5 livros de mistério Young Adult para atiçar o espírito investigativo e dar um quentinho no coração
Focando na adolescência e no começo da vida adulta, o YA (abreviatura para Young Adult) é muito popular entre leitores dessa faixa etária e por muitos adultos mundo a fora. Além de combinar momentos de descoberta com histórias de romance cativantes, o subgênero também possui livros com uma pegada à lá Sherlock Holmes, recheados de mistérios, em cenários comuns ao público jovem.
Aqui, vai uma lista dos melhores livros para uma boa maratona literária.
5 livros de mistério young adult
1. Um de Nós Está Mentindo (Karen M. McManus) – um dos livros de mistério mais famosos
Cinco estudantes, uma detenção. Essa é a situação inicial do livro. Parece bem simples, certo? Só até que um deles, Simon, morre de uma aparente reação alérgica. O cenário consegue se agravar ainda mais quando descobrimos que essa situação foi certamente armada, com exposição do agente alérgico, falta de injeções de adrenalina e uma vítima odiada pelo colégio. Os olhos logo se viram para os companheiros de detenção de Simon, que automaticamente são tachados de suspeitos, mas que juram não terem nada a ver com isso. E aí? Será que temos alguém mentindo?
O livro possui uma sequência (Um de Nós É o Próximo) com uma nova história focada nos coadjuvantes do primeiro, e a autora também tem publicado outra obra YA de mistério, Mortos Não Contam Segredos. Vício garantido.
2. Mentirosos (E.J Lockhart)
O livro, um clássico da literatura YA, conta a história da abastada família Sinclair, tudo pelo olhar de uma das herdeiras, Cadance. Conhecidos por serem ricos, bonitos e bem-sucedidos, os Sinclair costumam passar todos os verões juntos em uma ilha particular, sempre sorrindo, felizes em esconder seus segredos. Nesse lugar é formado um grupo com a geração mais nova: os Mentirosos. Unidos e cúmplices, esses primos aproveitam todos os momentos de sol aprontando pela propriedade até um fatídico verão, no qual Cadance sofre um acidente e passa por um momento conturbado de amnésia, levando a um hiato de dois anos nessa tradição familiar.
Após essa pausa, a jovem volta ao local de seu acidente e se depara com memórias e revelações sobre aquele que foi seu melhor e mais trágico verão.
3. Desconstrução de Mara Dyer (Michelle Hodkin)
Desconstrução de Mara Dyer pode ser entendida como uma somatória de sobrenatural aos tão amados Young Adults. No livro, a protagonista acaba de passar por uma tragédia que culmina na morte de seus melhores amigos em um hospício abandonado. O que era para ser uma noite de diversão inconsequente acaba se tornando uma trauma na vida da garota, única sobrevivente, que passa a ser atormentada por mistérios que permeiam o acidente. Por que ela foi a única a sobreviver de um desmoronamento? Isso teria alguma coisa a ver com as tentativas de contatar o além daquela noite? A amnésia de Mara seria causada pelo trauma ou algo bloqueia seu acesso a essas memórias?
Primeiro livro de uma trilogia, disponível no Kindle Unlimited.
4. Nunca Jamais (Colleen Hoover)
Seguindo na linha do sobrenatural, Nunca Jamais traz a história de um casal de adolescentes que tinha tudo para ser comum, mais um daqueles pares típicos de colégios norte-americanos. O que os diferencia de todos os outros é a memória. Ou melhor, a falta dela. Charlie e Silas, de repente, esquecem tudo um sobre o outro e sobre eles mesmos, passando a ter que enfrentar suas vidas e todas as complicações sem terem a mais breve recordação do que fizeram e quem são.
Com isso, eles se unem para desvendar o motivo dos esquecimentos, que passam a acontecer de 24 horas em 24 horas, e se deparam com um passado compartilhado bem complicado e histórias não reveladas entre os dois.
5. Cordialmente Cruel (Maureen Johnson)
Ambientada em uma fictícia escola dos Estados Unidos, Cordialmente Cruel tem início com o sumiço da esposa e da filha do fundador, gerando um mistério duradouro na história do país. Anos mais tarde, depois de despertar a curiosidade e o senso investigativo de muitos, o caso continua sem solução, já que a polícia contava apenas com uma pista: uma carta, com métodos para se cometer um assassinato, assinada apenas por “Cordialmente, Cruel”.
A chegada de Stevie Bell promete colocar um ponto final nisso. Sendo aluna recém-admitida, ela planeja desvendar esse mistério. Será que finalmente saberemos como essa história termina?
Primeiro livro de uma trilogia, que conta com os primeiros livros já publicados no Brasil.
_____________________
Por Bárbara Furuyama – Fala! Anhembi