sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCulturaConheça cinco livros de mistério young adult para se aventurar

Conheça cinco livros de mistério young adult para se aventurar

5 livros de mistério Young Adult para atiçar o espírito investigativo e dar um quentinho no coração

Focando na adolescência e no começo da vida adulta, o YA (abreviatura para Young Adult) é muito popular entre leitores dessa faixa etária e por muitos adultos mundo a fora. Além de combinar momentos de descoberta com histórias de romance cativantes, o subgênero também possui livros com uma pegada à lá Sherlock Holmes, recheados de mistérios, em cenários comuns ao público jovem.

Aqui, vai uma lista dos melhores livros para uma boa maratona literária.

livros
Conheça cinco livros de mistério para se aventurar. | Foto: Reprodução.

5 livros de mistério young adult

1. Um de Nós Está Mentindo (Karen M. McManus) – um dos livros de mistério mais famosos

Cinco estudantes, uma detenção. Essa é a situação inicial do livro. Parece bem simples, certo? Só até que um deles, Simon, morre de uma aparente reação alérgica. O cenário consegue se agravar ainda mais quando descobrimos que essa situação foi certamente armada, com exposição do agente alérgico, falta de injeções de adrenalina e uma vítima odiada pelo colégio. Os olhos logo se viram para os companheiros de detenção de Simon, que automaticamente são tachados de suspeitos, mas que juram não terem nada a ver com isso. E aí? Será que temos alguém mentindo?

O livro possui uma sequência (Um de Nós É o Próximo) com uma nova história focada nos coadjuvantes do primeiro, e a autora também tem publicado outra obra YA de mistério, Mortos Não Contam Segredos. Vício garantido.

2. Mentirosos (E.J Lockhart)

O livro, um clássico da literatura YA, conta a história da abastada família Sinclair, tudo pelo olhar de uma das herdeiras, Cadance. Conhecidos por serem ricos, bonitos e bem-sucedidos, os Sinclair costumam passar todos os verões juntos em uma ilha particular, sempre sorrindo, felizes em esconder seus segredos. Nesse lugar é formado um grupo com a geração mais nova: os Mentirosos. Unidos e cúmplices, esses primos aproveitam todos os momentos de sol aprontando pela propriedade até um fatídico verão, no qual Cadance sofre um acidente e passa por um momento conturbado de amnésia, levando a um hiato de dois anos nessa tradição familiar.

Após essa pausa, a jovem volta ao local de seu acidente e se depara com memórias e revelações sobre aquele que foi seu melhor e mais trágico verão.

3. Desconstrução de Mara Dyer (Michelle Hodkin)

Desconstrução de Mara Dyer pode ser entendida como uma somatória de sobrenatural aos tão amados Young Adults. No livro, a protagonista acaba de passar por uma tragédia que culmina na morte de seus melhores amigos em um hospício abandonado. O que era para ser uma noite de diversão inconsequente acaba se tornando uma trauma na vida da garota, única sobrevivente, que passa a ser atormentada por mistérios que permeiam o acidente. Por que ela foi a única a sobreviver de um desmoronamento? Isso teria alguma coisa a ver com as tentativas de contatar o além daquela noite? A amnésia de Mara seria causada pelo trauma ou algo bloqueia seu acesso a essas memórias?

Primeiro livro de uma trilogia, disponível no Kindle Unlimited.

4. Nunca Jamais (Colleen Hoover)

Seguindo na linha do sobrenatural, Nunca Jamais traz a história de um casal de adolescentes que tinha tudo para ser comum, mais um daqueles pares típicos de colégios norte-americanos. O que os diferencia de todos os outros é a memória. Ou melhor, a falta dela. Charlie e Silas, de repente, esquecem tudo um sobre o outro e sobre eles mesmos, passando a ter que enfrentar suas vidas e todas as complicações sem terem a mais breve recordação do que fizeram e quem são.

Com isso, eles se unem para desvendar o motivo dos esquecimentos, que passam a acontecer de 24 horas em 24 horas, e se deparam com um passado compartilhado bem complicado e histórias não reveladas entre os dois.

5. Cordialmente Cruel (Maureen Johnson)

Ambientada em uma fictícia escola dos Estados Unidos, Cordialmente Cruel tem início com o sumiço da esposa e da filha do fundador, gerando um mistério duradouro na história do país. Anos mais tarde, depois de despertar a curiosidade e o senso investigativo de muitos, o caso continua sem solução, já que a polícia contava apenas com uma pista: uma carta, com métodos para se cometer um assassinato, assinada apenas por “Cordialmente, Cruel”.

A chegada de Stevie Bell promete colocar um ponto final nisso. Sendo aluna recém-admitida, ela planeja desvendar esse mistério. Será que finalmente saberemos como essa história termina?

Primeiro livro de uma trilogia, que conta com os primeiros livros já publicados no Brasil.

Por Bárbara Furuyama – Fala! Anhembi