Confira cinco cidades do Brasil para visitar no verão
Menu & Busca
Confira cinco cidades do Brasil para visitar no verão

Confira cinco cidades do Brasil para visitar no verão

Home > Lifestyle > Viagens > Confira cinco cidades do Brasil para visitar no verão

O Brasil é marcado por uma ampla diversidade natural e cultural, presente nos diversos estados que compõem as 5 regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com uma extensão superior a 8 milhões de km², o país contempla uma grande variedade de paisagens, assim como de músicas, danças, elementos artísticos, comidas e costumes.

Assim, viajar pelas várias cidades do Brasil é uma ótima forma de ter lazer e diversão, além de ser uma excelente dica para quem deseja conhecer mais a pluralidade impressionante existente nesse vasto território. De norte a sul, você pode encontrar desde cachoeiras, praias e rios até grandes museus e construções históricas. 

Se você almeja se aventurar pelas terras brasileiras e está disposto a se surpreender com 5 cidades brasileiras ideais para se visitar no verão, essas dicas são para você!

Cidades do Brasil para visitar no verão

1. Ouro Preto (MG)

viagem pelo Brasil
Ouro Preto. | Foto: Camille Magri Garabosky.

O município de Ouro Preto está localizado na região central do estado de Minas Gerais e foi fundado em 1711 com o nome Vila Rica de Albuquerque. Em função da descoberta do ouro, tornou-se central na economia brasileira no século XVIII.

Foi nessa cidade que ocorreu a Inconfidência Mineira (1789), conspiração com ideais separatistas organizada pela elite socioeconômica de Minas Gerais, principalmente contra a política fiscal imposta pela Coroa Portuguesa. Sem sombra de dúvidas, o fator histórico é primordial para fazer de Ouro Preto uma cidade única e que traz muitos aprendizados a partir das obras de arte, da arquitetura e das construções típicas do período colonial do Brasil.

A cidade, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1980, possui 29 igrejas, 12 museus e 7 minas de ouro. Dessa forma, Ouro Preto é o destino ideal para você visitar no verão, afinal, a iluminação do Sol contribui para tornar as ladeiras de pedras sabão e as montanhas ao redor da cidade ainda mais encantadoras. 

2. Paraty (RJ)

Paraty
Paraty. | Foto: Christine Magri Garabosky.

A cidade de Paraty foi fundada em 1667 e foi fundamental no século XVIII por abrigar os portos por onde o ouro de Minas Gerais era escoado para Portugal. Atualmente, o município é famoso pelas suas construções históricas e pelas suas belíssimas paisagens naturais, que incluem praias de águas cristalinas, rios e cachoeiras. Além disso, o passeio pelo Centro Histórico funciona como um mergulho mágico em outra época, isso pela presença dos casarões antigos, pelas igrejas e pelos símbolos maçônicos presentes em muitas casas.

Assim, Paraty é uma ótima opção para se visitar no verão, principalmente porque é o melhor período para aproveitar as mais de 50 praias que existem na cidade. Também vale a pena se aventurar na natureza da Mata Atlântica e praticar o ecoturismo, fazendo trilhas, travessias e até mergulho. Com certeza, o município de Paraty, que fica entre a serra e o mar e traz uma grande riqueza natural e cultural, irá te surpreender! 

3. Morro de São Paulo, na cidade de Cairu (BA)

Brasil
Morro de São Paulo. | Foto: Camille Magri Garabosky

O Morro de São Paulo é uma vila localizada na Ilha de Tinharé, na cidade de Cairu. A Vila Morro de São Paulo nasceu em 1535 e tinha uma grande importância geográfica na época do Brasil Colônia, o que explica as suas construções históricas. Para chegar na Vila Morro de São Paulo, os turistas têm que subir uma grande rampa e cruzar o portão de entrada. A partir daí, a magia começa.

O Morro de São Paulo, além de abrigar pousadas e restaurantes charmosos, também tem praias memoráveis, com areias claras e água do mar transparente. As praias Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta, Gamboa, do Pontal e Garapuá são perfeitas para você passar um dia ensolarado no verão. Além disso, nessa viagem você também pode praticar mergulho, surfe, aventurar-se em uma tirolesa e até fazer os passeios de barco pela bela região.

4. Foz do Iguaçu (PR) – um marco no turismo do Brasil

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu. | Foto: Joyce Carpanez Benzi Magri.

O município de Foz do Iguaçu, que ganhou esse nome no ano de 1918, apresenta uma série de belezas naturais magníficas, dignas de surpreender qualquer turista que vá conhecer a região. A cidade é conhecida mundialmente pelas famosas Cataratas do Iguaçu e por Itaipu, segunda maior usina hidrelétrica do mundo. No entanto, além dessas atrações incríveis, se você desejar passeios culturais, Foz do Iguaçu também é ideal!

Você pode conhecer os templos religiosos, como o Templo Budista, a Mesquita Muçulmana e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, e se quiser, pode até visitar mais outros dois países – Paraguai e Argentina – no mesmo dia, o que é possível pela proximidade das fronteiras. A cidade costuma ter turistas em todas as épocas do ano, mas ir no verão tem a vantagem de ver as Cataratas volumosas, o que rende fotos belíssimas. Além disso, você pode fazer um passeio de barco e se molhar sem medo, aproveitando ao máximo o visual único da região. 

5. Fortaleza (CE)

praias do Brasil
Fortaleza. | Foto: Sheila Magri.

Já Fortaleza, atual capital do Ceará, era apenas uma vila da província cearense. No entanto, em 1823, um ano após a independência do Brasil, foi elevada à cidade. Uma das curiosidades desse município é que é a capital brasileira mais próxima do continente europeu, distanciando-se de Lisboa somente por 5.608 km, o que revela a sua localização geográfica estratégica.

Sem dúvidas, as praias são a principal atração de Fortaleza, que conta com 15 praias principais, cada uma com uma particularidade que a torna única. Além de curtir um dia de sol nas areias do litoral cearense, você também pode aproveitar o dia de verão no Beach Park, parque aquático localizado no município vizinho, Aquiraz, que garante um dia divertido a pessoas de todas as idades. A capital cearense também possui museus, feirinhas de artesanato, catedrais e outros passeios culturais que, juntamente com as praias, tornam a sua viagem inesquecível!

__________________________
Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper

Tags mais acessadas