Quais os benefícios da manteiga de cacau para a pele?
Menu & Busca
Quais os benefícios da manteiga de cacau para a pele?

Quais os benefícios da manteiga de cacau para a pele?

Home > Lifestyle > Saúde > Quais os benefícios da manteiga de cacau para a pele?

A manteiga de cacau é um ingrediente culinário muito conhecido, presente também em cosméticos. Ela é retirada da parte gordurosa do cacau por meio de processos como torra e prensagem. Mas sabia que este ingrediente também traz muitos benefícios para a pele?

Não é de hoje que muitos ingredientes culinários são utilizados na pele e no cabelo. Óleo de coco, água de arroz, arroz em “pó” e café são alguns exemplos. Porém, muitas destas receitas são compartilhadas na internet, mas não são recomendadas por dermatologistas. Ao contrário da manteiga de cacau, que já é utilizada em cosméticos há muitos anos.

Origem da manteiga de cacau

A manteiga de cacau é uma gordura natural, extraída do grão de cacau maduro, que é selecionado, seco, torrado e então prensado. Por ser retirada da fruta, possui um leve aroma e gosto de cacau. Em sua composição, é possível encontrar ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico.

saúde
A manteiga de cacau é extraída da semente da fruta. | Foto: Unsplash.

Benefícios

Por ser um ingrediente rico em ácidos graxos, a manteiga de cacau possui ótima ação antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e hidratante.

É muito comum encontrar à venda como hidratante labial, por conta da sua função hidratante. Mas ela pode ser usada também como hidratante no rosto e corpo. Por conta de sua absorção rápida, o ingrediente é muito indicado para o alívio de queimaduras e irritações da pele, além de prevenir contra ressecamento e sendo indicada especialmente para peles sensíveis. E, ainda, ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Existem outras formas de usá-la, como após fazer a barba e depilação, em picadas de insetos (pois diminui a coceira), calcanhares, cutículas e até calos.

manteiga de cacau benefícios
O ingrediente é indicado para combater o envelhecimento precoce. | Foto: Freepik.

E como já se sabe, a manteiga de cacau é utilizada em alimentos, mas também em outros cosméticos, como shampoos e condicionadores. Ela acabou se tornando uma grande aliada e indispensável na vida de muitos. Mas é importante lembrar, que é indispensável buscar a opinião de um dermatologista, para que você use os produtos corretos para o seu tipo de pele.

____________________________
Por Julya Bartz Boemeke Schmechel – Fala! Universidade Federal de Pelotas

Tags mais acessadas