo para a sua rotina

Quais os benefícios de acordar cedo para a sua rotina

Home > Lifestyle > Saúde > Quais os benefícios de acordar cedo para a sua rotina

Você já sentiu alguma vez que começou mal o dia? Isso é mais comum do que parece ser. Muito dessa sensação pode estar relacionado ao sono. A qualidade do sono está diretamente ligada ao seu desempenho durante a vigília, que é o período em que estamos acordados. O hábito de acordar cedo pode ser uma solução para quem quer começar o dia melhor, ser mais produtivo e ter uma vida mais realizada. 

Muitas pessoas consideradas bem-sucedidas revelam que costumam acordar cedo. Não que isso funcione para todo mundo, mas, em linhas gerais, melhora a rotina em vários aspectos. É a ciência que diz isso.

acordar cedo
Pessoas que costumam acordar cedo, chamadas de madrugadores, adquirem hábitos mais saudáveis. | Foto: Pixabay.

Como a ciência explica o sono

O ciclo sono-vigília é regulado pelo ritmo circadiano, que é o relógio biológico de nosso corpo. Ele regula uma série de processos do organismo no período de 24 horas, entre eles o sono. Esse relógio biológico é regido, entre outros fatores, pela iluminação.

Quando a retina percebe a luz do dia, sinaliza ao núcleo supraquiasmático, no cérebro, para suprimir a produção de melatonina, o hormônio indutor do sono. Assim, inicia a vigília. O contrário acontece após o anoitecer, quando o corpo passa a produzir esse mesmo hormônio.

Essa é a explicação científica para o fato de que somos naturalmente inclinados a ser mais ativos durante o dia e aptos a dormir à noite. 

7 benefícios de acordar cedo

Agora que você já entende o motivo científico pelo qual o corpo humano está adaptado à rotina mais diurna e ao descanso à noite, acompanhe, a seguir, quais são os principais benefícios de acordar cedo para a rotina.

Dia mais organizado e produtivo

Geralmente quem acorda tarde cria um efeito dominó no seu dia, porque tudo em seguida é feito mais tarde, atrasando todos os compromissos. Ao iniciar o dia algumas horas mais cedo, você evita atrasos e ainda terá um tempo extra para planejar como será seu dia. 

Pense o que tem de fazer e quanto tempo vai precisar. Esse planejamento vai tornar a rotina mais organizada e, consequentemente, aumentar a produtividade nas suas atividades. Além disso, nas primeiras horas do dia, você terá mais tranquilidade para realizar suas tarefas sem distrações e, assim, conseguir ser mais produtivo.

Café da manhã saudável

Com mais tempo, você também pode se dedicar a preparar um café da manhã mais saudável. Geralmente, pessoas com mais pressa comem qualquer coisa pronta ou compram comida na rua. E ainda há aqueles que pulam essa refeição, o que é ainda pior.

O café da manhã é muito importante porque fornece energia necessária para boa parte do dia. O ideal é que seja bem completo, rico em vários nutrientes.

Exercícios físicos regulares ao acordar cedo

A prática de exercícios físicos regulares pela manhã é recomendável porque aumenta os níveis de adrenalina no corpo. Essa substância aumenta o estado de alerta e ajuda a superar a sonolência. Sendo feita de maneira equilibrada, a atividade física também aumenta a disposição para a rotina que vem a seguir.

Outra vantagem é que se você tiver uma rotina de atividade física matinal, vai ser mais fácil cumpri-la porque não haverá a possibilidade de surgir imprevistos que tomem esse tempo.

Menos estresse

Como já foi dito, acordar mais cedo dá tempo para planejar o dia. Assim, você pode se antecipar a eventuais problemas. Isso evita a pressa e a desordem. Assim, evita-se situações de estresse que podem surgir no decorrer do dia. Além do mais, com mais tempo, você pode realizar atividades de lazer, essenciais no combate ao estresse.

Sono de qualidade ao acordar cedo

Quem acorda cedo tende a dormir com mais facilidade, pois se sente sonolento cedo. Basta deitar na cama que o sono já chega. Você se acostuma com o ritmo circadiano natural, deitando e levantando cedo.

Acordar mais cedo leva a um acúmulo mais rápido de adenosina, um neurotransmissor que causa sonolência ao inibir a atividade dos neurônios. Esse processo faz com que você se sinta sonolento à noite. Dessa maneira, você aumenta suas chances de completar todos os estágios do sono, sentindo-se bem descansado e rejuvenescido na manhã seguinte.

Mais energia

Os madrugadores dormem melhor porque têm mais chances de completar todos os estágios do sono. Por isso, essas pessoas acordam com mais energia. Já os noctívagos, ou seja, aqueles com uma rotina mais noturna, geralmente não completam todos esses estágios e seu sono não tem a mesma qualidade.

A conclusão dos estágios do sono é fundamental para o bem-estar físico e mental. Além disso, os hormônios do crescimento, que causam a reparação e regeneração dos tecidos, são liberados durante os estágios mais profundos do sono.

Sentimento de felicidade

Um estudo feito nos Estados Unidos indicou que adultos saudáveis ​​com hábito de acordar cedo tinham um estado de espírito mais positivo do que os noctívagos.

Como você viu até aqui, acordar cedo leva a muitos bons hábitos. A pessoa fica muito mais produtiva, saudável, enérgica, descansada e menos estressada. Você adquire uma organização na vida que faz com que se sinta mais realizado e feliz. 

___________________________
Por Igor Magalhães – Fala! Universidade Federal do Ceará

Tags mais acessadas